Análise: Router Xiaomi R3G


Hoje vou-vos falar do router mais recente da Xiaomi que também é lowcost, a versão conhecida por R3G, que acaba por ser uma melhoria da versão anterior que ainda não tinha portas Gigabit.

Passando ao unboxing, temos um router com um design simples e moderno, todo em branco, na frente temos apenas um pequeno led, atrás temos 4 antenas, botão de reset, porta USB para ligar um disco/pen 2 portas gigabit para ligar outros aparelhos, a porta gigabit para ligar o cabo com internet e entrada de energia.



Acessórios


Podem contar com manual de instruções em Chinês e um transformador de 12V 1.5A que precisa de um adaptador para funcionar nas fichas Europeias.



Configuração por app


O único senão deste router, por enquanto é que o firmware só existe em chinês, portanto existem duas formas de configurar, pela app, que já existe em inglês, mas é mais limitada em certas parametrizações, mas suficiente se não querem fazer demasiadas alterações ao funcionamento normal do router.





Configuração por Browser


Passando ao browser se não utilizarem um browser com tradutor, vai-vos aparecer tudo em chinês, com tradutor consegue-se utilizar e configurar tudo que se pretende, só não é tão user-friendly e por enquanto pode ser o fator mais negativo. 




Velocidades


No que toca a este ponto, acho que os valores são bastante bons até 5/6 metros do router consegui sempre medições na ordem dos 200Mbps de download e upload (a minha internet é de 200/200), isto em 5GHz, passando para a banda dos 2.4GHz as velocidades andam na ordem dos 90 Mbps.

Testes no PC em 5GHz a 5 e 10 metros respetivamente:


Teste no telemóvel a 5 metros a 5Ghz e 2.4GHz respetivamente:



Teste no telemóvel a 10 metros a 5Ghz e 2.4GHz respetivamente:


Conclusão



Tendo então em conta que a parametrização pode dar mais trabalho, já que o firmware está em chinês, mas contrapondo isso com os bons resultados em Wifi, portas Gigabit e preço a baixo dos 35€ é capaz de levar alguma gente a experimentar um para melhorar a rede wifi lá por casa a um preço lowcost.


Onde Comprar: Gearbest
Sempre que disponível, utilizem o método de envio "Priority Line", para evitar problemas com a Alfandega.






0 Comments: