#CasaXiaomi - Sensor de Vibração, Inclinação e Queda!

A Xiaomi lançou recentemente mais um sensor da linha Aqara, para juntar aos sensores já testados por mim e implementados na minha casa digital, desta vez um Sensor de Vibração, Inclinação e Queda.

Este sensor tem a dimensão do sensor de temperatura e só se distingue deste pelo símbolo frontal diferente. Vem curiosamente numa caixa muito maior que os outros sensores, embora não traga mais nada.

Como funciona?
Para usar este Sensor de Vibração, Inclinação e Queda é necessário ter o Gateway da Xiaomi, e basta adicionar um novo dispositivo, seleccionar o Gateway e este comunicará por ZigBee com o Gateway, que por sua vez este enviará todas as informações para a app Mi Home, Home Assistant.


Configurações Possíveis
Este sensor permite detetar vibrações, quando é inclinado e quando cai e com isso gerar uma ou mais ações com base na informação recebida.

Exemplos Práticos

Vibração
Uma aplicação lógica será colocar em algo como uma porta de cofre do lado de dentro, e ativar um alarme ou notificação para o smartphone caso alguém tente abrir o cofre, ele detetará a vibração e reagirá em função das regras. Uma gaveta é outra utilização interessante...

Inclinação
Esta é uma das possibilidades que estou a testar para colocar no meu portão de garagem, pois ele ou está na vertical ou na horizontal, e uma vez que não dá para usar o sensor de portas e janelas porque o portão é metálico, este será uma bela possibilidade para criar ações de ligar/desligar a luz da garagem, tipo: das 20h às 7h se abrir o portão liga a luz da garagem, ao fechar após 30 segundos desliga. Ainda não conclui esta meta pois quero acabar primeiro o estúdio e depois passarei para a instalação dos LEDs na garagem.

Queda
Este para mim e no meu cenário é o de mais difícil utilização, pois não consigo ver dado o tamanho do sensor a colocação em um local ou objeto que simule a queda, poderei tentar colocar no portão da garagem e tentar perceber se ao puxar o portão para baixo e ele consiga ter o alerta de "queda" ativo e ajudar a ter a certeza que o portão está a fechar.

Sabendo que existe este Sensor de Vibração, Inclinação e Queda e como funciona, certamente aparecerão as ideias para implementar na vossa casa digital, pois cada um de nós tem a sua realidade doméstica e necessidades específicas.

Onde Comprar?
Gearbest: http://bit.ly/2MBhrHr






0 Comments: