Zeblaze Thor S - Um smartwatch Android desportivo


O Zeblaze Thor S é um smartwatch Android, que surpreende com as suas especificações.


UNBOXING

A caixa é atractiva, com um contraste entre o vermelho e o branco, com vista para o smartwatch no seu interior.
 Vamos encontrar no interior, o smartwatch, o manual em Inglês e Chinês, uma pequena chave de fendas que servirá para aceder ao compartimento do cartão nano SIM e alguns parafusos suplentes.


DESIGN
               
Claro que gostos não se discutem, mas pessoalmente gosto do design deste smartwatch. Até o conhecer não gostava muito de smartwatches com o tradicional formato de relógio redondo, preferindo sempre o design ao estilo Apple watch, mas este fez-me mudar de opinião. Tem um formato desportivo e é bastante robusto, quando o vi em fotos, achava que iria ficar muito grande no pulso e que não iria gostar, mas na verdade é bastante confortável e assenta que nem uma luva.




O corpo é todo em plástico, mas o anel acima do ecrã é em alumínio e contém as inscrições dos minutos e funções de cada botão, tem ainda uma câmara de 5.0 Mp.

Dispões de 3 Botões com as funções -  Power, Back e Call, do lado esquerdo temos a coluna e do lado direito o microfone.
Na traseira, podemos encontrar os contactos para carregamento que funcionam por íman, o sensor de batimentos cardíacos e o compartimento para o cartão nano SIM.



As braceletes em silicone têm uma espessura considerável o que as tornam resistentes, mas por incluírem no seu interior as antenas do GPS, Wi-Fi e 3G, não vão poder ser trocadas.

ECRÃ

O melhor deste smartwatch é sem dúvida o ecrã. Tem 1.39 polegadas, tecnologia super AMOLED e Corning Gorila Glass de 4ª geração. A resolução é de 400x400 pixeis a 326ppi. 

Quanto a luminosidade, tem 3 niveis, sendo que o nível máximo é o mais indicado para utilizar em dias de sol ao ar livre. Só lhe falta mesmo um sensor de luminosidade para ajuste automático conforme o ambiente.




FUNCIONAMENTO

O Thor S vem com a versão android 5.1 adaptada para smartwatch, ainda assim podia estar melhor adaptada, faltam algumas apps simples mas úteis,  tais como o cronómetro ou uma calculadora e o calendário é bastante básico. 



No entanto, como temos acesso à playstore podemos instalar outras apps que sirvam as nossas necessidades. 

Se quisermos utilizar um cartão SIM, vamos conseguir utilizar o smartwatch para fazer chamadas sem problemas nenhuns, pois tanto a coluna como o microfone funcionam bastante bem. Pessoalmente, como tenho que estar sempre contactável utilizo cartão. No meu telemóvel defini o reencaminhamento automático de chamadas para o cartão do smartwatch. Ou seja, se não atender a chamada dentro de 30segs no telemóvel ou se ele estiver desligado, a chamada é transferida para o smart watch. Isto é bastante útil para quando vou correr com o smartwatch ou eventualmente me esqueço do telemóvel em qualquer lado. O facto de ter cartão SIM também me vai permitir localizar o smartphone por GPS, mas isso é outro assunto que irei abordar noutro artigo.



Em termos de utilização do teclado, não é complicado mas também não é fácil, e como os caracteres são pequenos, há sempre alguns erros. Mas para desenrascar uma ou outra situação serve.


ACTIVIDADES

Para aqueles que gostam de registar as suas actividades, o Thor S possui pedómetro e sensor de batimentos cardíacos. O sono não é registado, mas também não é assim tão confortável dormir com este smartwatch no pulso.




Para quem gosta de utilizar GPS durante a corrida, existe a possibilidade de instalar aplicações de desporto tais como o Strava ou o Nike Run Club diretamente da PlayStore. 
Pessoalmente prefiro o Nike Run Club, pois vai dando feedback regular por voz de KM percorridos, ritmo e tempo, evitando assim que tenha que ligar constantemente o ecrã para ver essas informações.
Como este smartwatch tem 16GB de armazenamento interno, podemos ainda carregar as nossas músicas preferidas para depois as ouvir através de auriculares bluetooth durante a corrida e não só.
Não nos podemos também esquecer que possui Wi-fi, o que vai permitir efectuar o upload do respectivo treino assim que nos ligarmos á rede.
Para quem gosta de registar o fim de um treino com uma selfie, vão ficar bastante satisfeitos com a qualidade de imagem desta câmara.

