Thinkpad já tem 25 anos



A Lenovo anunciou num evento exclusivo no Yamato Labs (Japão) – local de nascimento do ThinkPad – um modelo de edição limitada para celebrar os 25 anos de design e de engenharia de inovação. O ThinkPad Anniversary Edition 25 é uma reinvenção moderna  do design clássico e inclui características retro como o teclado ThinkPad Classic de 7 linhas iluminado, teclas específicas para o volume de som, saídas multiplas LED e o logo multicor.

O conceito do design foi lançado a 25 de junho de 2015 usando as redes sociais como método para receber feedback e preferências dos fãs do ThinkPad por todo o mundo. Além das características clássicas, o ThinkPad Anniversary Edition 25 é um portátil bastante moderno. Com um processador Intel® Core™ i7-7500U, uma placa gráfica NVIDIA GeForce 940MX e um ecrã touch de 14 polegadas full HD, a performance deste ThinkPad “Retro” é completamente diferente do 700C original.



25 anos de inovação sem compromissos


Desenhado por Richard Sapper com a engenharia da Yamato Labs no Japão, o ThinkPad 700C original foi anunciado a 5 de outubro de 1992. Inspirado nas caixas de comida japonesas, o 700C foi o começo de uma viagem de sucesso contando com mais de 300 prémios no espaço de poucos meses e tornando-se um símbolo de status de presidentes e CEOs de empresas.



130 milhões de unidades vendidas depois, o ThinkPad é um ícone na indústria de TI. Já ajudou exploradores a chegar aos locais mais remotos da Terra, apoiou dezenas de missões espaciais e contribuiu para o crescimento de inúmeros negócios. Ao longo dos anos muitas foram as histórias em que o ThinkPad mudou o mundo.  Então, o que o torna tão especial?

“O design do ThinkPad cria uma sinergia poderosa entre a forma e a funcionalidade. Equilibra a estética sofisticada, experiências dos utilizadores cuidadosamente criadas e engenharia de renome de forma a oferecer produtos superiores”, refere David Hill, antigo Chief Design Officer da Lenovo. “ 25 anos depois da chegada do original 700C, o último X1 Carbon é imediatamente reconhecido como um ThinkPad.”



ThinkPad aos 50 – O que se segue?


À medida que a tecnologia avançou a uma velocidade incrível, os designers e engenheiros por de trás do ThinkPad mantiveram-se focados em reinventar a computação móvel e, ao mesmo tempo, preservar o conceito original. Desde o ThinkPad 701C com o teclado “borboleta” até ao convertível 2-em-1 X1 Yoga com o teclado “sobe e desce”, a busca incessante pela perfeição fez do ThinkPad o portátil número um no mercado empresarial. Nos próximos 25 anos, o ThinkPad vai continuar a desenolver, inovar e garantir as tecnologias de amanhã. Arimasa Naitoh, antigo chefe do Yamato Labs e carinhosamente apelidado de pai do ThinkPad, acredita plenamente que o futuro está em boas mãos.

“Desde o original 700C ao recente X1 Series, o ThinkPsd provou ser um agente da transformação empresarial e oferecer mobilidade sem precedentes aos clientes.”, comenta. “ A nossa equipa de engenheiros vê um mundo do futuro onde o ThinkPad cria novos segmentos e enriquece a utilização à medida que a tecnologia se funde cada vez mais com as nossas vidas”.



Citações


“O ThinkPad ajudou a revolucionar como fazemos as coisas. Negócios, educação, cuidados de saúde, fornecimentos, transportes e finanças são apenas alguns dos segmentos que se foram transformando com a computação móvel ao longo dos últimos 25 anos” referiu Gianfranco Lanci, president e COO da Lenovo. “Os próximos 25 anos são uma oportunidade para as novas gerações de descobrir as maravilhas do ThinkPad. Desde que os clientes tenham “dores”, haverá um ThinkPad para as “curar”.”

“A nossa colaboração de décadas com a Lenovo contribuiu para uma verdadeira inovação da mobilidade dos PCs e transformou o mundo empresarial”, refere Jim Johnson, vice presidente do Client Computing Group e general manager do Client Customer Engineering Group da Intel Corporation. “Desde o ThinkPad 700C de 1992 até aos leves e conectáveis em qualquer lugar da recente série X1, ultrabooks e convertíveis, as nossas tecnologias permitiram que as empresas se tornassem mais móveis e acessíveis, independentemente da localização.”

“Tem sido um privilégio sermos parceiros da equipa do ThinkPad para a evolução da computação móvel desde o notebook ThinkPad com o Windows 3.1 até ao recente ThinkPad X1 Yoga que oferece uma experiência moderna com o Windows 10”, comenta Peter Han, vice presidente da Partner Devices and Solutions da Microsoft. “Desejamos manter a nossa colaboração com a Lenovo no sentido de proporcionar novas experiências como a realidade mista e a IA que ajudará ainda mais os utilizadores do ThinkPad.”

Preços e Disponibilidade:


ThinkPad Anniversary Edition 25 está disponível em edições limitadas em países selecionados.

0 Comments: