Gaes Titan Desert by Garmin 2018: A grande aventura está quase a começar!

A Garmin volta a patrocinar pelo quinto ano consecutivo o Gaes Titan Desert by Garmin 2018, uma das mais conhecidas e exigentes corridas MTB e que este ano se irá realizar entre os dias 29 de abril e 4 de maio. 


Os concorrentes serão colocados à prova em termos físicos e psicológicos durante seis dias, naquela que será a 13ª edição – e já reconhecida como a mais dura de sempre na sua história.


No total, haverá um total de 619 quilómetros de extensão a percorrer e mais de 7,5 quilómetros de desnível ascendente a ultrapassar, razão pela qual a organização volta a confiar à Garmin o papel não só de copatrocinador oficial da prova, mas também de aliado perfeito dos participantes, estando a marca presente ao longo de toda a prova em diversas ações – e em particular na apaixonante Etapa Garmin.

Com mais passagens por dunas e uma primeira etapa com a maior inclinação ascendente em toda a história da prova, que decorre no exigente deserto de Marrocos, espera-se que os 600 participantes disputem uma aventura épica que evoca o cenário das montanhas. O início será avassalador já que a primeira etapa acumulará até 2651 metros de altitude, marca que constitui um recorde em todas as etapas realizadas ao longo dos treze anos de vida desta corrida MTB. O ciclista convidado este ano é o australiano Cadel Evans, vencedor do Tour de France em 2011 e do Campeonato Mundial de Ciclismo em 2009.


Etapa Garmin: Orientação posta à prova
A Etapa Garmin irá decorrer no quinto e penúltimo dia de competição e terá uma particularidade muito especial: a inexistência de sinalização, sendo obrigatório recorrer-se apenas aos dispositivos GPS e a referências visuais. Antevê-se um dia de dificuldade máxima, numa etapa marcada por um grande cruzamento de dunas num longo percurso de 94 quilómetros com colinas e áreas escondidas.

Este ano, a Etapa Garmin reserva uma novidade: quem integrar o primeiro grupo de saída irá partir isoladamente, respeitando a ordem de classificação e com um tempo de distância de 30 segundos entre cada participante – dando assim uma papel de maior destaque à capacidade de navegação e orientação. O resto do grupo sairá de forma habitual: em bloco, cinco segundos após a última partida individual.

De referir ainda que, no ponto conhecido como Haima Garmin, a marca irá disponibilizar o seu serviço técnico a todos os participantes, dando resposta a dúvidas e problemas que possam surgir em torno dos seus dispositivos GPS durante o curso da corrida. Por outro lado, a Garmin também colabora ativamente na parte mais favorável da corrida, que nos últimos anos se concentrou no projeto "Voltar a ouvir para voltar a viver" e que luta contra os problemas auditivos dos habitantes das povoações que habitam nas proximidades do percurso da corrida.

O aliado perfeito dos participantes
Outra grande novidade na edição deste ano tem a ver com a forma como a Garmin irá animar a prova através de uma proposta muito visual, que terá a câmara de ação VIRB 360 como peça central. Ela será a companheira de diferentes participantes durante os 6 dias de competição, tanto do lado da organização como dos concorrentes, tendo como o objetivo gravar imagens do seu dia-a-dia.


A VIRB 360 é a primeira câmara de ação a 360 graus capaz de capturar vídeo esférico, áudio e até fotos de alta resolução enquanto regista dados como a velocidade, a distância ou a diferença de elevação graças ao GPS e à informação G-Metrix que disponibiliza. Além disso, permite gravações nítidas devido ao seu elevado poder de estabilização de vídeo com apenas um clique. A tudo isto junta-se a resolução de até 5,7K/30 fps com composição para computador e 4K/30 fps com composição automática, e também quatro microfones integrados que capturam áudio em 360 graus.

A Garmin irá marcar presença também através de outros dispositivos, como são os casos do seu computador de ciclismo inteligente Edge 1030 e da sua avançada série de relógios desportivos fēnix 5. O Edge 1030 é um dispositivo avançado com função de percursos populares Trendline, recorrendo a milhões de quilómetros de passeios de bicicleta (carregados pelos utilizadores via Garmin Connect) para mostrar as melhores e mais frequentadas rotas em estrada e na montanha. Inclui ainda o Garmin Cycle Map pré-instalado, disponibilizando mapas com navegação passo-a-passo e oferecendo alertas de navegação para as curvas que se seguem.
O Edge 1030 está ainda equipado com tecnologia Wi-Fi, Bluetooth e ANT+, bem como uma função de mensagem padrão entre ciclistas com dispositivos Edge compatíveis, e tem uma função de deteção de incidentes que permite enviar automaticamente a localização para um contacto de emergência caso o dispositivo detete uma queda ou seja acionado manualmente. O Garmin Edge 1030 integra a função Strava Live Segments e oferece uma autonomia de até 20 horas, que pode ser alargada até 40 horas com a bateria extra opcional Garmin Charge.

Quanto à série fēnix® 5, trata-se de um relógio multidesportos premium com GPS equipado com um sensor de frequência cardíaca no pulso (Garmin Elevate), funções de treino avançado e braceletes intermutáveis para utilização diária nas suas várias facetas. Entre muitas outras funcionalidades, o Garmin fēnix 5 integra ainda perfis de atividade, métricas de desempenho avançadas para controlar a eficiência do treino e notificações inteligentes.

Tendo em conta o cenário em que decorre esta bela e indomável prova e o espírito que a caracteriza, a edição de 2018 do Gaes Titan Desert by Garmin promete ser lembrada novamente como uma lenda e um desafio para as centenas de titãs que aspiram realizar o sonho de o concluir.

Para mais informações sobre as características, preços e disponibilidade, sobre os produtos e serviços da Garmin, visite os sites www.garmin.pt, www.garmin.blogs.com, https://twitter.com/GarminPortugal e https://www.facebook.com/GarminPT.

0 comentários: