Casa Xiaomi: Comandar a TV e Ar Condicionado de qualquer parte do mundo!

Estarão a pensar... mas para que raio quero comandar a TV e o Ar Condicionado e qualquer

dispositivo de qualquer parte do mundo, se eu não estou lá?! Irónico não é? Mas a verdade é que se dermos asas à imaginação tudo pode fazer sentido!

Xiaomi Universal IR Remote Controller ou Mi Remote
É um gadget redondo alimentado por micro-USB, tal qual um smartphone e que pousei na consola da sala. Adicionei o Mi Remote como dispositivo na app Mi Home, e no iOS aparece tudo em chinês, mas sem stress, é perfeitamente compreensível por símbolos. Emite comandos por infra-vermelhos 360 graus.


Perceber os Simbolos
O símbolo à esquerda é para clonar um comando, seleccionamos um template e com o comando original, vamos dando os inputs e ele vai copiando o comando.
O símbolo central permite pesquisar numa lista de equipamentos pré-configurados por marca em que vamos testando funções até ter um comando 100% funcional.
O da direita e o meu favorito, é o procurar e curiosamente detectou direitinho a minha TV LG que tenho na sala.
Como podem perceber a língua não é impeditivo de nada, pelo menos para mim não foi.


E agora? O que faço com o Mi Remote?
Ridículo seria se estivessemos a falar de algo que apenas comanda a TV, pois qualquer smartphone Xiaomi, como o Redmi 4x que testei no passado, tem a app Mi Remote e através de infra-vermelhos comanda qualquer TV/AC/DVD/Box, etc. A ideia aqui é criar cenários! Vou dar-vos alguns exemplos, conjugando alguns dispositivos da Casa Xiaomi.

Modo Ar-Condicionado
Adiciona o teu ar-condicionado ao Mi Remote, depois de configurado, podes definir que entre as 18h00 e as 24h00 quando a temperatura baixar dos 20 Graus vamos ligar o ar-condicionado nos 21 Graus, o ar-condicionado pode manter-se ligado, ou desligado após ter atingido essa temperatura.
O que é preciso: Gateway, Sensor de Temperatura e Mi Remote.

Modo Chegar a Casa
Quando chegar a casa após as 18h00, e abrir a porta de entrada, quero que acenda a luz da entrada e apague após 2 minutos, a temperatura nos 21 graus, que ligue a luz da bancada de modo a preparar o jantar, mal entre na cozinha. Quero que desligue tudo quando adormecer.
O que é preciso: Gateway, Sensor de Portas e JanelasMi Remote, Lampada Yeelight Branca, Fita Led Yeelight, Sensor de Presença.

Modo Filme
Quando selecionar no smartphone o modo filme na app Mi Home, quero fechar a cortina, colocar o candeeiro da sala em modo filme, ligar a TV, ligar o Mediacenter, ligar o ar-condicionado nos 21 graus, ligar a fita LED junto à TV em modo filme.
O que é preciso: Gateway, Motor de Cortina, Lampada Yeelight RGBMi Remote, Fita Led Yeelight.

São possíveis muitos mais cenários, cada um de nós terá necessidades específicas e a ideia é por a tecnologia a trabalhar por nós!

Comprar na Gearbest: https://goo.gl/f2r1Zh

Imagens do Mi Remote:





Imagens Mi Home app, exemplificando adicionar a LG da minha sala.









6 comentários:

  1. Boa noite, qual é diferença para o Xiaomi Mi Home Air Conditioner Companion? O Xiaomi Mi Home Air Conditioner Companion não serve para controlar qualquer AC ? Gostava que os meus ACs ligassem ou desligassem consoante a temperatura ambiente. Muito obrigado e continuação do excelente trabalho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não testei o AC Companion... mas pelo que já li funciona tal qual um Gateway mas optimizado para uso com ar condicionado. É um gateway, uma tomada de medição de consumos e um emissor infra-vermelho. Para quem só quer gerir ar condicionado parece uma boa opção, pois compra isto e um sensor e tem o problema resolvido.
      O lado pouco pratico é precisar de dois adaptadores Chinês / EU, que o torna pouco interessante.

      Eliminar
  2. Vou encomendar um para ver como se porta. Tenho já há 2 semanas o gateway e 5 sensores de temperatura a caminho. Os sensores de temperatura serão á prova de água? queria algo que medisse também a temperatura exterior .

    ResponderEliminar
  3. Funcionará para controlar estores elétricos que atualmente funcionam com comando à distancia?

    ResponderEliminar
  4. Como mostra o nome lá no mi controle pra desligar o ar condicionado no meu mostra a/c eu achei que era esse mais não tem marca de ar condicionado e o meu ar e da Consul

    ResponderEliminar
  5. Este site é protegido por reCAPTCHA. A Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.

    ResponderEliminar