Canon Europa celebra os resultados do seu programa de sustentabilidade em África


A Canon Europa, líder em soluções de imagem, está a celebrar o 3º aniversário do Miraisha, um dos principais programas de sustentabilidade da empresa. O ano de 2017 viu este programa criar mais atividades do que nunca, contabilizando mais de 3.000 participantes em sessões de formação e workshops desde o início do programa. Esta iniciativa tem como objetivo promover oportunidades de trabalho em África ao oferecer workshops a fotógrafos, videógrafos, realizadores e proprietários de empresas de impressão.


Este mês, o programa irá assistir a um novo desafio em colaboração com o 'The NRB Bus'. Apresentado na cidade de Westlands em Nairobi, Quénia, um típico autocarro londrino de dois andares será o palco de diversos workshops focados em formação criativa. Estes workshops vão também viajar pelo país através de um roadshow.

Stuart Poore, Diretor de Sustentabilidade da Canon Europa comenta, "O programa Miraisha evoluiu muito nos últimos 12 meses e nós estamos muito orgulhoso de todos os que nele participaram e daquilo que alcançaram. Estamos muito contentes por poder oferecer ainda mais formação em colaboração com o The NRB Bus, que será um local inspirador para realizar os workshops. Este programa representa verdadeiramente a nossa filosofia corporativa de Kyosei: viver e trabalhar em conjunto pelo bem comum, e estamos comprometidos em continuar o nosso trabalho em África.

As principais inciativas que decorram no último ano incluíram:

Programa formar o formador
O programa 'Formar o formador' é uma iniciativa recente de grande sucesso. Nos vários workshops Miraisha, a Canon enviava regularmente especialistas da Europa e África para liderarem as formações. No entanto, com o objetivo de tornar o programa autossustentável a Canon investiu num conjunto de formadores locais, sendo mais vantajoso para os participantes uma vez que os estes formadores podem agir como exemplos a seguir, oferecendo uma fonte de conhecimento local. Atualmente, a Canon tem 15 pessoas no programa 'Formar o Formador', seis dos quais estão já qualificados como formadores certificados. Muitos destes formadores são fotógrafos ou videógrafos profissionais, sendo que um deles foi contratado pela Canon para trabalhar a tempo inteiro na loja da marca em Marrocos.

O sucesso dos workshops de storytelling
No seguimento da participação num workshop de storytelling da Canon com o Mestre Gary Knight, em setembro Anthony Obayomi ganhou o National Geographic Photography Portfolio Review no âmbito do festival LagosPhoto. Este workshop decorreu em dezembro de 2016 onde Anthony utilizou uma EOS 650D e uma variedade de objetivas. Os concorrentes a esta Review enviaram um portfólio de trabalho do ano anterior que foi avaliado por um painel de jurados Nigerianos e internacionais. Anthony, o vencedor do melhor portfólio ganhou um prémio de 10,000$. Além de estar no radar da National Geographic, será também recomendado a outras agências de fotografia internacionais. O portfólio do Anthony estava focado na falta de acomodação para os estudantes da Universidade de Lagos.

Além disso, a fotógrafa Nneka Iwunna utilizou as competências que adquiriu neste mesmo workshop de storytelling e venceu um Magnum Foundation Fund, que vai apoiar o seu trabalho em fotografia de documentário.

Para saber mais sobre o programa Miraisha, visualize o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=2Sq9IarcqYA

0 Comments: