Casa Xiaomi: Finalmente uma IP Camera

E pronto! Finalmente chegou a hora de mandar a minha velha Wanscam à vida, ela que há alguns
anos atrás fez sucesso neste blog, já esteve nesta casa, foi para a casa do Porto e voltou de novo a esta casa! Chegou a hora de lhe pôr os patins! A câmera funciona, mas tem muitas e muitas horas ligada e por vezes dou com ela a fazer reboot, logo não dá para meter notificações de deteção de movimento ativas e em relação à qualidade de imagem já há coisas melhores! Obrigado Wanscam, rentabilizaste todo o dinheiro que custaste!

Substituir a Wanscam obrigava a que encontrasse uma câmera com Pan e Tilt, e ao abrigo da #casaxiaomi resolvi optar pela Xiaomi Mi Cam 360, digo-vos que a camera seria perfeita se não estivesse apenas em chinês, por isso se não forem capazes de lidar com isso podem ficar por aqui!


Mas o que a torna tão interessante?
O primeiro impacto da Xiaomi Mi Cam 360 é excelente, tudo porque esperava uma camera pequena e tem um bom tamanho, depois porque o aspeto e toque é magnífico, tem aquele "Apple Look", é mesmo muito bem acabada. Em termos de funcionamento é só adiciona-la na app Mi Home, fazer a ligação ad-hoc, indicar as credenciais da nossa rede wi-fi, fazer update de firmware e siga! Está a funcionar! Depois para as configurações há que conviver com os caracteres chineses mas normalmente apenas para a configuração inicial, para as funções do dia-a-dia é simples de usar!

Ajuda na configuração inicial
Nos foruns  Miui consegue-se encontrar as traduções que ajudam a configurar, no meu caso foi só fazer mount do cartão SD.
Traduções: http://en.miui.com/thread-381141-1-1.html
Vozes da Camera em inglês ou francês: http://en.miui.com/thread-452358-1-1.html

Depois de configurada...
É usar e abusar, o chinês fica esquecido, pois é apenas comandar a direção da camera, muito rápida por sinal. Os 1080p não são apenas uma imagem grande, mas com excelente qualidade e até as imagens nocturnas são muito boas. Podemos através da app Mi Home ver as imagens que a camera guardou no cartão com motion detection, ou sacar o cartão micro-SD e ver diretamente.
Através da app Mi Home é possível gravar para o cartão estamos onde estivermos, fazer chamada diretamente para a camera, ou ouvir remotamente, podemos ainda tirar fotos!

A integração na #CasaXiaomi
Xiaomi Mi Cam 360 vai ficar na garagem N.º 2, que é onde tenho a Wanscam irá ficar ligada à rede a monitorizar e dar alerta e a gravar possíveis movimentos que possam existir. Irá interagir com o Gateway e Sensor de Presença na garagem. A sua utilização será 99% no escuro! Em breve quero fazer um vídeo para o canal do Youtube com a substituição.

Como comprar?
Link: https://goo.gl/5wLv3t

Queres ver mais do Mega Projecto Casa Xiaomi: https://goo.gl/SMPsJV

A Mi 360 e Embalagem





Umas fotos





App Mi Home







4 comentários:

  1. Bom dia Ricardo,
    Essa Cam parece bem porreirinha... Ontem recebi a minha XIAOMI CHUANGMI que por sinal tambem me parece muito boa.
    Aproveito para dizer que esta tem as configs todas em inglês ainda que os "sons" sejam em chines.
    Que tipo de "trigers" pensas em fazer com essa ? Com a XIAOMI CHUANGMI não é possível fazer nada... Vê se nessa consegues ;)
    Tambem estou à espera da Xiaomi dafang...
    Cont de um excelente trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta para já está apenas a gravar os movimentos da garagem. Só vou tratar do resto mal instale o Gateway e os sensores... Deve dar origem a um artigo!

      Eliminar
  2. Porreiro... Eu não consegui fazer triger com a CHUANGMI...
    Ficamos a aguardar.

    ResponderEliminar
  3. Uma questão... a mesma faz o pan e tilt (mover da mesma).
    Na app para android ou PC, é possível fazer zoom óptico?

    ResponderEliminar