CÂMARA

É algo que dispenso num Smartwatch, mas a câmara de 5.0 MP do Thor S apresenta resultados até bastante bons tendo em conta que estamos a falar de um relógio.
Porém, praticamente só será utilizada para selfies, uma vez que a orientação da câmara, não vai permitir fotografar outras coisas sem termos que fazer um pouco de ginástica, ou então retirar o relógio do pulso.


NOTIFICAÇÕES POR BLUETOOTH

Esta é uma das funcionalidades a que mais dou valor num smartwatch. E o Thor S desiludiu um pouco.
As notificações funcionam bem, no entanto, o modo de apresentação das notificações não é o melhor.
As notificações são apresentadas com fundos aleatórios e o tipo de letra podia ser melhor.
 Um simples fundo preto com as letras em branco seria o ideal mas isso também é uma questão de gosto.
Outra funcionalidade que sinto falta nas notificações de chamadas é a possibilidade de rejeitar uma chamada do smartphone através do smartwatch.


APP

A app é bastante simples e com apenas algumas funcionalidades. Temos apenas acesso ao histórico de actividades e de medições de batimentos cardíacos
Basicamente serve apenas de ligação entre o smartphone e o smartwatch no que diz respeito ás notificações, e vai permitir notificações de bastantes aplicações, mas devemos ter em conta que quantas mais notificações recebemos no smartwatch, mais reduzida será a autonomia.


AUTONOMIA

Inicialmente fiquei desiludido com a bateria, uma vez que durava muito pouco tempo, mas com os carregamentos iniciais foi melhorando bastante. Sendo capaz de sobreviver a um dia completo com uso moderado.
Num dos testes, tirando-o da carga ás 07h30 da manhã, com uso moderado, 3G, notificações activas e 25 minutos de corrida com GPS, deu para chegar perfeitamente á hora de deitar.
A funcionalidade “wake up gesture” que permite activar o ecrã quando levantamos o braço é a que consome mais bateria, se a desligarmos vamos conseguir sem problemas cerca de 1 dia e meio de utilização.

UTILIZAÇÃO GERAL/OPINIÃO PESSOAL

Este smartwatch é bastante confortável e fácil de operar, ao toque é bastante responsivo e só falha um pouco junto às bordas devido à saliência do anel de alumínio, que não permite um bom contacto do dedo com o ecrã. A visibilidade do ecrã é boa mesmo com bastante sol, o que torna a experiência de utilização no exterior agradável. A enorme quantidade de watch faces é bem-vinda pois há muito por onde escolher conforme o nosso gosto ou estado de espírito e por ser Android e ter acesso à PlayStore podemos acrescentar ainda mais funcionalidades e melhores aplicações á medida das nossas necessidades. 
A bateria aguenta um dia completo (07H00-23H00 - com Bluetooth, 25 minutos de GPS, uso moderado e Cartão SIM activo), o que considero dentro da média para um smartwatch com estas características e funcionalidades.


Pontos Fortes
- Qualidade do ecrã
- Luminosidade
- Fluidez
- RAM/ROM
- Conectividade
- Quantidade/Qualidade das Face-Watches

Pontos Fracos
- Bateria
- Notificações
- Braceletes não-removíveis
- Aplicação do Smartphone


Principais Características:

Ecrã: 1.39” SuperAmoled 400x400 326ppi
CPU : MTK 6580 1.3Ghz Quad-Core
RAM: 1GB
ROM: 16GB
Câmara 5.0Mp
Bateria: 350mAh
BT/Wi-fi/GPS/3G

Classificação Antutu: 19233


ZEBLAZE THOR S (DESPORTIVO) - link
ZEBLAZE THOR (NORMAL) - link

Video Aqui:



3 comentários:

  1. Boa tarde, comprei um Thor S e na Play Store aparece um mensagem “dispositivo não registrado pelo google! Como eu faço então para baixar os apps?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. caro colega, acredito que ele venha configurado para IOS,vc tem que mudar para androide

      Eliminar
  2. O zeblaze thor S e e superior que o zeblaze thor 4?

    ResponderEliminar