Canon expande a sua popular XA-series com três novas câmaras compactas de vídeo profissional 4K UHD

A Canon Europa anunciou as mais recentes adições à sua gama profissional XA, com três novas câmaras de vídeo 4K UHD – XA55, XA50 e XA40 – que respondem à crescente procura do mercado por produtos 4K UHD. A XA55 / XA50 é uma câmara de vídeo 4K UHD com um sensor do tipo 1.0, focagem automática Dual Pixel CMOS AF e zoom ótico de 15x, sendo que o modelo XA55 apresenta adicionalmente uma interface 3G-SDI. A XA40 é uma câmara ultracompacta 4K UHD com um sensor do tipo 1/2.3 e zoom ótico de 20x.


As câmaras XA55, XA50 e XA40 adequam-se tanto à produção 4K UHD como HD, apresentando processamento HD com sobre amostragem que permite aos utilizadores beneficiar de captação avançada de imagens em Full HD, oferecendo ainda uma variedade de características profissionais versáteis. Leves e a preços competitivos, estas novas câmaras alargam o âmbito da família de produtos XA, indo ao encontro das expectativas dos utilizadores profissionais para aplicações como a recolha de notícias, vídeos empresariais e produção de documentários.

Gravação 4K UHD com diversas funcionalidades para utilizadores de câmaras de vídeo
Portátil e extremamente compacta, a XA55 / XA50 torna a gama XA ainda mais apelativa para os utilizadores de câmaras de vídeo. É o primeiro modelo da série XA a incluir um sensor CMOS de tipo 1.0 com a rápida e fiável tecnologia de focagem automática Dual Pixel. A câmara de vídeo apresenta também uma objetiva genuína Canon 4K com zoom ótico de 15x que, associada aos elementos Super UD (Ultra-Low Dispersion), oferece superior reprodução da imagem com um excelente efeito Bokeh e uma ampla gama focal de 25,5 mm a 382,5 mm. A imagem avançada em Full HD é possível graças à inclusão de um processador de imagem DIGIC DV6 e processamento HD com sobre amostragem, enquanto a potente estabilização de imagem de 5 eixos ajuda a evitar a distorção da imagem mesmo ao captar imagens com a câmara na mão.

A focagem automática rápida e precisa em aproximadamente 80% da imagem (na vertical e na horizontal) é possível com a tecnologia Dual Pixel CMOS AF. A identificação facial AF, Prioridade Facial AF, AF apenas Facial e operação "rastreamento do toque" ("touch tracking") permitem um controlo simples da focagem para uma operação intuitiva, enquanto o Dual Pixel Focus Guide proporciona uma interface gráfica do utilizador que ajuda na focagem manual. Esta ferramenta inovadora aplica a tecnologia de identificação de diferença de fase Dual Pixel CMOS AF para auxiliar na obtenção de uma focagem extremamente precisa.

O utilizador das câmaras XA55 / XA50 pode ainda beneficiar da possibilidade de gravação em múltiplos formatos – sendo suportados os formatos XF-AVC e MP4 até 4K UHD 25P e cartões SD, câmara lenta e rápida (gravação com velocidade máxima de 1200x tanto em 4K como em Full HD) e ranhuras duplas de cartão SD que permitem reencaminhamento de gravação e cópia de segurança. A XA55 / XA50 apresenta ainda um baixo consumo de energia, com uma bateria que permite mais de duas horas de operação contínua.

Áudio de qualidade profissional também é possível graças à gravação áudio linear PMC de quatro canais e dois terminais XLR, enquanto os terminais 3G-SDI (apenas na XA55) proporcionam saída em Full HD de um sinal 4:2:2 10-bit.

Câmara de vídeo profissional 4K UHD versátil e ultracompacta
Pesando aproximadamente 730 g (apenas o corpo), a XA40 é uma das câmaras de vídeo profissionais 4K UHD mais portáteis e compactas de momento disponíveis no mercado. Os utilizadores podem usá-la do modo que pretendem, mas sempre com a mais elevada qualidade: a combinação do sensor CMOS 4K UHD de tipo 1/2,3 polegadas com o processador de imagem DIGIC DV6 garante imagens impecáveis em 4K UHD e o processamento HD com sobre amostragem proporciona imagens de qualidade superior em Full HD. A câmara suporta a gravação em MP4 UHD 150Mbps a 25P e Full HD 35Mbps/17Mbps a 50P/25P, estando também disponível a gravação em câmara lenta e rápida em UHD e Full HD com uma velocidade máxima de 1200x.

A liberdade de expressão é garantida através do acesso a um zoom ótico de 20x com grande-angular a partir de 29,3 mm. Manter a consistência na qualidade das imagens não é um problema com a poderosa estabilização da imagem de 5 eixos, enquanto a estrutura de grupo de lentes 3D em tempo real apoia a operação silenciosa e rápida do zoom, ao mesmo tempo que permite uma operação ágil.

Um modo de infravermelhos que permite a gravação de vídeo mesmo em condições de pouca ou nenhuma luz ambiente e ecrã de táctil LCD de 3,0 polegadas para um controlo intuitivo são outras das atraentes funcionalidades desta câmara de vídeo de alto nível. Outras características incluem ranhuras duplas para cartões SD que permitem reencaminhamento de gravação e cópia de segurança e suporte para áudio linear PCM de 4 canais, com microfone estéreo incorporado e dois terminais XLR incluídos.

Para mais informações sobre a gama completa da série XA da Canon, visite: www.canon.pt
Principais características da XA55 / XA50:
  • Câmara de vídeo 4K UHD de elevada qualidade com sensor CMOS de tipo 1.0 e ampla gama dinâmica
  • Superior qualidade de imagem Full HD com processamento HD com sobre amostragem
  • Zoom ótico de 15x com grande-angular de 25,5 mm e estabilização de imagem de 5 eixos
  • Focagem automática Dual Pixel CMOS AF com identificação facial e rastreamento de toque (Touch Tracking)
  • Suporte de gravação 4K UHD 25P XF-AVC/MP4 em cartões SD e modos de câmara lenta e rápida em 4K e em Full HD
  • Outras características profissionais incluem o modo de Infravermelhos, duas entradas XLR com capacidade de gravação áudio PCM linear de 4 canais e 3G-SDI (apenas na XA55).
Principais características da XA40:
  • Câmara de vídeo ultracompacta 4K UHD com sensor CMOS de tipo 1/2,3 polegadas e Full HD superior com processamento HD com sobre amostragem
  • Zoom ótico amplo de 20x com estabilização de imagem de 5 eixos
  • Modos de câmara lenta e rápida, tanto em UHD como em Full HD
  • Modo de infravermelhos para condições de pouca ou nenhuma luz ambiente
  • Câmara leve (peso aproximado de 730g – apenas o corpo da máquina) e inúmeras funcionalidades profissionais, incluindo duas entradas XLR com áudio linear PCM de 4 canais. 

0 Comments: