Análise: Xiaomi Mi Wifi Router Mini | Pequeno mas Potente


Cá estamos com uma estreia de uma gadget Xiaomi pelo site e é de um Router, neste caso o mini Router da Xiaomi. Vou manter uma análise simples, pois o que interessa mais num router é mesmo saber se a velocidade é boa e se o interface é simples!

Em termos de design nada de especial a pontar, tem um design muito simples com duas antenas que podem ser ajustadas, todo em branco (também existe em preto), na parte da frente temos um pequeno LED para mostrar o estado do router. Na parte de trás temos então botão de reset, porta USB, 2 portas Ethernet 10/100 para ligar aparelhos e uma porta para ligar o cabo com ligação à Internet (também 10/100) e a entrada de energia.



A energia é alimentada por um trasnformador de 12V, 1A, portanto como podem ver é um router que consome pouco (no máximo 12W).
Além disso temos o código QR para poder instalar a aplicação no smartphone.


Passando ao interface pelo browser, é bastante simples de utilizar, a linguagem está em inglês, mas é possível que venha por defeito em chines, mas é simples alterar acedendo ao menu que tem a escolha da língua (nesse caso devem usar um tradutor no browser para chegarem lá facilmente).

Posteriormente existem bastantes configurações que se podem fazer, desde controlar o tipo de rede que pretende, ao tipo de utilização que vão dar ao router, controlo parental, partilha de disco ligado por USB, etc.

Nesta parte não vos vou detalhar, prefiro deixar os prints, para poderem explorar um pouco, caso contrário ficaria uma análise demasiado grande devido às opções todas existentes.



Pela aplicação no smartphone também é possível configurar várias coisas, no entanto é um pouco mais limitado que pelo browser.





Velocidades


Julgo que este é o ponto mais importante, e pelos testes que fui fazendo em diferentes distancias, o que posso concluir é que no máximo até 5-6 metros do router vão conseguir quase sempre 100Mbps em 5GHz e cerca de 40-50Mbps em 2.4GHz.
Se passarmos para distancias maiores os valores caem para 10Mbps no máximo em 5GHz e mantém praticamente iguais em 2.4GHz.



Conclusão




É uma solução pequena e com um design simples. Parece-me mais que indicada para quem tiver net até 100MB/s e procure uma solução que não seja cara, para colmatar as falhas dos routers dos ISP.
Tendo em conta o tamanho do aparelho e o desempenho, pode-se ver que acaba por ser positivo, mas não muito recomendável para utilizar em 5GHz em distancias grandes. Fiquei contente com os resultados, no entanto para mim não seria a melhor opção, pois já tenho internet superior a 100MB/s.

Para mais detalhes passem na smartandsunXiaomi Mini Router
Loja portuguesa online, sem problemas com a Alfandega

O meu obrigado pelo envio do router para análise.

3 comentários:

  1. Funciona muito bem com o firmware Padavan.

    ResponderEliminar
  2. Lá por casa mora um desses, ligado como "repetidor" do Xiaomi MI WiFi Wireless AC Router, camaras xiaomi 720p, e gateways com os respetivos sensores de temp, movimento, socket´s wifi.

    Já dificilmente se encontram esses routers, apesar de pequeno tem uma performance excelente.

    ResponderEliminar