Análise: SanDisk Extreme 32GB USB 3.0

No seguimento de querer melhorar testes a boxes android recebi da Gearbest esta pen com velocidade bem superior a qualquer uma que já tinha por casa para esses efeitos.



Apresentação


É uma pen com um tamanho não muito grande, mas existem bem mais pequenas, possivelmente não com velocidade tão grande como esta.
Dentro do invólucro vem licença para a aplicação RescuePRO Deluxe e podem utilizar gratuitamente a versão RecuePro assim como a aplicação SecureAccess para proteger os ficheiros com password, a pen é preta e o conector USB vem para fora empurrando com o botão que existe na parte superior da pen, também vem com uma ranhura caso pretendam colocar um fio para pendurar ao pescoço, pulso, etc.

Benchmarks

Foi utilizado o CrystalDiskMark 5.1.0 para os testes, com 3 testes seguidos a gravar um ficheiro de 500MB.

Resultados ligado a USB 2.0:




Resultados ligado a USB 3.0:



Pode-se assim concluir que em USB 2.0, em escrita sequencial conseguimos atingir a velocidade real de 2.0, que ronda os 43MB/s (o teórico seria 60MB/s).
E em USB 3.0 conseguimos atingir as velocidades anunciadas.
Dessa forma a Pen entrega o que promete (já que os testes por norma anunciados são em sequencial apenas, que também é o mais habitual quando se copia um ficheiro para a pen).
A copiar ficheiros normalmente para a pen, um ficheiro de 7,50GB em media rondou os 95MB/s e demorou 1 minuto e 24 segundos. O que não deixa de ser bem perto dos valores dos testes pela aplicação.

Especificações

Capacidades disponíveis: 16GB, 32GB e 64GB
Tamanho: 7cm x 2,1cm x 1,1cm
Compatibilidade: USB 3.0 (compatível também com USB 2.0)
Leitura até 245 MB/s
Escrita até 100 MB/s

Video complementar com testes


Conclusão


Parece-me que a um preço de 24€ é uma excelente pen, que me vai auxiliar a testar por comparação se as boxes android conseguem ter resultados idênticos ao PC ou se tem limitações por causa da board. Assim como para passar ficheiros rapidamente entre boxes e PC para outros testes. Em comparação com as minhas anteriores pen's é um pouco maior, mas também é bem mais rápida.
Se tiverem PC com USB 3.0 vão conseguir excelentes velocidades de escrita/leitura e se tiverem apenas 2.0 vão conseguir a velocidade máxima permitida por USB 2.0 (42MB/s para escrita e leitura).
Se pesquisarem um pouco pelo google vão ver que é uma das mais recomendadas pela velocidade de escrita e leitura e aparece no top 5 de muitos sites, portanto 5 estrelas para a pen.

Onde comprar: Gearbest.com

Por: Carlos Correia

0 Comments: