Epson ET-2750 - Análise completa



A Epson ET-2750 da gama Ecotank é uma impressora que dispensa o uso de tinteiros. Isto porque utiliza tanques de tinta de alta capacidade.



Ao comprarmos esta impressora e segundo a Epson, temos incluída na caixa, tinta suficiente para cerca de 3 anos de impressão com uso doméstico moderado de cerca de 150 páginas por mês. O que se torna numa boa solução, para quem imprime bastante em casa. Temos ainda uma garrafa extra de tinta preta.

Nesta nova geração de Ecotanks, a Epson aterou a disposição dos tanques. Para além de deixarmos de ter tanques acopulados na lateral que ocupavam um certo espaço na secretária, e prejudicavam de certa forma a estética da multifunções, passamos a ter os tanques no interior da mesma e  temos a indicação dos niveis de tinta visiveis na frente.





O abastecimento também foi repensado, as  garrafas foram feitas de forma a não verterem tinta mesmo viradas para baixo, e desta vez não há como enganar na colocação da tinta no sitio certo, pois cada garrafa funciona quase como uma chave, só colocada no local certo é que faz com que a tinta saia.









No geral, temos uma multifunções com um aspecto “arrumadinho” de cantos arredondados. O carregamento das folhas é feito na parte superior e tem capacidade para 100 Folhas A4 ou 20 folhas de papel fotográfico. A gramagem máxima que suporta é de 300g/m2. Em cima temos a Janela de Digitalização, o acesso ao interior da impressora, para usar no caso de encravamento de folhas, ou para aceder ao compartimento de abastecimento dos depósitos de tinta.



Na frente temos o painel de operação da multifunções, com os vários botões e um ecra de 3,7cm, temos também o leitor de cartões SD, a gaveta de folhas impressas e os indicadores dos níveis de tinta. Na lateral temos a ligação USB, cujo cabo não vem incluído na caixa, mas também por ser uma Multi-funções Wi-fi, o uso de cabo é dispensável. Na parte traseira temos também um acesso ao interior para desencravamento de folhas.

A instalação do software é bastante intuitiva, assim como a configuração para utilização via Wi-fi e via Internet. Por cada vez que é configurada alguma funcionalidade, é impressa uma folha com o relatório dessa configuração, contendo informações de acesso, IP's ,etc.


Impressão

Como impressora, esta Epson ET-2750 mantém os elevados padrões de qualidade a que a Epson nos habituou ao logo dos anos. A caixa de diálogo de impressão no PC dá-nos acesso a várias opções e atalhos de predefinições de impressão, podendo criar novos com critérios definidos pelo utilizador.  Podemos imprimir em papel com maior gramagem, papel fotográfico e envelopes sem qualquer problema, não esquecer também que nos permite impressão dos dois lados da folha automáticamente. A qualidade de impressão fotográfica é apenas satisfatória,  mas não nos podemos esquecer que esta impressora não pertence à classe de impressoras fotográficas, logo não podemos uma exigir uma qualidade acima da média. O facto de não ter utilizado para o teste, papel fotográfico da Epson pode também ter prejudicado o resultado final. Seria bom a Epson incluir na embalagem, um conjunto de vários tipos de folhas da marca, para que o utilizador pudesse experimentar e tirar as suas próprias conclusões.

Digitalização

A resolução do digitalizador é boa. Consegui bons resultados não só na digitalização de fotografias, como também na digitalização de documentos em PDF. Temos a opção de selecionar o tipo de ficheiro (JPEG ou PDF) e para onde o queremos enviar (PC, Cartão SD). Na primeira vez tive algumas dificuldades em fazer a digitalização e enviar logo para o PC pois só funcionava bem se o tivesse ligado por USB, mas após a  última actualização do firmware da multifunções, esse problema deixou de existir. Assim que selecionamos a opção de digitalizar para o PC, é-nos perguntado se o PC está ligado por USB, ou então aparece-nos logo o nome do PC na Rede. É bom saber que a Epson está empenhada na constante melhoria dos seus dispositivos.

Cópia

Para cópias não há muito a dizer, a ET-2750 faz bem o seu trabalho. Temos cópia a cores ou a preto e branco e podemos fazer até um máximo de 99 cópias de uma só vez. Apesar de o Menu de opções de cópia não ser dos mais intuitivos, com alguma exploração chega-se ao resultado pretendido. Temos opção de cópia de 2 faces (Frente e Verso) e cópia de Cartões (Frente e Verso). Em termos de carregamento de originais, não temos aquela bandega em que podemos logo inserir uma maior quantidade de folhas, logo teremos que o fazer página a página. Mas é isso que tambem confere um aspecto mais “limpo” na parte superior da e pessoalmente, gosto mais assim.

