Kodi Addon: Ver Camera IP Wanscam via XBMC/Kodi

As Cameras IP começam cada vez mais a fazer parte do nosso dia-a-dia, podem ser abordadas como vigilância da habitação, permitindo cenário multi-cameras, ou então no meu caso serve apenas para monitorizar um bebé e ver como ele se encontra enquanto se encontra no berço, podendo enquanto isso fazer outras tarefas domésticas, ou então desfrutar de um pouco de descanso.

À tempos atrás comprei via eBay uma camera ip compatível barata, algo que ficou por pouco mais de 30 euros já com portes, facilmente poderão encontra-la no link que adicionei na linha acima e é normalmente conhecida por Wanscam, um clone da Foscam.

Esta camera traz de base um software que pode ser instalado em Windows e permite ainda que se instale uma app através da PlayStore ou AppStore, porém isto obriga a inserir o código único da camera para que ela fique acessível via Internet através de P2P e isso não me agrada minimamente, pois nada me garante que mais ninguém na China ou em qualquer parte do mundo aceda às minhas imagens.

Em casa tenho Meo M5O, logo tenho um router Technicolor TG784v3, e este router tem uma funcionalidade interessante para bloqueio do acesso à Internet, normalmente utilizado para limitar o uso intensivo das crianças à Internet, permitindo apenas o aceso em horários estipulados. Para tal basta ir a Controlo de Acesso, seleccionar o equipamento pretendido e desmarcar todos os vistos de dias/horas de acesso permitido, automaticamente o dispositivo não sairá mais para a Internet, nem ficará acessível a pessoas que se encontrem fora da rede doméstica. É óbvio que isto não é mandatório, mas quem é paranoico como eu com a segurança deverá fazê-lo.


Apesar de usar as apps no smartphone e no iPad, senti necessidade de o fazer na TV, isto porque numa casa digital muito do que se passa roda em volta da TV e não existe necessidade de estar continuamente a carregar a bateria, assim sendo pedi ao enen92 se conseguia alterar o script já desenvolvido pelo leopold para as Foscam para a Wanscam, e ele assim fez!

Este addon, não só permite visualizar a camera ip em direto, como também utilizar as funções de Pan/Tilt que vem de série na camera, para tal basta usar o comando e selecionar o movimento pretendido. O addon já foi adicionado ao repositório da minha casa digital, na secção programas.





Espero que desfrutem deste magnífico addon, desenvolvido pelo enen92, o qual agradeço ter acedido amavelmente ao meu pedido.

Tenho evitado abordar temas relacionados com o XBMC, agora Kodi, muito até embora relacionado com addons. Curiosamente o nosso blog está muito associado ao XBMC/Kodi, não por minha vontade, mas continuo a dizer que o conceito de "Casa Digital" não é apenas um Raspberry Pi e um XBMC, é sim torna-la mais prática no dia-a-dia, dentro das possibilidades financeiras e dentro dos desejos de cada um.

4 comentários:

  1. Olá! Tenho uma ipcam Wanscam WANSCAM - JW0008 e ao instalar o addon aqui indicado, não consigo obter imagem, apenas consigo visualizar cores verdes sem nenhuma imagem... Alguma dica acerca de qual poderá ser o problema? Já fiz vários testes e em vários sistemas com restart, shutdown/restart mas o resultado é sempre o mesmo...

    ResponderEliminar