A segurança mais forte da Google ao serviço de quem mais precisa



A Google passou a disponibilizar aos utilizadores de Gmail o Programa de Protecção Avançada que proporciona a segurança mais forte a todos aqueles que estão sujeitos a um elevado risco de ataque e pretendem uma protecção maior para as suas contas pessoais. A partir do momento que um utilizador se regista no Programa de Protecção Avançada, a Google irá actualizar continuamente a segurança da sua conta de modo a responder a ameaças emergentes. O programa irá utilizar sempre a linha de defesa mais forte que a companhia tem para oferecer. No início, o programa vai focar-se em 3 eixos: A defesa mais forte contra Phishing, Partilha da sua informação apenas com apps confiáveis e Bloqueio do acesso fraudulento à conta. Qualquer pessoa com uma conta pessoal Gmail pode inscrever-se no Programa de Protecção Avançada, o nosso novo programa personalizado para aqueles que precisam do nível de segurança mais forte da Google

Post de, Dario Salice, Advanced Protection Product Manager

Quando se opera à escala da Google procuramos frequentemente fazer produtos que satisfazem necessidades de milhares de milhões de pessoas. Hoje estamos a começar a disponibilizar um diferente tipo de produto - um que está especialmente ajustado a um conjunto pequeno de utilizadores.

E porque iria a Google despender tempo e esforços para fazer um produto para um grupo pequeno de utilizadores? Simplesmente porque há uma minoria entre os nossos utilizadores para quem uma violação de segurança teria consequências bastante abrangentes - quer seja nas suas vidas pessoais, no seu negócio ou mesmo no seu país.

Estes poderão ser utilizadores que têm informação valiosa nas suas contas, jornalistas que necessitam de proteger a confidencialidade das suas fontes, pessoas vítimas de abuso, que procuram segurança, etc. Por vezes, mesmo os utilizadores mais cuidadosos são alvos de ataques através de esquemas de Phishing, em especial esquemas de Phishing que são destinados a um utilizador/pessoa em particular.

Para responder a esta necessidade, estamos a lançar o Programa de Protecção Avançada que proporciona a segurança mais forte a todos aqueles que estão sujeitos a um elevado risco de ataque e pretendem uma protecção maior para as suas contas pessoais.

A partir do momento que um utilizador se regista no Programa de Protecção Avançada, a Google irá actualizar continuamente a segurança da sua conta de modo a responder a ameaças emergentes. O programa irá utilizar sempre a linha de defesa mais forte que a companhia tem para oferecer.

No início, o programa vai focar-se em 3 linhas de defesa nucleares:
A defesa mais forte contra Phishing : Chaves de Segurança - pequenos dispositivos USB ou sem fios - são há muito consideradas a versão mais segura da verificação em dois passos e a melhor protecção contra o phishing. A Protecção Avançada requer a utilização de chaves de segurança para um utilizador aceder à sua conta e irá bloquear qualquer tentativa de acesso feito sem as Chaves de Segurança do utilizador, mesmo que alguém tenha roubado a senha do utilizador.

Partilha da sua informação apenas com apps confiáveis: Por vezes, utilizadores dão inadvertidamente acesso aos seus dados da Google a aplicações maliciosas. Os atacantes astutos podem enganar utilizadores na concessão deste acesso a fim de chegarem aos seus dados sem que tenham de entrar antes na sua conta. A Protecção Avançada impede isto automaticamente ao limitar o acesso aos seus arquivos do Gmail e ficheiros do Drive a aplicações conhecidas e confiáveis.
Bloqueio do acesso fraudulento à conta - Outra maneira comum de hackers tentarem aceder à sua conta é fazerem-se passar pelo utilizador e fingirem que foram bloqueados. Foram implementadas etapas extra para evitar estas situações durante o processo de recuperação de conta - incluindo revisões e solicitações adicionais de modo a obter mais detalhes sobre a forma como perdeu o acesso à sua conta. Uma vez que isto pode levar mais tempo, queremos garantir que nunca é bloqueado fora da sua conta. É por isso que a Protecção Avançada exige que o utilizador registe uma chave de segurança de backup adicional antes de se inscrever.



" O principal benefício do Programa de Protecção Avançada é que uma vez ultrapassada a configuração ele estará sempre lá em segundo plano, fazendo o seu trabalho discretamente..."

Jornalistas, Activistas de direitos humanos, ambientalistas e activistas da sociedade civil a trabalhar em temas sensíveis podem tornar-se, rapidamente, num alvo de adversários com muitos recursos e muito capacitados...Para aqueles que já enfrentam ataques sucessivos terem confiança na segurança do acesso à sua conta é essencial. Para aqueles cujo trabalho pode torná-los mais visíveis, esta configuração poderá tornar-se em algo preventivo.

Qualquer pessoa com um conta pessoal Gmail pode inscrever-se no Programa de Protecção Avançada, o nosso novo programa personalizado para aqueles que precisam do nível de segurança mais forte da Google. (Administradores do G Suite poderão obter mais informação aqui e aqui e proporcionar um nível de protecção semelhante às contas G Suite.) Poderá inscrever-se no programa em g.co/advancedprotection.

0 Comments: