Análise: Coluna Xiaomi Retangular Branca


E aqui estamos com mais uma análise completa a um produto da Xiaomi.

A coluna vem guardada numa caixa com design diferente da anterior analisada, não deixando de ser uma caixa simples.


Primeiras impressões

Apenas vamos encontrar a coluna e instruções em chinês dentro da caixa, no entanto como esta coluna em termos de interacção tem o botão de on/off será simples aprender a trabalhar com a mesma.



A coluna em si apresenta um acabamento em branco em que a parte frontal e traseira são em plástico e o "aro" que engloba o resto da coluna é em alumínio. Tem 2 pequenos pés em borracha na parte de baixo. Do lado direito da coluna vamos ter a entrada microUSB, o botão de on/off e led para sabermos o estado da ligação Bluetooth.
O led pisca azul e vermelho quando não está emparelhado, ou seja mal se liga e quando emparelha passa a piscar a cada 2 segundos apenas com uma luz azul. Quando se carrega também fica vermelho.





Continuamos na gama dos 16-20€ com esta coluna, no entanto aparenta ser uma coluna mais cara.

Qualidade do som

Estamos a falar de uma coluna "stereo" com 2 x 2.5W de potência. Consegue reproduzir som com boa qualidade e com graves bastante satisfatórios. É uma coluna que melhora significativamente a saida de som de qualquer tablet ou smartphone, e como tem duas colunas incorporadas, apesar de estarem tão juntas, já dará algum efeito "stereo" ao ver filmes ou séries.

Bateria

Esta coluna vem equipada com uma bateria de 1200 mAh, e testando para dar um som ambiente, durou-me cerca de três dias com utilização diária de 6-7 horas, com o volume a 15-20%, portanto assumo que as especificações médias da duração da bateria estejam corretas. Ou seja cerca de 10 horas com uma utilização de volume mais considerável. No entanto se for para dar som ambiente, com volume nos 20% conseguem mais do dobro.
Em relação ao carregamento da mesma, é feita com o cabo microUSB (não incluído), ligando ao PC ou caso tenham um transformador de telemóvel, o efeito deverá ser o mesmo. Demorou cerca de 4 horas a carregar, apresentando cor vermelha no led lateral até apagar quando carregado por completo, o que também me parece razoável com este tipo de bateria e dentro do anunciado.

Bluetooth

Nas especificações indica que funciona até cerca de 10 metros, isto é verdade se estivermos em linha direta de vista com a coluna, dentro de casa depende dos obstáculos que tiverem, possivelmente de uma divisão para a outra consegue dar bem, mais que isso são capazes de ficar com algumas interferências ou até não se ouvir nada.
Testei a ligação com Windows 8.1, Android 5.1 e Windows Phone, em todos ligou sem grande problema, basta ligar o aparelho, ligar a coluna e procurar pelo dispositivo “Mi Bluetooth Speaker”, emparelhar e está pronto a ser utilizado.

Funcionalidades do botão


O botão de On/Off pode ser utilizado para ligar o aparelho, quando em utilização numa música para pausar a música.
Neste ponto a coluna fica um pouco a perder, pois não podemos controlar o som, nem passar para outras músicas diretamente na coluna.

Deixo aqui a análise em vídeo, para poderem ter um pouco melhor a noção da qualidade de som, e um pouco da descrição que dei das colunas:



Pontos positivos

- Som bastante bom e não descompensa muito nos graves;
- Design bastante moderno e simples;
- Duas colunas incorporadas;
- Preço (estamos a falar de preços na gama dos 16-20€);

Pontos negativos

- Falta de manual em inglês (não dificulta muito, visto a coluna só ter um botão);
- Não se poder controlar o volume na coluna;
- Não possuir entrada jack (só é compatível com dispositivos que tenham Bluetooth).

Especificações detalhadas

Modelo: Xiaomi NDZ-03-GB
Design: Forma portátil quadrada
Suporta: Bluetooth
Compatível com: Tablet PC, PC, iPod, iPhone, MP4, PSP, MP5, Laptop, Windows Phone
Coneção: Bluetooth V4.0+EDR
Material: Alumínio e plástico em algumas partes
Cor: Branco
Distancia de funcionamento: Até 10 metros (poderá diminuir com obstáculos)
Tempo de Carga: 4 horas
Tempo médio de duração de bateria: 10 horas
Capacidade da bateria: 1200mAh
Peso da coluna: 227 gramas
Tamanho da coluna: 12,4 x 6,0 x 2,7 cm
O que contem a caixa: Uma Coluna Xiaomi, uma folha com instruções em Chinês.

Conclusão

Estamos a falar de um bom produto, bom som, bons graves, fiquei bastante contente com a potência destas colunas, visto ser uma coluna bastante compacta.
É a coluna certa para se ouvir música e/ou auxiliar a ver uns filmes/séries no vosso dispositivo portátil.

E peço desculpa pela análise ser quase idêntica à anterior feita à outra coluna da Xiaomi, mas ambas as colunas são excepcionais, com características muito idênticas, e penso que vai depender mais do estilo de coluna que gostam, que em qualidade de som quase iguais, apesar do som em termos de graves parecer ligeiramente melhor nestas, assim como vão obter mais volume nesta (5W vs 3W), no entanto a bateria vai durar um pouco menos.

Caso pretendam consultar mais informação da coluna ou comprar a mesma poderão passar pela igogo.es

Estou disposto a esclarecer qualquer dúvida sobre a coluna ou fazer algum teste adicional se pedido.
Agradeço o tempo que despenderam a ler esta análise e espero ter esclarecido qualquer dúvida que pudessem ter sobre esta coluna.

O meu agradecimento à igogo pela cedência desta coluna, de forma a podermos testar detalhadamente todas as características, a coluna deu bastante música a AMCD.

NOTA: Apesar de indicar no site que o mesmo vende produtos da China e está em espanhol para venda de produtos facilitada aos países que falam essa lingua, eles enviam para todo lado, mas da China, apenas para não se pensar que por ser um site espanhol que os produtos vem de Espanha.


0 Comments: