Transforma o "velho" Smartphone numa câmara IP



AtHome Camera e AtHome Video Streamer, uma boa solução para transformar o Smartphone numa Câmara IP.




Hoje em dia, com a grande oferta que há em smartphones e a preços acessíveis, facilmente arrumamos numa gaveta o "velhinho" smartphone. Ou porque já estava lento, ou porque a bateria já não aguentava o dia completo, ou porque o ecrã estava partido, enfim, são várias as razões trocar. E o que fazemos ao antigo!? Deitamos fora?!
Acredito que 90% das pessoas guardam o smartphone antigo, ou por nostalgia ou porque acham que pode vir a fazer jeito.

Pode e de que maneira...

Hoje vou falar de uma ideia de utilização de um Smartphone "velhinho" mas que tenha pelo menos a funcionar bem, o wi-fi e a camara. A ideia não é nova, mas o facto é que estão sempre a aparecer apps novas e nem sempre sabemos delas.

Normalmente utilizo a Tinycam Monitor versão Pro, para a vigilância cá em casa, e já utilizei a app IPWebcam, para utilização de um smartphone como câmara IP. Mas tanto uma como a outra, são um pouco difíceis na configuração dentro da própria rede Wi-fi, e ainda mais para aceder fora de casa. Após conversa com um amigo, que me falou da duas aplicações que estava a usar resolvi experimentá-las e percebi que era tudo muito mais simples e fácil de usar do que tinha utilizado até agora.

A iChano, lançou as apps AtHome Camera e AtHome Video Streamer que se configuram em segundos e o melhor de tudo é que podemos logo sair de casa, que a configuração já inclui o acesso fora de casa.

Necessitamos então de um smartphone que tenha pelo menos uma câmara a funcionar e wi-fi para instalar a app AtHome Video Streamer para transmissão de Video.

E no nosso Smartphone do dia-a-dia, instalamos a AtHome Camera.





Ao iniciarmos o VideoStreamer no smartphone que vamos deixar em casa. O mesmo cria um código CID, um Username e Password que é o que vamos necessitar de introduzir no outro smartphone.














Se quisermos ser ainda mais rápidos,
basta gerar um QR Code para ler através da App AtHome Camera no outro smartphone.





Após leitura do QR-Code temos logo a nossa Camara IP configurada, e pronta a ser utilizada fora de casa.














Em termos de operação, a versão testada foi a gratuita, que já possui algumas funcionalidades.

Para além do acesso ao vídeo, temos também acesso ao som. No topo podemos ver o grupo Data/Hora e do lado direito a quantidade de bateria disponível, claro que a ideia é termos depois o Smartphone ligado á corrente para nunca se desligar.

Podemos:
  - Alternar entre câmara traseira e Câmara frontal
  - Ligar e Desligar Flash
  - Gravar imagem
  - Fazer um snapshot
  - Falar para a câmara do outro lado


Podemos ainda ativar os alertas de detecção de movimento, criar um horário para activar/desactivar os alerta e temos também notificações via Push e e-mail.
A versão paga, já permite aceder a outras funcionalidade como a melhoria da qualidade de imagem, acesso a gravações na nuvem, multi-câmara, e como é obvio, sem anúncios.

É uma boa solução até mesmo naquelas alturas em que queremos deixar o bebé a dormir sossegado no quarto, e estamos na sala a ver TV.

E vocês utilizam alguma App deste gênero?  Deixem a vossa opinião.

2 comentários: