Microsoft apresenta uma nova era de produtividade pessoal

A Microsoft partilha a sua visão para uma nova era de produtividade pessoal, com o lançamento da nova atualização do Windows 10 e de novas experiências no Office 365. Com foco no equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, estas novidades resultam em ferramentas úteis que apoiam os utilizadores nas várias experiências do seu dia-a-dia.


"Neste mundo em rápida transformação onde as pessoas se movimentam constantemente entre o trabalho e a família, a escola e o social, o telemóvel e o computador, estas áreas da nossa vida estão cada vez mais interligadas. Com esta tendência em mente, criámos o Office 365, o Windows e os Surface em conjunto, conectando-os através da cloud, garantindo que desta forma acompanham os utilizadores nas suas tarefas diárias", explica Panos Panay, vice-presidente corporativo do grupo Microsoft Devices da Microsoft.

Com foco nesta transformação, a Microsoft deu o próximo passo na oferta de experiências de produto e serviços conectadas que impulsionam uma nova era de produtividade pessoal:

·         Your Phone App
Colocar uma tarefa em pausa para responder a uma mensagem ou notificação no telemóvel pode cortar instantaneamente o foco e o ritmo de trabalho. Com isto em mente, a nova Your Phone App oferece acesso imediato a mensagens e fotografias do Android diretamente no PC, permitindo aos utilizados manterem-se focados e produtivos.

·         Windows Timeline on Phone
Uma vez que durante o dia alternamos naturalmente entre tarefas pessoais e laborais tanto nos telemóveis como nos computadores, tornou-se ainda mais difícil encontrar ficheiros, documentos ou páginas de internet nos vários dispositivos. Face a este desafio, o Windows Timeline que já está disponível para Windows 10 desde abril, chega agora aos telemóveis iPhone e Android, permitindo navegar para trás no tempo e encontrar ficheiros ou websites que utilizou nos vários dispositivos.

·         Integração com Outlook/To-Do
É simples criar uma longa lista de To Do's, mas é muito mais difícil arranjar tempo para completar cada tarefa. Com o To-Do agora integrado no Outlook.com, o utilizador pode facilmente arrastar uma tarefa para uma slot aberta no calendário e bloquear o tempo necessário para completá-la. No caso de receber um e-mail com uma tarefa associada, também é possível arrastá-la para o To-Do e automaticamente criar uma nova tarefa, ajudando a organização dos utilizadores.

·         Segurança familiar com o Microsoft Launcher
Com o Microsoft Launcher instalado nos dispositivos Android de toda família e através da configuração de um grupo de contas da família, os pais conseguem acompanhar a localização das suas crianças sem se preocuparem constantemente com a sua segurança. Os pais têm também acesso a informação sobre as apps acedidas pelas crianças através dos seus dispositivos Android, bem como o tempo gasto em cada uma. Se a Xbox One ou um PC Windows 10 estiver configurado no portal da família, é possível também saber em tempo real as atividades dos filhos nestes dispositivos, através do Microsoft Launcher.

·         Tinta digital no PowerPoint
A Microsoft tem inserido a Inteligência Artificial no Microsoft Office[1] com dois objetivos: tornar as tarefas diárias mais fáceis e o conteúdo mais apresentável. Com estas novas atualizações estamos a facilitar a criação de conteúdo através da caneta digital e do dispositivo tátil:
o   Uma listagem enumerada através de tinta digital irá transformar-se num texto formatado;
o   Se estiver a criar um fluxograma ou um diagrama, pode desenhar palavras e formas, e o PowerPoint irá encarregar-se de convertê-lo em texto e formas configuradas de uma só vez;
o   Ou então, pode deixar a função de design inteligente fazer o trabalho por si. Comece numa tela em branco, desenhe o seu slide, e o Designer irá utilizar a IA para recomendar slides por onde pode escolher.

·         Tinta digital no Word
Com a nova funcionalidade inteligente no Ink Editor, pode adicionar ou dividir palavras, ou adicionar novas linhas no seu documento sem tocar no teclado. Agora, é possível editar um documento do início ao fim através da caneta digital e do dispositivo tátil.

·         Animações 3D embebidas
Tanto no PowerPoint como no Word, movimentos dinâmicos animados são incorporados nos objetos 3D, que dão vida aos projetos.

Estas experiências são permitidas pelas inovações nos produtos Office 365, Windows e Surface. Muitas podem ser acedidas através da atualização de outubro de 2018 do Windows 10 – já disponível.

Além das novidades ao nível do software, a empresa anunciou também os mais recentes membros da família Surface - Surface Pro 6, Surface Laptop 2, Surface Studio 2 e Surface Headphones, que chegarão à generalidade dos países europeus no decorrer de 2019.

"Criámos a gama Surface com o Windows e o Office para que se adaptem aos utilizadores, dando-lhes as ferramentas adequadas às suas necessidades, tornando qualquer interação – tocar, falar, escrever, desenhar – perfeita. Estas novidades que apresentámos oferecem tecnologia e inteligência que está pronta a ser utilizada, sintonizada para ajudar os utilizadores a alcançar a sua inspiração, objetivos e sonhos, nunca perdendo uma oportunidade de alcançar mais. Estamos ansiosos por ver o que os nossos clientes podem fazer com estes produtos", acrescenta Panos Panay.

1 Vendido em separado.


Mais informações:

v  O que há de novo no Windows e no Office: https://blogs.windows.com/windowsexperience/?p=168462
v  Como obter a atualização, John Cable: https://blogs.windows.com/windowsexperience/?p=168660
v  News of the Day - Yusuf Mehdi : https://blogs.windows.com/windowsexperience/?p=168651
v  Surface blog – Panos Panay: https://blogs.windows.com/devices/?p=262071
v  Web Imprensa: www.microsoft.pt/imprensa


0 Comments: