Prateleiras na Garagem

Estou longe de ser um pró da bricolage, dada esta minha dificuldade desde sempre, quando mudei de casa tinha muita tralha para arrumar na garagem. Para além de ter mudado de um T3 para um T2, tinha anteriormente uma bela arrecadação na garagem e apesar de ter dado muitas coisas a muita gente, existem coisas que temos que guardar obrigatoriamente, nomeadamente acessórios sazonais (natal por exemplo), bem como todas as outras coisas que não gostamos de ter em casa, ou raramente são utilizadas.

Mas como ia a dizer, como não sou pró da bricolage, pedi a um amigo que agora também é meu primo para me montar as estantes na garagem, ora ele montou as estantes com o material que tinha da garagem anterior, placas de contraplacado, com umas cantoneiras 50x50, reutilizamos os parafusos de 6mm anteriores e comprei buchas de 6mm novas. Ora, tudo parecia bem, até começar a carregar pesos em cima das estantes.
Num fim de semana que fui passar fora, boa parte das estantes cederam, e tive sorte pois como não estava em casa, o carro não estava na garagem, senão tudo o que caiu teria provocado danos na viatura.
O prejuízo não foi muito, apenas algumas caixas de plástico partidas, o que já não foi pouco dado o custo das mesmas. Fora isso fiquei com uma dor de cabeça para resolver, como colocar as prateleira de novo no sítio sem correr o mesmo risco.

Com isto mentalizei-me que tenho de esforçar-me mais no tema bricolage, pois não me interessa pagar por serviços e custa-me estar sempre a pedir a familiares e amigos para me virem ajudar, ainda mais agora que estou mais distante deles.

Tentei colocar buchas e parafusos de 8mm, que não resolveram a questão, pois mal fazia algum esforço na ponta da cantoneira a estrutura cedia de novo. O principal problema prende-se com o fato de a garagem ter paredes em tijolo e com uma enorme camada de gesso por cima, para que a parede fique lisa, ou seja, fica bonita, mas instalar prateleiras é uma dificuldade extrema, pois não permite ganhar a fixação pretendida.

Ontem passei numa loja de bricolage perto de casa, a Casa Peixoto, onde andei a pedir conselhos a um funcionário, ele aconselhou-me a colocar buchas metálicas que normalmente são utilizadas em pladur. Comprei 3 unidades para testar, alarguei os furos uma vez que a bucha é bem mais larga (quase 10mm), mas o parafuso passa perfeitamente no buraco da cantoneira, coloquei a bucha, a cantoneira e o parafuso na parede, notei claramente que estava a fazer efeito, pois a bucha "abre" na ponta para ocupar o espaço oco dos tijolos fazendo esta ficar justa e segura. Depois de "ene" esforço para colocar 2 parafusos fiz força na cantoneira e esta não cedeu!

Sinto que encontrei a solução para o meu problema, tenho consciência que posso apanhar zonas diferentes de parede onde a dita bucha/parafuso não resulte tão bem, mas amanhã trato disso!

Segue abaixo as imagens da bucha/parafuso e o respetivo funcionamento.





0 Comments: