Relógio TomTom Spark 3 - GPS/CARDIO/MUSIC - Análise


Depois de ter experimentado vários Smartwatches, que permitem o controlo de actividades de desporto, fiquei curioso em saber se haveria muita diferença em relação a um relógio feito especificamente para o desporto....

Hoje trago-vos a análise do TomTom Spark 3 um relógio dedicado ao deporto.
O modelo que vos vou falar é o TomTom Spark 3 GPS, CARDIO, MUSIC com auriculares bluetooth da TomTom incluídos.


Na caixa vão encontrar para além do relógio, os auriculares bluetooth da TomTom com vários adaptadores para o ouvido, os cabos de carregamento e os manuais.


Design


O TomTom Spark 3 apresenta-se com um ecrã quadrado com o tamanho ideial para a apresentação das informações que são a preto e branco.


A bracelete tem um aperto rápido e prático e o melhor de tudo é que pode ser trocada, algo que é bom num relógio de desporto tendo em conta que a exposição ao sol, suores e eventualmente água salgada, vão diminuir o tempo de vida útil da bracelete.



Logo abaixo do ecrã temos um quadrado saliente onde vamos encontrar o receptor de GPS com uma espécie de joypad composto por 4 botões direccionais a envolver o mesmo.


O facto de o controlo das opções do relógio serem feitas por botões e não por toque no ecrã é uma mais valia, pois torna a operação do mesmo mais eficiente durante por exemplo uma corrida em que há um constante movimento dos braços.


Visor
A pensar no desporto, que na sua maioria das vezes é ao ar livre, este relógio contém um ecrã com uma tecnologia que permite ver perfeitamente mesmo com muito sol. Dispõe também de retro-iluminação para ambientes mais escuros.

Música.


O Tomtom Spark 3 tem disponíveis 3GB de memória, o que dará para cerca de 500 músicas.
Este pack já traz incluído os auriculares bluetooth da TomTom mas caso já tenham auriculares bluetooth, não necessitam deste pack, eu testei com 2 auriculares de marcas e formatos diferentes e consegui emparelhar sem problema nenhum. Caso não tenham e optem pelos auriculares bluetooth da TomTom vão ficar bastante satisfeitos com a qualidade de som, autonomia e alcance.

Desporto



É no desporto que este relógio sobressai.
Para além do controlo dos passos, batimentos cardíacos e calorias no dia-a-dia e tempo em actividade 24h por dia este relógio permite acompanhar a corrida, ciclismo, natação, passadeira rolante, ginásio e bicicleta indoor. As medições e informações apresentadas são bastante precisas e de grande utilidade.

Testei a corrida e ciclismo e posso mesmo dizer que este relógio é a companhia perfeita para o desporto.


Corrida

Assim que entramos no menu da corrida, podemos consultar o histórico e consultar os dados de uma corrida específica.
Podemos iniciar logo de imediato a corrida igual à última efectuada ou então seleccionar que tipo de corrida queremos fazer.
Temos exercícios de corrida para por exemplo Perda de Peso, Cardio, Fitness, onde seleccionamos o tempo para o exercício e temos a indicação do grau de dificuldade.

A gestão do treino em si é feita pelo relógio que vai dando indicações ao longo da corrida.
Temos depois o Menu dos treinos onde podemos definir um objectivo, seja ele por distância, tempo ou calorias.


O que mais gostei e achei muito interessante, é o facto de podermos desafiar uma corrida previamente feita por nós. Assim que iniciamos a corrida, aparecem duas setas no ecrã, uma que representa a nossa prestação da última corrida e outra que representa a nossa prestação actual. Ao longo da corrida vamos tendo feedback por voz através do auricular a motivar e a dizer de estamos a perder ou a ganhar a corrida.
É uma boa forma de nos motivar durante a corrida.




Em termos de dados que são apresentados no ecrã, são personalizáveis e de fácil consulta durante a corrida.
Ao longo da corrida os alertas são apresentados através de vibração no próprio relógio e apresentação de informação útil no ecrã em determinadas fases da corrida.


Aplicação SmartPhone e PC

Outra coisa interessante neste relógio é a sincronização com a app para smartphone, e com o PC (ver video no final).
Em ambas as plataformas a forma como os dados são apresentados é bastante intuitiva e completa. O grafismo e design estão mesmo excelentes.


Autonomia


A autonomia foi também algo que me surpreendeu. Este relógio tem uma bateria de 300mAh, o que permite atingir uma autonomia de cerca de 20 dias sem o carregar.  Claro que a utilização de GPS, o Sensor de Cardio e a Música vão diminuir a autonomia.

Um praticante de desporto mais activo, é capaz de obter apenas uma semana de autonomia enquanto que um praticante ocasional facilmente chegará ás duas semanas. Mesmo estando a bateria no fim, 15 minutos de carregamento permitem sem problemas obter bateria suficiente para uma actividade com recurso a GPS e Música.


Notificações Smartphone.


As notificações do smartphone foram o ponto menos positivo que encontrei no relógio, isto porque nem sempre são recebidas as notificações no relógio, mesmo tendo a opção activa na aplicação e no smartwatch. No entanto quando são recebidas, no caso da chamada é apresentado o nome de quem está a ligar e quando é mensagem, para além do nome de quem enviou, é apresentado o texto da mensagem.(Ver video)

Opinião Geral


Considero este relógio uma excelente companhia para o dia a dia, tem uma boa autonomia, e o acompanhamento do treino é excelente. A forma como são armazenados os dados para consulta é muito intuitiva e completa não só no relógio como também na aplicação ou através do PC. É um relógio bastante confortável e leve e o facto de podermos mudar a bracelete dá-lhe uns pontos extra. Não posso deixar também de referir que é à prova de água até 40m. Para quem gosta de ciclismo é possível adquirir um acessório para o fixar na bicicleta. O único ponto negativo que encontrei foi o facto de as notificações do smartphone nem sempre funcionarem.



Podem também consultar aqui a análise em video:


TomTom Spark 3 GPS: http://bit.ly/2sd5ifH TomTom Spark 3 GPS e Cardio: http://bit.ly/2Ly3t5I TomTom Spark 3 GPS, Cardio e Music: http://bit.ly/2IMlcsG TomTom Spark 3 GPS, Music: http://bit.ly/2IP6Qne Site TomTom: http://bit.ly/2LuOpG0

1 comentário:

  1. Deixei de conseguir emparelhar o meu TomTom Spark 3 com os auriculares originais do modelo. Se puder ajudar, agradeço. Obrigado

    ResponderEliminar