Backup Doméstico na Cloud

Olá a todos!

Como sabem, prezo muito a minha informação doméstica, com um grande foco nas fotografias e filmagens, que caso sejam perdidas, serão irrecuperáveis. Ora, esta preocupação constantante em ter vários backups obriga-me a fazer algumas operações constantes de cópia de ficheiros para a máquina central de casa, e depois executar jobs de backup para um NAS e para uma máquina que se encontra na garagem onde faço outro backup.

Neste momento encontro-me em fase de preparação de um novo servidor doméstico, que será configurado com RAID 5, garantindo alguma redundância de disco e desta forma dando alguma confiança, contudo não sou capaz de pura e simplesmente confiar toda a minha informação apenas a um RAID, assim sendo, estou a ponderar um cenário de backup na Cloud.

Das várias soluções estudadas, há uma que sempre se destaca na minha opinião, o CrashPlan. Olhando para soluções domésticas, o CrashPlan tem 3 soluções possíveis:

  • Free: Usas o software e fazes backup entre as tuas máquinas locais, discos externos. Tens ainda o Backup Offsite, onde podes fazer backup para a casa de um amigo ou familiar, com o à vontade de tudo ser encriptado, ou seja, as pessoas recebem a informação, mas nunca terão acesso aos teus ficheiros.
  • Individual: Por 59,99 Dólares/Ano, podes fazer backup para os servidores do CrashPlan de forma ilimitada (mesmo!) de um pc, com a encriptação habitual, com versionamento de ficheiros e com a garantia de que quando apagas ficheiros do teu lado os mesmos se manterão no CrashPlan, desde que atives essa opção no software, é claro.
  • Family: Por 149,99 Dólares/Ano, tens o cenário anterior, mas para casos de 2 a 10 pcs...

No meu cenário, o mais interessante é o Individual, pois como tenho tudo armazenado no HomeServer, posso fazer backup da minha informação para o CrashPlan de apenas uma máquina, pois todas as máquinas da rede acabam por fazer backups no servidor doméstico, logo tenho toda a informação salvaguardada ali.

Em caso de "desastre", os dados podem ser restaurados em qualquer máquina, de forma total ou parcial, ou seja, caso pretendas restaurar "aquele" ficheiros ou "aquela" pasta, podes faze-lo.

Existe ainda apps para iOS e Android, para gerir ver e editar os ficheiros na cloud, contudo ainda não experimentei essa opção.




2 comentários:

  1. Boa noite caro,

    Eu uso o livedrive que até é bastante rápido.
    O problema dos mais baratos é que o upload costuma ser horrível. Testa e confirma antes de pagares.
    Eu testei vários e só fiquei satisfeito com a livedrive. Isto preço/qualidade

    Abraços,
    Joao

    ResponderEliminar
  2. Estou a fazer upload a 3Mbps...
    O Live drive, para Linux, só funciona via SFTP, ou seja, é mais para utilizadores Windows. O interface do Crashplan é brutal e as possibilidades são bastantes, seja para a Cloud, local, ou offsite.
    Que me dizes sobre a experiência do Live Drive em Linux?

    ResponderEliminar