Aspirador Xiaomi Mi Robot - 3 Meses de uso - Como manter?

O Mi Robot foi o equipamento importado mais caro que já comprei para usar em casa, e quase 3 meses depois, reafirmo que foi a compra mais acertada dos últimos tempos!

Porquê? É simples, vamos a números e veremos!

Estatísticas e Manutenção
A Maria Isabel, como carinhosamente chamamos ao nosso Mi Robot, já aspirou 141 vezes, numa área total de 2.967 m2 e trabalhou um total de 3.791 minutos, ou seja, 63 horas! Em menos de 3 meses, diria que é obra!



Hoje lembrei-me de fazer o ponto de situação sobre o Mi Robot, por dois motivos:

1. Porque ele pediu para limpar o sensores, tarefa que feita de 30 em 30 horas, no meu caso cerca de uma vez por mês, e demora 15 segundos! Basta inverter o Mi Robot e limpar com um pano, bem como na lateral direita e na parte frontal.


2. Porque só as coisas boas precisam manutenção, o Mi Robot não é excepção e tem bem definido um plano de manutenção. Como podem ver abaixo, o filtro deverá ser substituído em 87 horas, a escova lateral em cerca de 137 horas, a escova principal em 237 horas. Em média cá em casa estamos a usar o aspirador 21 horas por mês, ainda faltará bastante para mudar alguma das peças...


Sei que falta algum tempo, mas a verdade é que preferi encomendar um Kit de Revisão para o Mi Robot, isto porque assim não tenho pressa para que chegue e já fica cá por casa, para quando for preciso. O kit está disponível na Gearbest, mas tudo pode ser encomendado peça a peça:



E limpa bem?
Sobre a limpeza há muita gente que me pergunta, se limpa bem de facto. E a resposta é Sim! O Mi Robot faz uma bela aspiração, e percorre todos os cantos até onde consegue aceder, claro! Onde o corpo não permite, não há muito a fazer...
Mas até com a presença humana ou animais ele gere a situação da melhor forma, pois o meu filho por vezes tende a meter-se em frente criando obstáculo, e claramente o Mi Robot deteta a presença e contorna, detectando de imediato que o local ficou novamente disponível passa para limpar. E é muito por aqui faz toda a diferença deste aspirador para qualquer outro aspirador autónomo, ou seja, o mapeamento! Ele sabe sempre onde já passou e por onde terá que passar.



E a Automação?
Fora isso existe ainda a automação que pode ser criada com toda a casa digital, tipo: Se não detectares movimento à 30 minutos às Segundas, Quartas e Sextas das 9h00 até as 11h00, aspira a casa. E assim garantidamente não está ninguém em casa.
Podemos ainda agendar para dias específicos a limpeza, podemos ativar remotamente pela aplicação Mi Home para limpar a casa, podemos até conduzi-lo com o joystick da app até determinada zona e fazer "spot cleaning", ou seja, limpeza de uma área específica.

Recomendações
Mi Robot sobre carpetes, mas isso não faz dele um mestre de escalada, consegue gerir uma carpete engraçada, mas sem exageros de altura do pêlo.
Os tapetes levezinhos e com pelos nas pontas são complicados de gerir, podem ser "sugados" pela escova central.
É aconselhável não deixar pequenas peças de roupa no chão, tipo meias, babetes, ou então cabos de carregamento de telemóvel espalhados, pois ficará na escova central e irá mandar o aviso que está bloqueado.

Resumo
É claramente um produto que dou 5 estrelas em 5 disponíveis! Recomendo, pois estou muito satisfeito e já faz parte da nossa casa. Vale cada euro que custa e comparativamente com os mais baratos ganha a léguas pelo mapeamento que faz.

Onde comprar?
Gearbest China: https://goo.gl/c4Q5Mi
Recomendamos usar o Priority Line / Spain Express para evitar custos com alfândega.

Gearbest Europa: https://goo.gl/bjxbNK

GeekBuying Espanha: https://goo.gl/ZnvNSz

2 comentários:

  1. Ola!
    Adquiro há poucos dias o mesmo robot, mas estou com dificuldade em sincroniza-lo à app. Será que me podia ajudar.
    Obrigada pela atenção
    Sofia Vaz

    ResponderEliminar
  2. Ola tambem estou com dificuldade em sincronizar, podia me ajudar

    ResponderEliminar