Análise Dupla: EZCast 5G e EZCast Lan Box


Hoje vou-vos deixar a análise de mais dois aparelhos que podem ser utilizados para passar a imagem de um dispositivo compatível para a TV sem recorrerem a fios.


Apresentação

EZCast 5G


Estamos a falar de um aparelho que tem um formato de uma Pen USB, bastante portátil.
Dentro da caixa vamos encontrar a EZCast, um cabo para ligar à energia por USB e ao mesmo tempo fazer de antena dual band e um pequeno manual de instruções básicas.
Em relação à EZCast em si, na parte de cima temos um LED que indica que está ligada e na parte contrária à saída HDMI temos a entrada microUSB para ligarmos à energia.





EZCast Lan Box


Quanto à EZCast Lan Box, dentro da caixa vamos poder encontrar mais acessórios.
Estamos a falar de uma pequena caixa com cerca de 10 cm por 8 cm, continua a ser bastante portátil, mas já com dimensões maiores à EZCast 5G.
Na parte de cima temos um Led que indica que a EZCast se encontra ligada, na parte de trás vamos ter as ligações necessárias, vamos ter a saida HDMI, RJ45, e microUSB para energia.
Já vem mais completa em relação a acessórios, faz-se acompanhar por um cabo HDMI, cabo USB  -> MicroUSB, transformador no formato americano de 5V, 1A e um pequeno manual de instruções.



Navegação



Em relação à aplicação utilizada de forma genérica é idêntica em todas as plataformas.
Podemos de forma simples enviar fotos e vídeos para a televisão através da aplicação.
Pode-se também enviar vídeos e fotos através do browser interno da aplicação no EZChannel, que basicamente agrega os serviços mais conhecidos de video. Ainda temos acesso a radios online e podemos navegar na net na aplicação especifica para aparecer na televisão, assim como o envio de documentos.
Também é possível enviar por DLNA assim como espelhar o ecrã, e no caso de Windows, podemos duplicar ou estender o ecrã, além de podermos seleccionar a qualidade do stream (Alta ou Baixa) assim como se queremos enviar som.
Todo o controlo do que é enviado para a TV passa por esta aplicação.


KODI


É possivel integrar a utilização das EZCast com o KODI, em Windows basta activar o UPNP no KODI e utilizar com o "Reproduzir para", em android também sei que é possível, no entanto não cheguei a testar. A solução passa por utilizar uma aplicação intermédia para enviar para a EZCast através dessa aplicação.

Especificações


EZCast 5G

EZCast Lan Box


Videos complementares para a análise








Pontos Positivos



- As duas são bastante portáteis;
- No caso da EZCast 5G podemos ligar a routers com as duas bandas;
- No caso da EZCast Lan Box, podemos ligar por ethernet para melhorar a estabilidade de ligação;
- Aplicação multiplataforma com comportamento identico em quase todas (testei em Windows, Windows Phone e Android);
- Utilização e configuração simples;
- Utilização muito boa para mundo empresarial (apresentações de word, pdf, etc);

Pontos Negativos


- Por Wifi com ligação ao Router dependendo da distancia e tipo de router, poderá haver algum problema de buffer;
- Não recomendo para stream "puro" de filmes e séries, dá para o fazer, mas penso que para essa situação devem ter um aparelho mais completo, isto já que em ficheiros mais pesados de vídeo, o aparelho poderá não ter comportamento a 100%;

Conclusão


Caso estejam à procura de uma solução para passar filmes e séries do vosso PC para a televisão sem recorrerem a fios, diria que é solução no caso de terem router na mesma divisão, ou então utilizarem em ligação directa com a EZCast (para melhor performance neste ponto), desde que não tenham ficheiros com bitrates muito elevados (superiores a Bluerays), H265, ou FPS superiores a 30. Nessas situações poderão contar ter um comportamento correto com as EZCasts.
Apesar de a minha opinião é que estes aparelhos devem ser utilizados para apresentações, ou então em casa para mostrarem fotos, vídeos pessoais à família de forma simples na TV.
Onde se comportam muito bem é por poderem utilizar o computador, o telemóvel, mac, ou seja quase todas as plataformas são suportadas, dessa forma apenas com um dispositivo, vão poder passar para a TV diferentes de forma simples.

Caso estejam interessados em comprar ou mais informação sobre os produtos, podem passar no site oficial, em relação à EZCast 5G podem passar aqui, quanto à EZCast Lan Box será aqui.

O meu agradecimento à EZCast pelos modelos disponibilizados para este análise.

Nota: Os meus testes não foram realizados num router optimizado para estes aparelhos, em routers mais recentes, o comportamento poderá ser muito melhor, dessa forma devem ter isso em conta.

0 Comments: