Análise: Artway X6

Mais uma análise de uma Rockchip 3368 com bons resultados ao nível do KODI e sem grandes problemas de forma genérica no ambiente android.

Apresentação


Na embalagem, podemos encontrar a box, manual simples de configuração, comando IR, carregador, cabo HDMI e cabo RCA.





A box é em plástico preto com a parte frontal brilhante, na frente da box apenas vamos ter o receptor IR e o LED de energia (azul quando ligado, vermelho quando desligado).



Na parte traseira vamos poder encontrar saida RCA (para televisões mais antigas), duas portas USB, ethernet, HDMI, entrada de energia e botão de on/off. Do lado esquerdo, vamos ter uma entrada microSD. O botão de reset encontra-se na parte inferior da box.

Comando




O comando IR tem o formato standard em muitas boxes desta gama, é um comando que responde bem e serve para operações simples, de notar a funcionalidade que o torna em rato através das teclas direccionais, não é a melhor opção, no entanto sempre poderá facilitar algumas tarefas. Temos também forma de utilizar teclado diretamente através das teclas numéricas, no entanto não é 100% prático, assim como temos alguns atalhos direccionados para fotos, videos, etc. A integração com o KODI funciona com as teclas chave na utilização do mesmo (volumes, menu de contexto e teclas de navegação).
Com o comando é possível colocar a box em modo standby, desligar por completo e voltar a ligar.


Navegação



A Box vem com android 5.1.1 instalado, associando a conta google recebemos algumas atualizações das apps de sistema google.



A X6 vem acompanhada com dois launchers, um mais stock e outro que parece mais direccionado para a TV.
Vamos ter atalhos diretos para as aplicações, browser, explorador, configurações e videos.
Na parte central podemos adicionar atalhos diretos para as apps mais utilizadas por nós.

O launcher mais simples, apenas tem alguns atalhos na parte de baixo, e podemos adicionar também atalhos na parte principal do launcher (mais ao estilo de launcher de telemóvel).

Quanto ao espaço a X6 vem com 16GB de ROM, dos quais tem sensivelmente 13GB utilizáveis.



A navegação no ambiente android, pareceu-me sempre fluída.

Wifi


Nos testes realizados, a box conseguiu sempre boa captação de sinal, não existindo nenhum problema de acesso à internet. Como se pode observar nos resultados obtidos no speedtest.
A internet utilizada nos testes é de 30MB/s e o aparelho estava a cerca de 5-7 metros do router que se encontrava noutra divisão.
Dessa forma penso que são aceitáveis, tendo em conta que a antena da box é interna.
Claro que poderá sempre depender depois do tipo de contrução que a casa tenha e distancia ao router.


De notar que em alguns testes adicionais consegui obter quase a velocidade máxima suportada pelo meu pacote de internet, esta box surpreendeu-me positivamente por não ter antena interna e obter muito bons resultados ao nivel do Wifi.

Algumas notas adicionais


A box por defeito ao ligar à energia liga-se automaticamente. Dessa forma em caso de falha de luz, quando a mesma voltar, a box vai ligar-se. Não deve ser considerado como uma falha ou ponto negativo, pois quase todas tem este comportamento. Existem no entanto outras que só ligam carregando fisicamente no botão na box.
Esta adicionalmente tem um botão de on/off na parte posterior da box, o que pode ajudar nestas situações, se estiver em sitio de fácil acesso, poderemos sempre desligar e ligar diretamente no botão. Ou em caso de ficar sem utilização durante algum tempo podemos desliga-la e não consumir energia nenhuma.

KODI


Neste aspecto a box não apresentou nenhum problema nos formatos normais, quer online, quer locais. Os testes foram realizados na versão 15.2 do KODI.



Testei h264 e h265, conseguiu reproduzir tudo que lhe coloquei sem problemas, quer em 60/30 e 24 fps, assim como a 120mbps (h264).
Testei também com 4K e reproduziu sem problemas em h264 e h265.
De notar que no KODI 15.2 em todos os testes o codec que o KODI seleccionou foi o amc (mediacodec).



Benchmarks


Esta secção é apenas para quem gosta de ver números. Que nem sempre representam a utilidade da box em situações que normalmente são utilizadas.

No AnTuTu a box consegue obter 33664 pontos.





Quanto no Geekbench 3, conseguimos 644 em single-core e 2243 em multi-core.


Jogos


Esta box parece-me indicada para jogar qualquer tipo de jogo, testei dois, o Angry birds (mais leve) e Asphalt 8 (com a resolução gráfica no máximo).
Como podem verificar nos testes nenhum destes jogos apresentou problemas, a jogabilidade foi fluída.
Claro que para jogos deverão optar por um gamepad, visto com teclado ou o comando que vem incluído ser complicado ou impossível jogar qualquer jogo.

Aplicações Adicionais


Do ponto de vista multimédia, tenho vindo a testar a aplicação do Netflix e da Iris Online. Quanto ao Netflix, não foi possivel reproduzir nenhum vídeo na aplicação, pelo que sei a compatiblidade foi resolvida no ultimo SDK da rockchip, dessa forma se a Artway lançar nova ROM baseada nesse SDK a aplicação irá funcionar sem problemas.
Quanto à Iris Online o cenário foi semelhante. Neste caso pode ser por culpa da aplicação em si, pois já é conhecido que sempre que existe um update parece que perde o suporte a uns aparelhos, e depois no update seguinte volta a ter suporte.


Especificações

CPU: 64bit Octa-Core ARM Cortex A53/1.5GHz RK3368
GPU: PowerVR G6110
Sistema Operativo: Android 5.1.1
RAM: 2GB DDR3
ROM: 16GB
Wifi: 802.11b/g/n (2.4GHz / 5.0GHz)
LAN: 10/100
Bluetooth: 4.0
HDMI: 2.0  suporta 4Kx2K @ 60fps
USB 2X USB 2.0 High Speed HOST ports
Energia: 5V/2A
Outros: RCA, botão de energia, microSD


Videos complementares para a análise

Pontos Positivos


- KODI reproduziu todos os vídeos testados sem problema;
- Comando IR funcional;
- Correu jogos mais pesados sem problema.

Pontos Negativos


- Iris Online não funcionou (que poderá não ser problema direto da ROM);
- Netflix não funcionou (poderá ficar resolvido com atualização de ROM);
-  Comunidade Oficial (ponto que poderá ser melhorado, já que não se encontram ROMs no site oficial, mas sim em fóruns não oficiais).

Conclusão

Penso que é uma box, que apesar das testadas por enquanto esteticamente ser das mais "feias", não se deixem enganar, pois no KODI e em jogos safa-se perfeitamente.
Ainda poderá ter algumas arestas para limar, mas acredito que sejam simples de resolver (isto falando do Netflix e Iris Online).
De resto surpreendeu bastante pelo Wifi, que apesar de não ter antena externa, comportou-se muito positivamente.

O meu agradecimento à Artway pelo aparelho disponibilizado para estes testes.

Para mais informação oficial sobre a box podem passar no site oficial: Artway X6
Se pretenderem comprar um igual ao da análise, poderão passar pela loja deles oficial no Aliexpress.com

Qualquer dúvida ou questão, poderão deixar nos comentários, ou em qualquer vídeo complementar da análise.

0 Comments: