Análise: Raspberry Pi 2 B (como MediaCenter)


Finalmente posso começar a apresentar alguns resultados em relação a este novo aparelho.

O Raspberry Pi 2 B realmente é uma lufada de ar fresco em comparação com o Raspberry Pi B (e B+) e a anos de luz do A, A+.

Os testes foram feitos com a Openelec (http://openelec.tv) 5.0.3 oficial e com cartão classe 10 de 8GB.

Especificações:
- Processador quad-core 900MHz (ARM Cortex-A7);
- 1GB LPDDR2 SDRAM;
- 4 Entradas USB 2.0;
- Micro SD;
- Entrada A/V 3,5 mm;
- Entrada HDMI;
- 40 pinos GPIO.

Deixo abaixo, alguns vídeos a demonstrar a performance de ambos em alguns aspectos que considero importantes.

1. Tempo de Boot:



2. Navegação em addons e vídeos do Youtube:



3. Utilização de skin mais pesada:

4. Carregamento de Biblioteca (Filmes/Séries):

5. Vídeos:
Quanto à performance em vídeos tem o mesmo tipo de comportamento (a gráfica não mudou, seria de esperar isso mesmo), fiz alguns testes com o Big Buck Bunny (https://peach.blender.org/) e deu sem problemas a 1080p (24fps) e 1080p (30fps), com 60fps já travou um pouco o vídeo. No teste com Jellyfish (http://jell.yfish.us/) a 120Mbps travou o suficiente para ser impossível ver o vídeo, o máximo que deu para ver foi no range dos 40Mbps (que é perfeitamente aceitável para o que normalmente se utiliza). 
(Assim que possível actualizo com vídeo)

Conclusão:

Em comparação com o Pi B temos melhorias na redução para metade do tempo (ou mais) nas operações realizadas. O reportado de melhorias é de ser 6x mais rápido que o Pi B e confirmo que é verdade.

Posso afirmar que para utilizar como MediaCenter é uma óptima solução para a entrada neste tipo de aparelhos, pelo preço e capacidades que apresenta é excelente para isso.
Comparando com uma box android em termos de MediaCenter não fica com resultados muito piores e a performance é quase semelhante (não esquecer que é um segmento de mercado diferente e aparelhos com especificações e preços muito mais elevados).

No futuro irei apresentar a minha opinião para a utilização de outras soluções (servidor, miniPC, etc), pois as capacidades do Raspberry Pi 2 não se ficam apenas para ser utilizado como MediaCenter.

O meu obrigado à http://geekFC.eu pelo envio do Raspberry Pi 2 para podermos realizar todos os testes que pretendermos e podermos apresentar-vos os resultados.

Por: Carlos Correia

1 comentário:

  1. Muito Bom. Uso o Pi2 Kodi (OpenElec), roda fluido, consigo ver streams tv (tv portuguesa e outros), filmes, youtube e mais.
    Recomendo tambem um pouco de overclock. Vale o Preço.

    ResponderEliminar