Análise: Infinite Book - Escreve - Apaga - Reutiliza - Made in Portugal


Encontrei por acaso uma publicação acerca de um caderno que permitia escrever, apagar e voltar a reutilizar como se fosse um daqueles quadros grandes e brancos que só vemos nas escolas ou em escritórios. O que mais me despertou o interesse foi o facto deste caderno ser Português.




Pedro Lopes (Infinitebook) resolveu converter um enorme quadro branco, num caderno reutilizável que permite escrever e apagar vezes sem conta. Para além de ser portátil, permite reduzir em grande número o consumo de folhas. Excelente ideia Pedro!

A produto apresentado é o Starter Kit InfiniteBook A5, composto por:
  • Caderno A5 de 15 Folhas 220g 
  • Marcador
  • Kit Limpeza (Spray para encher com água, Pano, Esponja)
  • Suporte de marcador

A qualidade do Infinitebook no geral é boa, com uma capa em cartão grosso de cor preta mate, contém no seu interior 15 folhas totalmente brancas com um ligeiro brilho e de boa qualidade, fazendo lembrar papel fotográfico.


Para além do formato A5, estão disponíveis também os formatos A4 e A6. Podemos ainda contar com cadernos de folhas pautadas e até mesmo com um caderno específico para uso no futebol em que são pré-gravados os campos a preencher, incluindo imagens do campo de futebol para registo de tácticas. Seria bastante interessante que num futuro próximo, começassem a aparecer cadernos temáticos para outros desporto, música e até mesmo de actividades para crianças.



A capa é também personalizável com logótipo de empresa, nome ou uma frase motivacional
conforme os nosso gostos, o que torna o caderno único.


Ao comprar um Infinitebook é incluído um marcador específico para escrita nestes cadernos. Basicamente é um marcador da marca Staedtler (Lumocolor Correctable), que será o mais indicado. Podem também utilizar um marcador para quadros brancos mas o Lumocolor Correctable é o que garante melhor e mais prolongada fixação na folhas, enquanto o de quadro branco pode sair com uma simples passagem da mão.


Para escrita, apenas são recomendadas as cores preto e vermelho, correndo o risco de mancharmos as folhas se utilizarmos outra cor ou marcador.

Na prática, este marcador funciona muito bem com as folhas, deslizando de uma forma suave e com um traço fino sem borratar ou manchar. Para apagar um erro no imediato podemos logo passar o pequeno apagador incluído no marcador, no caso da tinta já ter secado, basta passar um pano húmido.

Outra coisa que surpreendeu foi o facto de tanto a tinta como as folha, aguentarem muito bem a água. Após ter colocado a folha debaixo de uma torneira a correr (ver video), a tinta não saiu nem borratou. As folhas nos rebordos apenas ficaram um pouco húmidas, mas nada de especial que prejudique quer a utilização, quer a estética. Claro que foi um teste "extremista", ninguém vai colocar um caderno debaixo de água, mas é sempre bom saber que vai aguentar bem mesmo que apanhe um pouco de chuva.

Claro que a principal vantagem que tem este caderno é o facto de podermos escrever e depois apagar para voltar a escrever. Então e se pretendermos guardar as informações escritas?

Nada mais simples do que tirar uma simples foto com o telemóvel, ou então utilizar um programa de digitalização através de fotografia. A Infinitebook recomenda o CamScanner e posso dizer que é uma boa escolha para digitalização.
Para quem tem um telemóvel Xiaomi e não só, pode também usar ao seu prático digitalizador de documentos incluído.

No geral, achei este caderno uma ferramenta muito boa que abrange um público muito grande desde estudantes, professores, fotógrafos, músicos e por aí em diante. Acho que cada pessoa vai encontrar neste caderno uma utilidade para si própria. Até as crianças gostariam de ter um caderno que permite escrever, desenhar e utilizar vezes sem contas. E então se for personalizado, torna-se quase num objecto pessoal de meter inveja aos olhares mais curioso.

Fica aqui o video onde podem ver mais em detalhe o kit analisado:


Onde comprar:  Infinite Book

O meu agradecimento à Infinitebook pelo envio do Starter Kit para análise.

0 Comments: