Xiaomi Oficialmente em Portugal em 2018? (Vamos Investigar um Pouco!)



Bem pessoal, vou falar aqui um pouco de uma noticia que li e deixou-me a pensar se seria verdade ou não, e assim decidi pesquisar um pouco mais sobre o assunto...

Já é sabido que a Xiaomi entrou em Espanha (já existem lojas oficiais em alguns pontos de Espanha), e muito se tem falado da possibilidade de aparecer oficialmente em Portugal. O que significaria ter suporte e garantia em Portugal de acordo com a lei em vigor (para compras feitas nos suportes oficiais).
Claro que existem lojas que vendem produtos Xiaomi em Portugal e até fora de Portugal para Portugal, mas a garantia nunca é dada diretamente por parte da Xiaomi, mas sim pela loja.



Não venho dizer que vão abrir lojas ou como o vão fazer, apenas o que fui pesquisar depois de ler a noticia no site TekGenius como sendo uma noticia exclusiva (Podem ver a noticia aqui).

E assim fui ver o registo de marcas em Portugal:
https://servicosonline.inpi.pt/pesquisas/main/marcas.jsp?lang=PT

Ao qual encontrei já 2 tentativas recusadas em registar a marca XIAOMI em Portugal (por entidade não oficial).

E agora mais recentemente temos este pedido:





Realmente existe um pedido de registo da marca em Portugal, e pode-se ver que é para Smartphones, Portáteis, etc (Classificação Nice 09), e o pedido é feito por parte da Xiaomi INC. o que bate correto também com a sede oficial da Xiaomi.

Portanto o pedido está em vigor e se não tiver oposição até 27-04-2018, deverá ser aprovado.
Suponho que após terem esta aprovação novidades de certeza irão aparecer de forma oficial!

O que acham desta noticia? Só falta saber quais serão realmente os próximos passos para oficializar lojas por cá ;)


4 comentários:

  1. Esse registo está feito desde Julho de 2017. Foi feito registo no WIPO para registo Internacional, que inclui os países da convenção de Madrid para as Marcas, são quase 100. Esse pedido é remetido para TODOS os países da convenção e deu entrada em TODOS em Fevereiro de 2018. Simples. É apenas uma proteção da marca a nivel internacional e claro antecipar qualquer mercado. Não é por isso que se dirá que vai abrir em Portugal, isso carece de informação oficial ou mais concreta. Também está registada no Cazaquistão, e daí a abrir lá oficialmente... Para além disso o registo ainda está em fase de apreciação até 27/04/2018. Dados oficiais do INPI e WIPO. Foi uma boa investigação... mas não tem grande significado, mera coincidência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então o processo está quase completo e chamas coincidência? Geralmente trata-se das coisas depois de se segurar certas coisas, já que assim podem expulsar as lojas que usam o nome indevidamente, julgo que deves compreender que usar o nome de algo como se fosse oficial prejudica a imagem da marca.

      Obrigado pela opinião, ao contrário do local onde escreves, as opiniões são valorizadas, não são apagadas ou ignoradas ;)

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Carlos,
    Chama-se a isso proteger a marca (que é um investimento)... as grandes empresas contratam advogados para isso mesmo... imagina a barraca se quando decidissem abrir as portas por cá não conseguissem por o nome já ser usado..

    Se procurares por empresas em https://bde.portaldocidadao.pt/EVO/Services/Online/Pedidos.aspx?service=PNS , não existe nenhuma Xiaomi criada (Situação definitiva)

    PS: O 1º pedido do registo foi em 14-04-2016 (MARCA DE REGISTO INTERNACIONAL 1313041), apenas foi concedido em 06-02-2017.

    ResponderEliminar