Casa Xiaomi: Gateway Bluetooth + Termostato com Visor

Como já havia falado aqui no blog, a Xiaomi lançou recentemente um nova edição do já conhecido candeeiro de mesa de cabeceira, mas complementado o “handicap” da primeira versão que era apenas Bluetooth, desta forma adicionou ainda o Wi-Fi... com esta combinação de tecnologias de comunicação passou a criar um novo Gateway para a Mi Home, sendo este candeeiro reconhecido como BLE Bluetooth e assim permitindo saber o estado dos dispositivos Bluetooth existentes em casa. Por isso a análise de hoje é uma análise

Termostato com Visor Digital
Recordam-se certamente do sensor de temperatura que comecei por instalar na minha sala, depois coloquei nos quartos e no estúdio da minha casa digital. Ora apesar de ser um sensor de temperatura e humidade e ainda de pressão atmosférica nas versões Aqara, este sensor não tem um Visor com indicação de temperatura e talvez por esse motivo a Xiaomi decidiu criar esta nova versão com Visor.

O Termostato com Visor Digital é alimentado por uma pilha AAA incluída, colocada logo por detrás do suporte com íman. Ou seja, podemos colar a base à parede, a um móvel ou estante, e sempre que quiseremos retirar o Termostato com Visor Digital basta puxar, pois está seguro por uma saliência e o efeito íman, bem esgalhado como sempre Xiaomi! :)

Como Funciona?
Este dispositivo pode ser adicionado diretamente na app Mi Home e o smartphone estando próximo acede à informação no sensor, mas quando estamos distantes do sensor para interagir com todo o ecossistema Mi Home, como utiliza para comunicar a tecnologia Bluetooth, necessita então de um Gateway Bluetooh, neste momento o candeeiro Bluetooth que vos trago hoje é o primeiro Gateway Bluetooth da Xiaomi, pois é o primeiro dispositivo capaz de comunicar com a rede Wi-Fi e com os dispositivos Bluetooth.

Mas vale a pena?
Eu tenho alguns sensores ZigbBee espalhados pela minha casa, e quem usar os sensores para reagir com o ar condicionado ou aquecimento, não sente uma falta do Visor, pois tudo estará devidamente programado. Contudo este Termostato com Visor Digital pode fazer sentido em algumas divisões da casa específicas, é preciso ter noção que dado usar a tecnologia Bluetooth o sensor deverá estar nas imediações do candeeiro, daí que vejo com alguma dificuldade colocar um candeeiro e ele suportar todos os sensores da casa. Este sensor de temperatura é, claro está mais caro que a versão sem Zigbee.

Na minha Casa Digital 
Irei colocar o sensor e o candeeiro no estúdio da minha Casa Digital, gosto do efeito RGB do candeeiro e ainda da possibilidade de o automatizar com todos os devices existentes no estúdio, o sensor por sua vez ficará a dar informação visual da temperatura pois não tenho no estúdio nenhum ar condicionado, nem aquecedor. Vou fazer uma remodelação no estúdio e colocarei o candeeiro posteriormente!

Onde Comprar?
Na Gearbest com várias opções abaixo.

Candeeiro - Versão Wi-Fi e Blueetooh e BLE Gateway.
China: https://goo.gl/iD7KU2
Europa: https://goo.gl/AAQzgM

Sensor de Temperatura com Visor
China: https://goo.gl/otv7Zg

Na China usar sempre o método Priority Line (Spain Express) para evitar alfandega. Valores abaixo de 22 euros não pagam alfândega.


Aspecto Candeeiro LED Wi-Fi e Bluetooth


Aspecto Sensor Bluetooh com Visor




Configurações na App MI HOME








14 comentários:

  1. OLá,

    uma pergunta acerca deste candeeiro: ele substituiu a Gateway inteiramente? Ou seja posso comprar lampadas, botões de controle para as lâmpadas, sensor de porta, sensores de movimento e depois todos se ligam ao candeeiro e posso controlar tudo via Gateway do candeeiro?

    Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva! Não!
      Conforme indico, este Gateway é wifi/Bluetooth. O outro Gateway é wifi/zigbee

      Eliminar
  2. OK, obrigado pelo esclarecimento.

    No final de contas qual a grande vantagem e principais utilizações para este candeeiro? (para além de ser RGB e dar luz ;) )

    Como gateway bluetooth vai poder emparelhar com que dispositivos?

    Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para já isto é novidade. Não sei ainda o que virá por aí! Mas acredito que apareçam mais dispositivos Bluetooth.
      O porque é simples, o meu Gateway principal tem cerca de 20 devices pendurados, está no limite de memória, às vezes quero guardar novas regras e falha... vou adicionar outro Gateway para balancear a carga! O Bluetooth pode mudar a forma de desenhar a casa!

      Eliminar
    2. Quanto ao candeeiro não dei ênfase pois já fiz a analise da primeira versão que era apenas Bluetooth... mas oportunamente vou fazer um vídeo para partilhar com a malta!

      Eliminar
  3. Viva Ricardo!
    Comprei o sensor de temperatura e humidade igual ao do artigo e já recebi ontem. O problema é que não consigo encontrá-lo na APP MiHome. Há algum truque??
    Aproveito para dizer que não tenho mais nenhum dispositivo (candeeiro e afins)ecliquei dois segundos no botão de bluetooth e ele fica a piscar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É adicionar um dispositivo Bluetooth... em vez de add device.

      Eliminar
  4. Viva Ricardo!
    Desde já obrigado pela resposta, mas o que o Nelson disse fez com que resultasse à primeira. É um pouco estúpido ter o locale definido como Mainland China, mas...
    Obrigado a ambos pela ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é estúpido ter como Mainland China! É obrigatório! Apenas e só porque nas outras localizações não existem oficialmente a maioria dos devices!
      O único local que tem todos é a China, por isso temos que selecionar está localização!

      Eliminar
  5. É possível fazer a ligação sem o Geteway?

    ResponderEliminar
  6. Boas, Existe outro gateway wifi/bluetooth da xiaomi em vez do bedside lamp 1?

    ResponderEliminar
  7. Estou com o mesmo problema, adquiri 2 sensores de temperatura este novo com visor e o outro quadrado com sensor de pressão atmosférica, mas o meu gateway não tem BT e não tenho nenhum outro dispositivo que faça de BT gateway... Tens aqui uma lista, não sei se está atualizada:
    https://www.gearbest.com/blog/how-to/xiaomi-bluetooth-gateway-devices-list-the-essential-access-to-smart-lock-7536

    ResponderEliminar