Samsung abre centros globais de Inteligência Artificial no Reino Unido, Canadá e Rússia



Samsung Research, o centro avançado de investigação e desenvolvimento do SET Business (produtos finais) da Samsung Electronics, anunciou a inauguração de três centros de Inteligência Artificial (Artificial Intelligence - AI) em Cambridge, no Reino Unido (22 de maio), em Toronto, no Canadá (24 de maio), e em Moscovo, na Rússia (29 de maio). Estes centros vão reforçar as capacidades de IA da empresa e explorar o potencial da inteligência artificial centrada no utilizador.

O Samsung Research liderou o mais recente trabalho de expansão das capacidades globais de investigação em Inteligência Artificial da Samsung Electronics, e fez convergir toda a sua experiência em IA com a criação dos novos Centros. O Samsung Research supervisionou ainda a criação dos novos Centros de Inteligência Artificial em Seul, no passado mês de novembro, e em Silicon Valley, em janeiro. Com estes três novos centros de Inteligência Artificial, o Samsung Research passa a gerir cinco centros de Inteligência Artificial em todo o mundo.
Além disto, o Samsung Research planeia reforçar a sua equipa de investigadores especializados em inteligência artificial, estimando aumentar o número de profissionais desta área para cerca de 1.000 até 2020, a nível global.
"A Samsung tem um enorme histórico de inovação. Estamos muito satisfeitos por podermos conduzir toda esta paixão e liderança tecnológica para a Inteligência Artificial", disse Hyun-suk Kim, Presidente e responsável máximo do Samsung Research, durante a cerimónia de inauguração do novo Centro de Inteligência Artificial, em Cambridge. "Com os novos Centros de Inteligência Artificial e com o programa de recrutamento dos melhores especialistas neste domínio, queremos ser um agente de mudança ativo na indústria da Inteligência Artificial."
Um grande talento na área de Inteligência Artificial na liderança dos novos Centros
O Centro de Inteligência Artificial da Samsung em Cambridge será liderado por Andrew Blake, antigo diretor do Cambridge Laboratory da Microsoft, e pioneiro no desenvolvimento da teoria e dos algoritmos que podem permitir que os computadores funcionem como máquinas de observação. Com a cooperação de especialistas de renome nesta área de atividade, como o Professor Maja Pantić (Imperial College), o Centro de Inteligência Artificial da Samsung em Cambridge desempenhará um papel fundamental na investigação avançada da inteligência artificial para o Samsung Research.
"Este novo Centro traduz o compromisso que assumimos com a evolução da Inteligência Artificial", disse Andrew Blake. "A nossa investigação irá ajudar-nos a perceber melhor o comportamento humano e a explorar áreas como o reconhecimento de emoções, para conseguirmos expandir ainda mais os limites da comunicação centrada no utilizador e desenvolver tecnologias de Inteligência Artificial que, em última análise, melhorem a vida das pessoas."
O Centro de Inteligência Artificial que se situa em Toronto será liderado pelo Dr. Larry Heck, vice-presidente sénior do Samsung Research America (SRA), especialista em tecnologias virtuais na área dos assistentes pessoais e líder do Centro de Inteligência Artificial da SRA. O Centro de Inteligência Artificial de Toronto irá reforçar o seu trabalho de investigação nas mais importantes tecnologias de inteligência artificial, em cooperação estratégica com as principais universidades do Canadá.
O Centro de Inteligência Artificial em Moscovo vai aproveitar todo o conhecimento e especialização que a Rússia tem nas áreas da matemática, física, entre outras ciências fundamentais. Planeia também integrar especialistas em Inteligência Artificial, como o Professor Dmitry Vetrov (Escola Superior de Economia), e o Professor Victor Lempitsky (Skolkovo Institute of Science and Technology), para liderarem a sua investigação sobre algoritmos de Inteligência Artificial.
Princípios-base que orientam a visão da Inteligência Artificial (IA) da Samsung
A visão estratégica da Samsung relativamente à inteligência artificial está centrada em cinco vetores chave que irão orientar toda a investigação: a Inteligência Artificial "centrada no utilizador", que assegura a personalização através de um interface multimodal; a Inteligência Artificial "em permanente aprendizagem", através de uma autoaprendizagem contínua e feita a partir dos dados; a Inteligência Artificial "sempre presente", enquanto serviço disponível no espaço envolvente; a Inteligência Artificial "sempre útil", com intervenção mínima por parte do utilizador e capacidade de resposta a solicitações; e a Inteligência Artificial "sempre segura", que garante a segurança e a privacidade do utilizador. À medida que trabalham em torno destas áreas, os novos Centros de Inteligência Artificial irão aproveitar não só todas as vantagens oferecidas pelos mais evoluídos espaços de investigação, mas também as competências dos investigadores locais para colocarem as capacidades de inteligência artificial da Samsung num novo patamar de evolução.
Através de iniciativas já em curso, onde se inclui o Fórum de Inteligência Artificial realizado o ano passado, a Samsung tem trabalhado diretamente com prestigiados académicos de Inteligência Artificial na preparação das bases de investigação que irão sustentar distintas áreas de especialização. A Samsung continuará a expandir as suas áreas de especialização e as suas tecnologias em todo o mundo, nomeadamente na importante área mais oriental dos EUA.
Nos próximos anos, os equipamentos de Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) com Inteligência Artificial vão gerar um grande volume de dados que pode fornecer informações fascinantes sobre a vida dos utilizadores, e permitir que estes aproveitem ao máximo serviços inteligentes e otimizados de acordo com as suas preferências e comportamentos pessoais. Perceber de que forma os dispositivos com Inteligência Artificial podem oferecer aos consumidores opções mais otimizadas é uma questão crucial para o sucesso da tecnologia de IA a curto prazo. Para oferecer um ecossistema centrado no utilizador, a Samsung pretende criar uma plataforma de Inteligência Artificial sob uma arquitetura comum que poderá ser redimensionada rapidamente e que irá permitir uma compreensão mais aprofundada do contexto de utilização e dos comportamentos, algo que irá tornar a Inteligência Artificial mais relevante e útil.
Para mais detalhes sobre o Samsung Research e os Centros globais de Inteligência Artificial visite o site do Samsung Research em http://research.samsung.com.

0 Comments: