Rede Doméstica (Ited)

Vivo numa casa nova desde Maio de 2012, uma das boas novidades era possuir rede de cabo UTP Cat. 5e, que permite obter velocidades de rede até 1 Gbps, desde que (como é obvio) os equipamentos suportem gigabit.

Ora tudo isto esta ao nosso dispor, mas os prestadores de serviços dos operadores de comunicações querem apenas o facilitar o seu trabalho. No meu caso, com a Meo, instalaram tudo na sala. Passaram a fibra até lá, e nesse local colocaram o ONT e o Router. O ONT é onde a fibra liga directamente e o equipamento modula o na rede coaxial para colocar os 70 canais pela casa toda, para isso injectam na tomada coaxial de TV desde a sala, ao invés de injectarem o sinal no próprio bastidor Ited.
O mesmo se passa com a rede, ao colocarem o router na sala, permite que tenha na sala 4 ligações de rede a 100Mbps, mas impossibilita que possa colocar o telefone fixo onde gostaria de o ter, por exemplo, na entrada da casa, pois aí fica central e acessível de qualquer divisão, para além de me obrigar a ter um único telefone, pois como injectam a rede na única tomada existente na sala, fico sem tomada para injectar o telefone.
No meu caso, remediei o problema colocando um router dentro do bastidor Ited, uma vez que abrindo o bastidor, na parte de trás existe uma tomada para o efeito, o espaço de fato não é muito, mas deu para colocar o router a fazer de switch/ap e desta forma ampliei a rede Wireless com um segundo SSID. Não está do meu gosto, mas dá para desenrascar...
O ideal era mesmo colocarem tudo dentro do bastidor, ONT e Router, assim aproveitávamos directamente a função switch do router, para alimentar as portas da rede domestica, podíamos ligar a tomada Voip do telefone na ficha do hall de entrada, e o sinal coaxial analógico era injectado directamente no bastidor, assim poderíamos ver sinal analógico também na sala, para por exemplo, gravar directamente no mediacenter os canais que quisermos.

No meu caso tenho 5 tomadas disponíveis no bastidor e faria as ligações da seguinte forma:
Tomada 1: Suite
Tomada 2: Quarto
Tomada 3: Sala
Tomada 4: Cozinha

Com isto as 4 portas do router ficariam completas.

Depois bastava ligar a na quinta tomada o cabo de telefonia Voip que iria dar direto ao Hall de entrada onde teria o telefone fixo.

Resumindo, caso tenham uma instalação destas para fazer em breve, sigam estas recomendações, senão ficam como eu, não querem mexer na fibra e depois nada podem fazer!

0 Comments: