Casa Xiaomi: A Camera IP que também é Gateway!

Como já devem saber, o Gateway da Xiaomi é a forma de poder ligar a rede IP à rede Zigbee, ou seja, aos conhecidos sensores de presença, de porta, fumo, gás, etc.... Para que isto funcione devidamente deveremos ter pelo menos um gateway, mas dependendo das distâncias ou áreas a cobrir pode fazer sentido ter um ou mais gateways.

Mas fará sentido ter mais Gateways, só porque sim?
Imaginemos que temos uma vivenda com 3 pisos, é quase impossível que um simples gateway consiga cobrir todos o sensores, desta forma a Camera IP que vos trago hoje adiciona funções muito interessantes à vossa Casa Xiaomi, pois é uma Camera IP e um Gateway num só dispositivo.


Exemplo Prático:
Nessa casa com 3 pisos, imaginemos que temos um gateway na entrada no R/C, onde controlamos tudo: porta, sensores nos corredores, sensores na cozinha, etc... A garagem fica no piso -1 e temos um portão de garagem, queremos ter forma de controlar a abertura do portão e para isso queremos colocar um sensor de porta nesse local, contudo o Gateway da Entrada não tem alcance para adicionar um sensor tão distante. Ao colocar esta camera ligada à rede Wi-Fi ao invés de um gateway, ficaremos com um novo Gateway e com uma Camera IP 1080p com uma visão de 180º tipo Olho de Peixe, Visão Nocturna, Intercomunicador, Alarme e Gateway para ligar com todos os sensores ZigBee, ou seja, Brutal!

Onde ficará na minha Casa Xiaomi
Na minha Casa Xiaomi, na fase destes ficou na entrada da casa, por motivos óbvios, mas ficará na minha garagem do prédio, no piso -1 onde já tenho o Home Plug Xiaomi a fornecer a rede wi-fi, esta Camera IP Gateway permitirá monitorizar a garagem, bem como colocar o sensor de porta que irá accionar a luz ao abrir e fechar o portão.

E mais umas dicas sobre esta camera
Esta Camera IP tal como alguns artigos Xiaomi tem uma base com iman, logo permite ser fixada em superfícies metálicas! Adicionalmente tem ainda uma parte autocolante para outro tipo de superfícies, pode ser colocada até de forma invertida. E é alimentada por Micro-USB, logo até um power bank consegue alimenta-la. A camera tem as configurações em chinês não sendo isso um impeditivo à configuração.

Banggood - Onde comprar?
Há surpresas agradáveis, uma delas foi quando a divisão de artigos domésticos da  Banggood me contactou e me pediu para escolher um artigo da lista Smart Home para partilhar convosco, escolhi esta Camera IP pois pareceu-me uma mais valia. O produto chegou em pouco mais de 2 semanas nesta época natalícia e não parou na alfândega. Tenho abaixo um cupão válido por tempo limitado.

Partilho abaixo os links para a Banggood que me permitiu partilhar este artigo convosco.
Link do produto: https://goo.gl/wJT247
Cupão Banggood: 18bb2b

Link da pagina dos produtos de Casa Inteligente: https://goo.gl/8kvPbp

Link da Pagina Home: https://goo.gl/YomRWo

Conteúdo da Embalagem





 Aspecto da Camera IP






 Fixação Magnética e Autocolante





Visão 180 Graus - Olho de Peixe




7 comentários:

  1. A pergunta que se impõe é: e essa câmara/gateway é reconhecida como gateway no Home Assistant? É que por exemplo, o comando de AC q tb é gateway, não é. Se fosse, aí ganharia interesse adiciobal, sim senhor.

    ResponderEliminar
  2. Para quem tenha a mesma questão, a resposta não é positiva, mas está aqui (https://community.home-assistant.io/t/new-xiaomi-aqara-camera-gateway/36108/4).

    ResponderEliminar
  3. Olá, uma duvida, preciso de uma camera de segurança que envie as imagens para Cloud.
    Pelo que percebi este modelo envia para cloud da Xiaomi, somente 12 segundos ficam na cloud.
    poderia indicar algum outro que envie para cloud.
    Preciso monitorizar quando estiver em viagem.
    Obrigado!

    ResponderEliminar
  4. Esta camara tem sensor de movimento, ou seja se detectar algum movimento alerta na app Mi home? É possível ver em directo e controlar a visualizçao (esquerda, direita cima baixo)?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é possível ver em directo e é possível fazer zoom.

      Controlar a visualização (esquerda,direita,cima, baixo) não é possível.

      Eliminar