A Automação e Domótica presente na minha Casa (Quase tudo Xiaomi)



Bem o Ricardo já abriu as hostilidades neste assunto e já vai muito mais avançado, com o Home Assistant, eu ainda vou brincado, maioritariamente com sensores e equipamentos Xiaomi, mas qualquer dia quero dar o salto para integrar tudo quer seja Xiaomi ou não Xiaomi.

Portanto com este post, venho dar-vos um pouco dos equipamentos que tenho vindo a usar e que já estão implementados na minha casa, para a tornar um pouco mais inteligente.


Vou tentar decompor um pouco por divisões e explicar a utilidade em cada uma.

Tudo isto é graças ao Gateway que vem com o kit de 6 em 1 que mostro em cima, já que maior parte dos sensores se ligam ao mesmo tornando assim a casa mais inteligente.

Para vigilância remota tenho utilizado 2 cameras uma Aqara e Xiaomi, no entanto vou falar disso mais tarde, pois pretendo fazer upgrade para duas com motores (Mijia e Dafang).

Para terem ideia de como anda o meu Mi Home:


Entrada




Na entrada por enquanto implementei 1 sensor e um candeeiro Xiaomi. O sensor regista-me a abertura de porta, assim como quando fecha. Desta forma sei sempre quando entra e sai gente de casa, além de poder receber aviso e assim como interagir com outros equipamentos.

Por exemplo no meu caso sempre que abro a porta o candeeiro da Xiaomi que tenho na entrada liga sem eu ter que fazer nada, e desliga passado 5 minutos. Dessa forma sempre que entro em casa tenho logo luz na Entrada. Também seria possível implementar sensores de movimento para ligar sempre que passasse gente nesta zona (apliquei isso noutra zona da casa, já vão ver mais à frente).

Quanto ao candeeiro em si é a versão Wifi, portanto posso sempre ligar e desligar remotamente, assim como saber se o mesmo está ligado.

Cozinha



Na cozinha ainda não implementei muitas melhorias, tenho Rice Cooker da Xiaomi, em que posso fazer arroz entre outras coisas num aparelho que fica ligado à internet e posso também controlar para aquecer qualquer coisa antes de chegar a casa. No entanto ainda anda em testes para depois poder falar melhor do mesmo.

Tenho também uma luz de presença com sensor de movimento, que liga para dar luz ao porquinho-da-índia que tenho na cozinha, e assim tem sempre luz de noite quando vai comer.

Sala




Na sala tenho um candeeiro e uma fita Xiaomi, para poder controlar a iluminação em duas partes da sala, além disso é onde está o meu aspirador inteligente assim como uma coluna para poder controlar remotamente a música a dar na sala.

O aspirador é das coisas mais usadas cá por casa! ;)

Hall





No Hall de passagem tenho o cérebro da casa, já que o Gateway ficou colocado no centro da casa, de forma a todos os aparelhos se conseguirem ligar a ele, já que se os sensores estiverem muito longe do Gateway não conseguem ligação Wifi e não os vamos controlar.

Este Gateway serve como luz de presença que combinado com o sensor de movimento, apenas liga de noite e quando pessoas passam no Hall (uma boa implementação para quando os meus filhos querem ir à noite ao WC, já que ao abrirem a porta do quarto tem logo luz no Hall).
O Gateway também pode ser utilizado como alarme e rádio, apesar de eu não o utilizar para isso.

No Hall também tenho uma Yeeligh Vela, para dar mais luz de presença assim como um sensor de temperatura.

Quarto Principal






No quarto em termos de iluminação tenho uma Lifx, que controlo fora do Mi Home, mas posso controlar remotamente, posso mudar a cor, intensidade e até controlar com o Google Home Mini.

Tenho um Botão que controla a ficha inteligente que tenho, assim não preciso de ir ao smartphone, quando quero desligar todos os aparelhos ligados à ficha. O Botão pode fazer 3 comandos diferentes, com um click, 2 clicks, ou um click mais lento.


Quarto das Crianças



No quarto das criança é mais direccionado para a iluminação, tenho um candeeiro da Xiaomi que funcionava apenas por Bluetooth, podendo assim dentro de casa desligar ou mudar as cores, intensidade se for necessário, no teto tem também uma Lifx, para fazer o mesmo controlo que faço para a que tenho no meu quarto.
Além disso tem uma luz de presença da Mijia, que só liga de noite e com movimento. Dessa forma à noite quando precisam de ir ao WC, liga esta no quarto e depois tenho a outro com sensor no corredor. Dessa forma não precisam de interruptores e tem sempre luz quando precisam de noite.


Conclusão


Por enquanto maior parte das implementações que tenho são para ter uma iluminação inteligente, apesar de já poder fazer automações com o Rice Cooker e com o aspirador.
Quero vir a implementar mais alguns sensores para ter mais informação relativa à casa e começar mesmo a controlar através da voz com o Echo Dot e com o Google Home Mini.

Das maiores utilidades é mesmo para ter iluminação para os meus filhos de noite, de forma automática, e assim como o controlo da luz sempre que chego a casa.

E vocês que brincadeiras já tem implementadas nas vossas casas?

Lista de equipamentos falados e onde comprar:
Xiaomi Kit 6 em 1
Yeelight RGB
Yeelight Vela
Mijia Candeeiro (Wifi)
Yeelight Candeeiro (Bluetooth)
Yeelight Strip
Yeelight Luz Noturna
Mijia Night Light
Rice Cooker
Aspirador Xiaomi Segunda Geração
Xiaomi Wifi Speaker
LIFX Mini
LIFX A60

Como sempre utilizando a Gearbest é com o método de envio "Priority Line".

1 comentário: