Casa Xiaomi: Sensor de Portas e Janelas

Hoje trago mais um artigo que acompanha os Kits Smart Home da Xiaomi, é um sensor de Portas e Janelas Inteligente.

Lembram-se daqueles sensores que se compravam no chinês que se instalavam nas janelas para quando os miúdos abrissem as janelas, largava um alarme estridente para avisar os pais? Pois é com base nesse conceito que vos dou a imaginar este sensor! Mas na verdade faz bem mais que isso!

Para que serve afinal?
Este sensor é composto por duas peças, uma que fica do lado fixo e outra do lado móvel ou seja, na porta ou janela. E existem 2 possibilidades: Aberto ou Fehado. Ora a partir daqui é só dar asas à imaginação, pois este sensor comunica por ZigBee com o Gateway e  permite ligar ou desligar lâmpadas, ativar tomadas, accionar alarme, controlar a hora de abertura e fecho, enfim... um sem fim de opções.


Na Minha Casa Digital 

No meu caso instalei para já o sensor que vinha no Kit 6 em 1 e foi direto para a porta de casa, em breve vai accionar um candeeiro que estará ligado a uma tomada elétrica e irá desligar após 2 minutos de fechar a porta, este candeiro irá ser também accionado durante a noite sempre que alguém passar no hall de entrada. Saliento que o Gateway pode ser usado para luz de passagem e para iluminação básica.
Coloquei ainda uma notificação que caso a porta esteja aberta por mais 5 minutos para me notificar no telefone, pois pode ter ficado mal fechada ou esquecida aberta, se quiser posso ainda colocar um sinal sonoro no Gateway a avisar.

Configurações futuras
Vou encomendar mais 4 sensores destes: 2 para a janela do quarto do meu filho para me notificar da abertura da janela, e que será utilizado em conjunto com um Smart Button que irá ativar ou desativar o alarme sempre que um adulto quiser usar a janela.
E mais 2 sensores para colocar nos portões das duas garagens, para validar que ficaram devidamente fechados e caso não, notificar para o smartphone dessa situação.

A reter: O sensor usa pilhas e um magnetismo que valida se está aberto ou fechado, as pilhas segundo a Xiaomi duram cerca de 2 anos. É importante colocar os sensores ranhura com ranhura como podem ver nas fotos abaixo.

Como adquirir?
Na Gearbest, sozinho ou em vários Kits, pode ainda comprar os complementos um a um à medida das necessidades:

Kit 5 em 1: https://goo.gl/Lg4vtU
Inclui: Gateway, Tomada eléctrica inteligente, Sensor de presença, Sensor de Portas e Janelas, Botão Smart Multifunções sem fios

Kit 6 em 1: https://goo.gl/R5weox
Inclui: Gateway, Tomada eléctrica inteligente, Sensor de presença, Sensor de Portas e Janelas, Botão Smart Multifunções sem fios, Sensor de Temperatura e Humidade.

Kit de Segurança Doméstica: https://goo.gl/NpMnSb
Inclui: Gateway, 2 Sensores de Portas e Janelas e um Botão Smart sem fios.



Fotos do Produto:



Instalação:





Aplicação Mi Home:






11 comentários:

  1. A gateway não dá para as tomadas europeias, certo? Precisas de um adaptador, correcto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim! Está tudo explicado aqui: http://www.aminhacasadigital.com/2017/09/casa-xiaomi-gateway-domotica.html

      Eliminar
  2. O Atraso não é definido nos sensores, mas sim na configuração do alarme.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, é importante frisar que estes sensores não dão para colocar em superfícies metálicas... ( Portas blindadas, por exemplo) ... Acho que esta informação deveria até ter realce porque provavelmente , muita gente não poderá usar na porta de casa por este motivo.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva! Não sabia! Mas os tipos das portas blindadas não querem nada com Xiaomi! Pagam sistemas de controle e monitorização com contratos mensais!
      Haja papel! 😎

      Eliminar
  4. Boas,

    É facil mudar as pilhas?

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  5. Boa noite.
    É possível operar um sensor destes sem gateway?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não. Apenas com gateway ou Câmara IP com Gateway...
      A comunicação com a rede é efetuada por ZigBee, e o que faz a ligação ZigBee / Rede IP é o Gateway.

      Eliminar
  6. Boa tarde, necessito ser notificado APENAS quando a porta fica esquecida aberta por mais do que 5 minutos. Quero comprar apenas um sensor até uns 15 euros, sem gateway, que se ligue à rede wifi e envie notificação. O da Xiaomi contempla essa possibilidade? Obrigado

    ResponderEliminar