Casa Xiaomi: Sensor de Temperatura e Humidade

Apesar de ser pequeno desenganem-se acerca das potencialidades deste Sensor de Temperatura e Humidade que podem encontrar nos Kits Smart Home da Xiaomi. Funciona como os restantes com a tecnologia ZigBee e comunica com o Gateway.

Para que serve?
As nossas casas tem várias divisões, umas mais e outras menos expostas ao sol. Dependendo da estação do ano a temperatura varia, para tal basta abrir um estore ou uma porta ou janela. A Xiaomi criou este sensor para que possamos monitorizar a temperatura e humidade das nossas casas, e accionar os mecanismos que nos ajudem a manter a temperatura que mais nos agrade. Com a aplicação Mi Home podemos consultar o histórico de variação de temperatura e humidade.


N' A Minha Casa Digital
Cá em casa não temos Ar Condicionado, não me recordo sequer de usar um aquecedor ou ventoínha, na verdade a casa tem uma temperatura bastante estável durante todo o ano, sendo a sala um pouco mais quente de verão mas controla-se fechando o estore durante o dia.
Irei usar nesta fase o sensor como algo mais informativo, do que para automatizar regras cá de casa. Já encomendei mais 3 sensores, pois este do kit 6 em 1 fica na sala e os novos 3 chegarão vai 1 para cada quarto e desta forma poderei saber em tempo real a temperatura de cada divisão, pois basta uma janela aberta para que entre frio e constipe as crianças. Irei ativar alertas de temperaturas nas divisões no smartphone, pois este ano quero ligar um pouco a lareira para criar um ambiente e logo vejo o comportamento do sensor.

Como Comprar?

Sensor de Temperatura e Humidade: https://goo.gl/6xRkPY
Apenas e só o sensor Aqara Zigbee.

Kit 5 em 1: https://goo.gl/Lg4vtU
Inclui: Gateway, Tomada eléctrica inteligente, Sensor de presença, Sensor de Portas e Janelas, Botão Smart Multifunções sem fios

Kit 6 em 1: https://goo.gl/R5weox
Inclui: Gateway, Tomada eléctrica inteligente, Sensor de presença, Sensor de Portas e Janelas, Botão Smart Multifunções sem fios, Sensor de Temperatura e Humidade.

Fotos do Produto:






Fotos Aplicado:


Aplicação Mi Home:








11 comentários:

  1. Boa noite,
    Aqui no norte a humidade é uma chatice. até as paredes ficam negras..
    estava a pensar. é possivel programar junto com uma tomada inteligente. por exemplo.
    quando atingir os 80% de humidade, o desumidificador liga-se.

    é possivel?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,

      Com a utilização da Gateway da xiaomi é possivel criar esse cenário. Inclusive permite definir com intervalos de 1%.

      Eliminar
    2. Esse cenário é bem pacífico de se fazer!

      Eliminar
  2. o unico problema seria que o desumidificador não liga logo quando se liga a tomada. mas sim com botão on/off

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,
    Existe algum sensor de temperatura e humidade que funcione sem a Gateway?

    Como posso ter 2 ou 3 sensores de temperatura na casa e visualizar no telefone? C

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não.
      Pode funcionar com outro tipo de Gateway, tipo Câmera IP Gateway, ou AC Companion que também faz Gateway. Mas como os sensores são ZigBee, para comunicar com a rede IP precisam de um Gateway.
      O novo sensor Bluetooth de temperatura vai comunicar com um Gateway Bluetooth, ainda estou à espera que chegue o candeeiro Bluetooth e Wifi que servirá como Gateway, já tenho o sensor, mas sem o candeeiro ainda não testei

      Eliminar
  4. Boa tarde Ricardo.

    Estou a pensar comprar o Gateway e o Sensor de Temperatura e Humidade. Uma questão, é possível eu estar a 30mins de chegar a casa e através da aplicação ligar a caldeira?

    Ou antes de ir tomar banho consigo ligar a caldeira através da aplicação? Se sim, podes dizer como funciona?

    Muito obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro... ligar a caldeira é apenas dar energia ao equipamento? Se sim, podemos criar regras para que isso aconteça, mas vais precisar de uma tomada inteligente.

      Eliminar
  5. Consigo ligar um ar condicionado quando chegar numa determinada temperatura? Possuo o MI remote também.

    ResponderEliminar