Wireless

Umas das principais funcionalidades, é o facto de a ET-2750 se ligar por Wi-Fi á nossa rede doméstica. Podemos imprimir de qualquer ponto da nossa casa através de qualquer PC ligado á rede, sem ter que necessáriamente estar junto à impressora, temos também o  acesso a outras funcionalidades como por exemplo imprimir a partir do smartphone, digitalizar para o smartphone ou até mesmo imprimir estando fora de casa.

App Iprint

A app Iprint da Espon identifica a Multi-funções na rede e temos logo acesso às informações da mesma. Conseguimos ver a quantidade de tinta disponivel, efectuar operações de manutenção e actualização do firmware. Através da app conseguimos também efectuar impressão de fotografias ou documentos gravados no smartphone, digitalização de documentos ou fotos directamente para o smartphone e conseguimos controlar as opções de cópia, no entanto, em relação à cópia há uma falta de opções na app que existe na directamente no LCD da Multifunções. Não temos a opção de selecionar cópia frente e verso, ou cópia de Cartões. Algo a melhorar por parte da Epson, visto que é bem mais simples trabalhar com as opções de cópia apartir do smarphone.

Cartão de memória

Este será o ponto que menos gostei na ET-2750. O leitor de cartões SD, é na minha opinião mais útil e até mesmo imprescindível numa Impressora ou Multifunções especifica para impressão fotográfica do que propriamente neste tipo de multi-funções. É bom termos a possibilidade de tirar o cartão da máquina fotográfica e colocarmos para imprimir logo as nossas fotos, mas quando pretendemos por exemplo digitalizar algo para colocar numa Pen USB,  já não o podemos fazer.

Consumíveis

Podemos encontrar as garrafas de cor de 70ml de tinta corante a 9,49€ cada, e a garrafa de tinta preta pigmentada de 127ml a 15,36€.

Conclusão.

É uma Multifunções bastante apelativa, não só pela qualidade de impressão, mas pelo conjunto de funcionalidades que a completam. Imprime bastante rápido e dos dois lados. A digitalização para o PC funciona muito bem, é rápida e tem boa qualidade. O LCD é o suficiente para a operar, mas um pouco maior facilitaria a disposição e seleção das várias opções para cada tipo de trabalho. Não ocupa muito espaço numa secretária, e o facto de ser Wi-fi, possibilita a colocação em qualquer outro sitio da casa mais conveniente. O Leitor de cartões SD funciona muito bem, tanto na leitura como na escrita e até é possível aceder ao mesmo via Wi-Fi. No geral, todas as operações foram executadas utilizando sempre o Wi-Fi sem que houvesse qualquer tipo de conflito ou problemas na realização dos trabalhos. Ao ligar á rede, foi logo encontrada uma atualização para o firmware, e passado 5 dias, já tinha outra. É bom saber que a Epson procura melhorar os seus produtos. Por último, apesar de ser uma impressora com um preço um pouco alto para algumas carteiras, não nos podemos esquecer que a longo prazo teremos certamente feito uma enorme poupança. Para além de vir com tinta incluída para 2 anos de utilização domestica moderada, trás uma garrafa extra de 127ml de tinta preta o que poderá ser também uma boa solução para pequenos escritórios.



Positivo
Design
Facilidade de uso
Várias funcionalidades via Wi-Fi
Excelente App (Epson Iprint)
Atualizações de firmware
Tanques de grande capacidade de tinta

Negativo
Leitor de Cartão SD em vez de USB
A Epson não incluir na Caixa, amostras dos vários papeis Epson

Análise em vídeo:




Unboxing:








Epson ET-2750 - https://goo.gl/na3aJM

3 comentários:

  1. Boa tarde não consigo imprimir várias páginas de uma só vez. Como configurar?

    ResponderEliminar
  2. Deixei de dispor da impressão frente e verso na EPSON ET-2750. O que devo fazer para reactivá-la?

    ResponderEliminar
  3. boa tarde, pra começar impressora nova, nao funciona os tinteiros a cores.
    mt mau

    ResponderEliminar