Conectar clientes OpenVPN (Windows,Linux,MacOS) com o OpenVPN server da RasPI

Para configurar o acesso ao VPN precisam de instalar nos vossos computadores um cliente do OpenVPN. Podem fazer download aqui, dependendo do vosso sistema operativo:


Para Android existem também Apps na PlayStore e acredito que para iOS também existam. No meu caso, Ubuntu, apenas é necessário instalar o openvpn com o comando "sudo apt-get install openvpn" para que o mesmo fique acessível no painel da rede wifi.

É necessário em primeiro lugar, aceder à raspberry pi com um cliente de FTP/SFTP (como o filezilla por exemplo) com o utilizador root. Caso o root não esteja activo, executem o comando:

sudo passwd root

numa ligação por SSH à Raspberry PI, escolhendo uma password.

Copiem (arrastem) os 5 ficheiros (abaixo) na pasta "openvpn-client-files" para o vosso computador:

# clientpi.key
# capi.crt
# clientpi.crt
# tapi.key
# raspberry.ovpn


No windows, deverão colocar os 5 ficheiros em C:\Program Files (x86)\OpenVPN\config ou C:\Program Files\OpenVPN\config.

O VPN deverá ser adicionado no software do cliente utilizando o ficheiro de configuração raspberry.ovpn. 

No Ubuntu, é necessário colocar os ficheiros em /etc/openvpn. Criei o VPN com o ficheiro de configuração indicado acima - raspberry.ovpn (em importar configuração de VPN guardada). Após a importação, as configurações foram totalmente preenchidas. Em baixo ficam os screenshots às configurações para o caso de terem problemas com a importação:








A utilização do VPN só funcionará fora da vossa rede doméstica. Não tentem aceder a nenhum endereço quando ligados à rede de casa e ao VPN simultâneamente, a não ser que esse seja o site do vosso serviço no-ip. Não conseguirão estabelecer ligação.

Para testar o VPN, criei um WIFI hotspot com o meu smartphone Android, utilizando a ligação 3G e liguei-me à rede pelo portátil. Após estabelecer ligação, verifiquei o meu ip:



Posteriormente iniciei o VPN e verifiquei novamente o ip:



Esse é o meu ip doméstico! Navegando até uma página que só está disponível dentro da rede (a web interface do XBMC instalado noutra raspberry pi):


Verificamos que estamos lá fora, cá dentro (ou ao contrário...).

Até breve.


0 Comments: