Análise: Energy Sistem Extra Battery 10000 mAh

A Energy Sistem enviou-nos este interessante powerbank de 10000 mAh para realizar-mos testes quando à utilização do mesmo.




Apresentação


O powerbank vem dentro de uma caixa de plástico transparente, dentro da caixa vamos encontrar o powerbank, um pequeno prospecto e manual de instruções.
O powerbank é preto e ao toque parece estar coberto num material de borracha, na parte de cima tem a indicação da marca, e como leds tem o logótipo em forma de coração e 4 mostradores de energia.
Na parte de baixo vai ter apenas a indicação da marca e da potencia.
Quanto à zona frontal vamos ter uma entrada USB e o botão de energia (um toque para ligar, dois toques para desligar). Do lado esquerdo temos entrada microUSB para carregar o powerbank, e do lado direito temos um cabo integrado (USB -> microUSB) com ligação para outra porta USB.






Testes realizados




Para os testes utilizei um raspberry pi b+ com um dongle wifi, e um pequeno script para registar de minuto a minuto no cartão. Dessa forma sabendo o primeiro e último momento do log, pode-se saber quanto tempo o powerbank conseguiu manter o raspberry pi ligado.
Assim o powerbank manteve o raspberry pi ligado durante 17,53 horas. Como a utilização do raspberry rondou os 2W vamos ter 37,16 Watts hora, se dividirmos pela voltagem nominal (3,7V) vamos obter 9475 mAh, como o powerbank nunca descarrega por completo devido a protecções, significa que se consegue utilizar 95% da carga anunciada.
Também foi testado carregar um telemóvel com bateria de 2100mAh e demorou duas horas a carregar.
Quanto ao carregamento do powerbank em si, precisamos de 6,5 horas para voltamos a ter o powerbank a 100%.

Especificações técnicas


Capacidade: 3.7V/10000mAh;
Tipo: polímero de litio;
Entrada: microUSB de 5V / 1000 mAh;
Saídas: 2 x USB 5V / 2100 mAh;
Tamanho: 130 x 77 x 15 mm;
Peso: 226 gramas.

Pontos Positivos


- Desliga-se sozinho para poupar energia (quando já não está a uso);
- Liga-se sozinho quando detecta aparelho que necessita de energia;
- Eficiência de 95%.

Pontos Negativos

- De momento nenhum de especial a apontar.

Conclusão

Em termos de powerbank é exactamente o que é anunciado, pode-se contar com boa eficiência de energia. Tem um aspecto discreto e pode ter várias utilizações.

Caso pretendam um powerbank destes, podem-no comprar diretamente na loja (neste link), sendo uma empresa espanhola o powerbank chega rápido e não dá problemas nenhuns com alfandega.

O meu obrigado à Energy Sistem pelo aparelho enviado para poder ser analisado.

Por: Carlos Correia

0 Comments: