A rede regressa mais inteligente, simples e segura com a inteligência artificial e o machine learning


A Cisco anunciou inovações de software criadas para simplificar a gestão e proteção das redes. À medida que as organizações apostam na transformação digital e os departamentos de TI se centram na inovação, a Cisco oferece novas capacidades de inteligência artificial e machine learning para responder a estes desafios de digitação e inovação, através do conhecimento da rede.
A Cisco também apresenta soluções inovadoras que permitem gerir de forma mais eficaz os utilizadores e as aplicações ao longo de toda a rede corporativa, desde o campus, à WAN até aos centros de dados e ao extremo da IoT.

Segundo a consultora 451 Research, quase dois terços das organizações afirmam que os seus departamentos de TI têm um maior volume de trabalho. Por sua vez, as TI devem proporcionar grandes experiências digitais num ambiente imensamente competitivo. Alinhar as necessidades da empresa com os seus recursos disponíveis requer ferramentas inovadoras de automatização e analítica, baseadas em dados e otimizadas através da inteligência artificial e do machine learning.
Como líder em redes e segurança, a Cisco foi criando um dos melhores conjuntos de dados de telemetria comprovados e contextualizado na indústria. Neste momento, a empresa aproveita as novas capacidades de software criadas para utilizar dados não identificados e adicionados, que ao ser combinado com os seus 35 anos de conhecimento na construção de redes à escala global, resulta em soluções mais inteligentes que ajudam as equipas de TI a operarem com maior eficácia. As novas capacidades incluem:
  • Mais visibilidade. Não existem duas redes iguais. Os contextos estão sempre em mudança. A Cisco reúne continuamente dados relevantes de redes locais e correlaciona-os com o conjunto de telemetria de dados incluídos para criar guias-base de rede, altamente personalizados. Estes guias-base aprendem e adaptam-se constantemente à medida que se desenvolve o número de dispositivos, utilizadores e aplicações, e de acordo com a alteração de contexto.
  • Mais informação. A complexidade da rede criou para além da escala humana de processamento. A Cisco utiliza o machine learning para correlacionar a grande quantidade de dados procedentes da rede com guias personalizados, para descobrir os problemas que poderão ter um maior impacto na rede, alertando os departamentos de TI. Também descobre tendências e padrões, ajudando os administradores a identificarem os problemas de forma preventiva.
  • Ações guiadas. A Cisco utiliza algoritmos de lógica do equipamento e fluxos de trabalho automatizados para levar a cabo os passos lógicos de resolução de problemas que um engenheiro executaria. Isto ajuda as TI a detetarem problemas e vulnerabilidades, analisar a principal causa e acelerar medidas de correção.
"À medida que o ritmo de mudança e a diversidade do ambiente evoluem a grande velocidade, a Cisco compromete-se a simplificar continuamente as nossas soluções", destaca Scott Harrell, Senior Vice President and General Manager of Cisco's Enterprise Networking Business. "A inteligência artificial e o machine learning podem ajudar as organizações a diferenciar de forma eficiente quais os temas a priorizar, para que se tornem mais ágeis e proactivas. Isto terá um grande efeito nas operações de rede e nas equipas de TI que as desenvolvem. Na Cisco, estamos a redefinir o futuro das nossas redes e a força de trabalho através da automatização e da inteligência."
Reduzir a complexidade com a rede multidomínio
Para ajudar as empresas a simplificar a complexidade sem precedentes das TI, a Cisco está a criar uma arquitetura baseada na intenção (intent-based architecture) que abrange todos os domínios da rede: campus, sucursais, WAN, IoT, data center e Cloud. A Cisco oferece soluções otimizadas para satisfazer as necessidades concretas de cada um destes domínios de rede. Hoje, a Cisco anuncia novas integrações, proporcionado aos utilizadores uma experiência segura e consistente, sem que importe onde, quando ou como se conectam. As novas integrações facilitam de extremo a extremo:
  • A segmentação de rede. A integração do Cisco SD-Access com o Cisco SD-WAN e a Cisco Application Centric Infrastructure (ACI) permite aos departamentos de TI autorizar, incluir e segmentar utilizadores e dispositivos de forma consistente e simples, através de redes de campus, sucursais, data center e Cloud, inclusivamente quando os utilizadores e as aplicações mudam. Devido a esta segmentação, as equipas de TI podem proteger as empresas contra o acesso não autorizado a dados confidenciais e aplicações críticas.
  • A experiência de aplicações. A Cisco transmite de forma automática os requisitos das aplicações entre o data center e a WAN, permitindo à rede selecionar a melhor rota e priorizar o tráfego, inclusivamente se as aplicações se movem ou alteram. Isto ajuda as equipas de TI a aumentar dinamicamente o rendimento das aplicações em toda a empresas e as suas sucursais.
  • A segurança integrada. Como líder em cibersegurança, a Cisco está a aproveitar as suas inovações de segurança em todos os domínios. Ao aumentar a capacidade de detetar ameaças ocultas no tráfego codificado para nuvens públicas e proteger as sucursais e a WAN contra ameaças, a Cisco proporciona a segurança de extremo a extremo que os clientes necessitam.
O ecossistema da Cisco impulsiona a inovação
À medida que a rede se torna cada vez mais programável, o ecossistema de parceiros e programadores da Cisco é determinante para impulsionar a inovação. Para ajudar as empresas a manterem-se atualizadas com o imparável ritmo de mudanças, o Cisco DevNet – o programa para programadores da empresa – oferece recursos com o apoio da comunidade, para que a adoção da tecnologia de redes seja mais simples e acessível. São oferecidos: recursos de machine learning e inteligência artificial para programadores, incluindo casos de utilização e recursos para começar com novas aplicações, o Cisco DevNet Automation Exchange, que contém um repositório de código para todos os níveis de casos de utilização da automatização das redes, bem como o Cisco DNA Center Platform, que ajuda os profissionais de redes e os programadores de software a criar novas aplicações e integrações.
Disponibilidade, licenças e serviços
  • A Cisco AI Network Analytics será um componente padrão do Cisco DNA Center Assurance e estará disponível na próxima versão do Cisco DNA Center, disponibilizado no verão de 2019. A Cisco AI Network Analytics será incluída no nível de licenças do Cisco DNA Advantage.
  • As integrações multidomínio vão estar disponíveis com a próxima versão do Cisco DNA Center, disponibilizado no verão de 2019. Estas integrações serão incluídas no nível de licenças do Cisco DNA Advantage.
  • O Cisco Costumer Experience para soluções Cisco DNA acelera a implementação das últimas soluções de redes baseadas na intenção, reduzindo o risco e a disrupção. O portfólio de serviços Cisco Costumer Experience proporciona uma orientação especializada, melhores práticas e ferramentas inovadoras para ajudar as organizações a evoluírem com maior facilidade e confiança. Isto também permite inovar com maior rapidez, reforçar a sua competitividade, retirar mais valor e obter um ROI mais rápido.

0 Comments: