Zeblaze Thor S - Um smartwatch Android desportivo


O Zeblaze Thor S é um smartwatch Android, que surpreende com as suas especificações.


UNBOXING

A caixa é atractiva, com um contraste entre o vermelho e o branco, com vista para o smartwatch no seu interior.
 Vamos encontrar no interior, o smartwatch, o manual em Inglês e Chinês, uma pequena chave de fendas que servirá para aceder ao compartimento do cartão nano SIM e alguns parafusos suplentes.


DESIGN
               
Claro que gostos não se discutem, mas pessoalmente gosto do design deste smartwatch. Até o conhecer não gostava muito de smartwatches com o tradicional formato de relógio redondo, preferindo sempre o design ao estilo Apple watch, mas este fez-me mudar de opinião. Tem um formato desportivo e é bastante robusto, quando o vi em fotos, achava que iria ficar muito grande no pulso e que não iria gostar, mas na verdade é bastante confortável e assenta que nem uma luva.




O corpo é todo em plástico, mas o anel acima do ecrã é em alumínio e contém as inscrições dos minutos e funções de cada botão, tem ainda uma câmara de 5.0 Mp.

Dispões de 3 Botões com as funções -  Power, Back e Call, do lado esquerdo temos a coluna e do lado direito o microfone.
Na traseira, podemos encontrar os contactos para carregamento que funcionam por íman, o sensor de batimentos cardíacos e o compartimento para o cartão nano SIM.



As braceletes em silicone têm uma espessura considerável o que as tornam resistentes, mas por incluírem no seu interior as antenas do GPS, Wi-Fi e 3G, não vão poder ser trocadas.

ECRÃ

O melhor deste smartwatch é sem dúvida o ecrã. Tem 1.39 polegadas, tecnologia super AMOLED e Corning Gorila Glass de 4ª geração. A resolução é de 400x400 pixeis a 326ppi. 

Quanto a luminosidade, tem 3 niveis, sendo que o nível máximo é o mais indicado para utilizar em dias de sol ao ar livre. Só lhe falta mesmo um sensor de luminosidade para ajuste automático conforme o ambiente.




FUNCIONAMENTO

O Thor S vem com a versão android 5.1 adaptada para smartwatch, ainda assim podia estar melhor adaptada, faltam algumas apps simples mas úteis,  tais como o cronómetro ou uma calculadora e o calendário é bastante básico. 



No entanto, como temos acesso à playstore podemos instalar outras apps que sirvam as nossas necessidades. 

Se quisermos utilizar um cartão SIM, vamos conseguir utilizar o smartwatch para fazer chamadas sem problemas nenhuns, pois tanto a coluna como o microfone funcionam bastante bem. Pessoalmente, como tenho que estar sempre contactável utilizo cartão. No meu telemóvel defini o reencaminhamento automático de chamadas para o cartão do smartwatch. Ou seja, se não atender a chamada dentro de 30segs no telemóvel ou se ele estiver desligado, a chamada é transferida para o smart watch. Isto é bastante útil para quando vou correr com o smartwatch ou eventualmente me esqueço do telemóvel em qualquer lado. O facto de ter cartão SIM também me vai permitir localizar o smartphone por GPS, mas isso é outro assunto que irei abordar noutro artigo.



Em termos de utilização do teclado, não é complicado mas também não é fácil, e como os caracteres são pequenos, há sempre alguns erros. Mas para desenrascar uma ou outra situação serve.


ACTIVIDADES

Para aqueles que gostam de registar as suas actividades, o Thor S possui pedómetro e sensor de batimentos cardíacos. O sono não é registado, mas também não é assim tão confortável dormir com este smartwatch no pulso.




Para quem gosta de utilizar GPS durante a corrida, existe a possibilidade de instalar aplicações de desporto tais como o Strava ou o Nike Run Club diretamente da PlayStore. 
Pessoalmente prefiro o Nike Run Club, pois vai dando feedback regular por voz de KM percorridos, ritmo e tempo, evitando assim que tenha que ligar constantemente o ecrã para ver essas informações.
Como este smartwatch tem 16GB de armazenamento interno, podemos ainda carregar as nossas músicas preferidas para depois as ouvir através de auriculares bluetooth durante a corrida e não só.
Não nos podemos também esquecer que possui Wi-fi, o que vai permitir efectuar o upload do respectivo treino assim que nos ligarmos á rede.
Para quem gosta de registar o fim de um treino com uma selfie, vão ficar bastante satisfeitos com a qualidade de imagem desta câmara.

