Análise: Xiaomi Amazfit 2 (Stratos)


Hoje venho-vos falar um pouco da nova versão do smartwatch da Xiaomi, o Stratos, que é a evolução do anterior que era bastante popular.

A versão anterior era um pouco mais barata, mas também tinha algumas falhas que acho que este veio complementar.



Em termos de aspecto, nota-se que é mais robusto, sendo um pouco maior que o anterior, além disso este já tem certificação IP68, pode-se utilizar à vontade na água e mergulhar até 50M, algo que foi melhorado do anterior já que não podia andar tão livremente na água, assim como não tinha modo de natação. Além disso temos botões físicos para se poder utilizar dessa forma na água, já que o ecrã tátil não funciona dentro de água.


A meu ver em termos de aspecto está melhor que o anterior, e existe a possibilidade de comprar uma versão com bracelete em couro, no entanto este que analisei veio com a bracelete mais habitual e semelhante ao modelo anterior.


Navegação no Relógio


O objectivo do relógio é ser utilizado sozinho por si, portanto 99% da gestão e todas as estatísticas dão para ver no Amazfit. Os menus principais que vamos ter então estão relacionados com os passos, batimentos cardíacos, musica, despertador, Meteorologia, bússola, cronometro, padrão de sono e gestão de treinos. Quando à secção de Meteorologia, deve ser configurada na app do smartphone a zona.
Em relação ao GPS, podemos definir o tipo de atividade que vamos fazer, espera-se menos de 1 minuto e por norma apanha os satélites necessários para poderem fazer a atividade com registo de GPS.
Existem sempre configurações extra que se pode fazer no relógio, em relação aonde se usa o relógio, nivel de vibração, se é suposto ativar por toque ou apenas no botão entre muitos outros detalhes do género.
Também em relação às skins, algumas tem a possibilidade de se configurar o fundo e os ponteiros, até colocar uma imagem enviada por nós do smartphone para o smartwatch.
Em relação às notificações, dependendo da app por vezes aparecem as primeiras linhas da notificação noutras aparece apenas a indicar que tem uma notificação.
Para chamadas não é possível atender, apenas se pode cancelar a chamada ou silenciar.

Acessórios


Quanto aos acessórios, além do pequeno manual podem contar com o cradle para carregar o Amazfit.
Que a meu ver está bem melhor que a versão anterior.

Aplicação


A Aplicação pode ser encontrada na playstore e serve para configurarem algumas parametrizações do Amazfit e sincronizarem os dados com a cloud.
Temos então disponível a secção de Skins que também podemos definir diretamente no Amazfit, também conseguimos ver os dados básicos da percentagem de bateria e se existem atualizações de firmware.
Na parte dedicada ao GPS podemos ordenar pelo tipo de atividades que mais usamos, e também temos uma secção para indicar que aplicações devem enviar avisos para o Amazfit. Além disso temos local para configurar a Widget da Meteorologia.
Pode-se parametrizar quais os Widgets a mostrar directamente no relógio, as unidades podem ser métricas ou imperiais, e temos uma secção para testar notificações e definir as permissões de acesso da app.

Bateria


Neste ponto gostei da prestação, nos testes que fui fazendo, utilizando maioritariamente como smartwatch ligado ao smartphone para receber notificações, uns 10 minutos por dia de GPS e utilização como relógio para ver as horas e a duração quase chega ao anunciado. O mais certo nesta utilização é contarem com 4 dias entre carregamentos.
Se tiverem uma utilização mais intensiva (para o pessoal que corre todos os dias) a usar GPS o mais normal será carregarem diariamente ou de dois em dois dias.
Para mim bateria em smartwatch a durar mais de 3 dias é mais que positivo, já que nos smartwatchs mais lowcost o normal é carregarem todos os dias e isto para uma utilização básica.


Conclusão



Sim é uma versão mais cara que o modelo anterior, a rondar os 165€ e de forma prática o que foi melhorado a meu ver prende-se com a questão de servir para mergulhar, ou seja é um smartwatch mais robusto e alem disso também o cradle para carregar foi melhorado.
Nas restantes funcionalidades acho que foi mantido quase tudo de forma igual.

Agora tem que ver se pretendem gastar um pouco mais para terem a versão mais recente, ou pouparem um pouco e comprarem a versão anteiror.

Onde Comprar:
- Amazfit 2 Stratos
- Amazfit (primeira versão)

Aconselho a irem para a versão Inglesa, mas depois vocês é que sabem se estão à vontade para aplicarem o firmware manualmente na versão Chinesa (por vezes as versões Chinesas arranjam-se mais barato) ;)
Para Portugal Continental utilizar método de envio "Priority Line" - "Spain Express"

6 comentários:

  1. Para configuraria o relógio so baixar o app na Playstore ou Apple store?

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de pedir ajuda para a seguinte questão, encontro me num determinado local e gostaria de saber as cordenadas ou posição GPS, é possível? Ja me fartei de encontrar mas nunca consegui, muito obrigado desde ja.

    ResponderEliminar
  3. gostaria de saber qual o tempo das primeiras cargas da bateria do Amazfit Stratos ?

    ResponderEliminar
  4. Gostaria de pedir ajuda para a seguinte questão, não consigo usar os botões de navegação para percorrer os app do relógio Amazfit 2 (Stratos), somente o touch screen da tela, tenho que fazer alguma configuração ou atualização? ou o meu veio sem essa função
    Desde já agradeço a atenção

    ResponderEliminar
  5. Tenho um Amazfit stratos 2 e agora deixei de ver o ecrã do mesmo. J´careguei nos botões todos, deixei acabar a carga e recarreguei mas continuo sem ver o ecrã. O relógio tem 4 meses, está na garantia mas nesta altura é quase impossível ir à casa. Gostava de saber se há maneira de resolver isso sem o levar para a garantia. Ao princípio ainda o consegui apanhar no telemóvel por Bluethoof mas agora já não porque diz que detectou o Amazfit AC98, e acho que não é esse mas tb não emparelha. Desde já os meus agradecimentos a quem me souber dar a solução para este problema. Cumprimentos, Fernando Ferreira

    ResponderEliminar