Tornei um Painel LED normal, num Painel Inteligente!

Das coisas que defini como prioridade mudar nesta casa a primeira foi a luz da cozinha! Este apartamento é simples, sem grandes mordomias, mas há coisas que acho que são essenciais... A palavra LED na minha casa é obrigatória, seja pelos consumos, qualidade da luz, estética...

A Estética faz diferença!
A verdade é que aquela lâmpada fluorescente enfiada naquela armadura fininha, completamente amarelada e outdated tirou-me do sério! Por isso tratei de me encontrar com o meu amigo Paulo do Canal SocialNetting, e ele tratou de me facultar o painel LED que precisava!


Mãos à Obra!
Os cépticos diriam e muito bem que eu não iria pôr as mãos na massa para trocar esta armadura! Mas a verdade é que a necessidade aguça o engenho! E como agora estou no Porto sem o meu cunhado por perto, tive que meter as mãos à obra e mexer em eletricidade. Há aqui uma grande diferença para a casa de Guimarães, pois aqui estou a viver sozinho e não tenho crianças a ver TV, ou a navegar no Youtube... e o facto de poder fazer o corte geral, faz toda a diferença!
O trabalho de colocar a armadura é simples, pois foi retirar a velha e ranhosa armadura. Fazer as furações dos suportes da nova, pois como não tenho teto falso, tive que colocar esta armação! E depois é só encaixar!

Transformação em Inteligente!
Esta sim, é a parte mais simples! Eu gostaria de ter colocado um interruptor inteligente de parede, pois seria o ideal, mas a verdade é que quando existem vários interruptores integrados no mesmo espelho, a coisa fica complicada de resolver. Mas para mim, era imperativo ter uma solução inteligente na cozinha, e daí atalhei direto por colocar o famoso Sonoff Basic.

Bastou ligar os cabos do alimentador incluído do Painel LED, ao Sonoff Basic ligar a linha e o neutro e configurar na aplicação Ewelink, já conhecida dos Sonoff. A adição do Sonoff Basic é simples, basta registar a conta e adicionar um switch, o processo é tão simples que não acho que faça sentido documentar aqui, contudo se tiverem dificuldades coloquem nos comentários que adiciono ao artigo.

Depois disto pronto. foi só adicionar à Alexa e começar a comandar por voz! Tal como podem ver no vídeo abaixo, onde mostro todo o processo!



Onde Comprar?

SonOff Basic
Banggood: http://bit.ly/2Wdeyhz
Gearbest: http://bit.ly/2Vy41ke
AliExpress: http://bit.ly/2VANsEb

Painel LED
Comprei na Braguilectra de Esposende, gerida pelo Paulo Fernandes.
E-mail: [email protected]
Url: http://braguilectra.pt

Aproveita e segue o Canal do Paulo Fernandes
Canal SocialNetting: https://www.youtube.com/socialnetting

Armadura Anterior

Montando o Sonoff

Painel LED

Detalhe para pintar

Vista Geral da Iluminaçaõ


1 comentário:

  1. Viva,
    No seu caso, eu antes de instalar a luminária teria pintado todo o teto. Dava mais trabalho e gastava um pouco mais de tempo, é certo, mas ficava o trabalho mais bem feito.

    Cptos.
    Rui Marques

    ResponderEliminar