CÂMARA

É algo que dispenso num Smartwatch, mas a câmara de 5.0 MP do Thor S apresenta resultados até bastante bons tendo em conta que estamos a falar de um relógio.
Porém, praticamente só será utilizada para selfies, uma vez que a orientação da câmara, não vai permitir fotografar outras coisas sem termos que fazer um pouco de ginástica, ou então retirar o relógio do pulso.


NOTIFICAÇÕES POR BLUETOOTH

Esta é uma das funcionalidades a que mais dou valor num smartwatch. E o Thor S desiludiu um pouco.
As notificações funcionam bem, no entanto, o modo de apresentação das notificações não é o melhor.
As notificações são apresentadas com fundos aleatórios e o tipo de letra podia ser melhor.
 Um simples fundo preto com as letras em branco seria o ideal mas isso também é uma questão de gosto.
Outra funcionalidade que sinto falta nas notificações de chamadas é a possibilidade de rejeitar uma chamada do smartphone através do smartwatch.


APP

A app é bastante simples e com apenas algumas funcionalidades. Temos apenas acesso ao histórico de actividades e de medições de batimentos cardíacos
Basicamente serve apenas de ligação entre o smartphone e o smartwatch no que diz respeito ás notificações, e vai permitir notificações de bastantes aplicações, mas devemos ter em conta que quantas mais notificações recebemos no smartwatch, mais reduzida será a autonomia.


AUTONOMIA

Inicialmente fiquei desiludido com a bateria, uma vez que durava muito pouco tempo, mas com os carregamentos iniciais foi melhorando bastante. Sendo capaz de sobreviver a um dia completo com uso moderado.
Num dos testes, tirando-o da carga ás 07h30 da manhã, com uso moderado, 3G, notificações activas e 25 minutos de corrida com GPS, deu para chegar perfeitamente á hora de deitar.
A funcionalidade “wake up gesture” que permite activar o ecrã quando levantamos o braço é a que consome mais bateria, se a desligarmos vamos conseguir sem problemas cerca de 1 dia e meio de utilização.

UTILIZAÇÃO GERAL/OPINIÃO PESSOAL

Este smartwatch é bastante confortável e fácil de operar, ao toque é bastante responsivo e só falha um pouco junto às bordas devido à saliência do anel de alumínio, que não permite um bom contacto do dedo com o ecrã. A visibilidade do ecrã é boa mesmo com bastante sol, o que torna a experiência de utilização no exterior agradável. A enorme quantidade de watch faces é bem-vinda pois há muito por onde escolher conforme o nosso gosto ou estado de espírito e por ser Android e ter acesso à PlayStore podemos acrescentar ainda mais funcionalidades e melhores aplicações á medida das nossas necessidades. 
A bateria aguenta um dia completo (07H00-23H00 - com Bluetooth, 25 minutos de GPS, uso moderado e Cartão SIM activo), o que considero dentro da média para um smartwatch com estas características e funcionalidades.


Pontos Fortes
- Qualidade do ecrã
- Luminosidade
- Fluidez
- RAM/ROM
- Conectividade
- Quantidade/Qualidade das Face-Watches

Pontos Fracos
- Bateria
- Notificações
- Braceletes não-removíveis
- Aplicação do Smartphone


Principais Características:

Ecrã: 1.39” SuperAmoled 400x400 326ppi
CPU : MTK 6580 1.3Ghz Quad-Core
RAM: 1GB
ROM: 16GB
Câmara 5.0Mp
Bateria: 350mAh
BT/Wi-fi/GPS/3G

Classificação Antutu: 19233


ZEBLAZE THOR S (DESPORTIVO) - link
ZEBLAZE THOR (NORMAL) - link

Video Aqui:



0 comentários: