Análise: Coluna Sony SRS-X99

Por aqui já se tinha analisado algumas colunas bluetooth, mas ainda nenhuma como esta. Para já está no top das colunas bluetooth, não é portátil como as outras, no entanto o som também não tem comparação.


Apresentação


A coluna é grande, tem cerca de 43cm x 12cm x 13cm e pesa quase 5 kg, tem uma grelha frontal que é possível retirar com umas peças magnéticas que acompanham os acessórios da coluna. Ao retirarmos a grelha vamos poder observar 7 colunas frontais.
Na parte superior vamos ter os botões para controlar o volume, energia, assim como para seleccionar a entrada de audio (bluetooth, USB A ou B, audio-in, assim como rede), além de termos mais 2 colunas.
Na parte de trás vamos ter as restantes conexões, vamos então ter local para ligar à energia, jack 3.5mm para audio in, botão para ligar ao nosso router através de WPS, ethernet, 2 tipos de USB e mais a cima vamos ter a antena Wifi que se pode retirar do local e extrair ligeiramente para posicionar melhor em relação ao router).





Acessórios


Quanto aos acessórios a coluna vem acompanhada com um comando que tem as mesmas opções existentes na própria coluna, 2 peças magnéticas para se retirar a grelha frontal, cabo de energia, pano para limpar a coluna, 2 pilhas AAA e manuais para "todas" as línguas.


Utilização


A coluna é compatível Google Cast e Spotify Connect além de ter a app SongPal.
Do ponto de vista mais direto é fácil emparelhar e usar em qualquer dispositivo através de bluetooth (testado em Windows Phone e Android) assim como ligar qualquer dispositivo através do jack 3.5mm.
É possível também ligar qualquer pen usb e ouvir diretamente as músicas da pen (desde que formatada em FAT32).
Não sou especialista na qualidade do som, no entanto é possível perceber que a qualidade de som é muito boa (isto por comparação de outras colunas já testadas por mim).

Video complementar

Especificações


Potencia RMS: 154W
Interfaces: audio in jack 3.5mm, USB-A, USB-B, Bluetooth (SBC, AAC, LDAC), 802.11n, NFC
App para: iOS, Android, Windows, OS X
Serviços de stream pela internet: Spotify, Google Play Music
Dimensões: 433x125x133mm
Peso: 4.7kg
Stream suportado: UPnP, DLNA, AirPlay, Google Cast
Formatos para suportados: UPnP, SMB, DLNA
Formatos audio: MP3, WMA, AAC, Apple Lossless

Pontos Positivos

- Qualidade de som;
- Conexões existentes;
- Compatibilidade com Spotify e Google Cast.

Pontos Negativos

- Pen USB reconhecida apenas em FAT32;
- Não tem visor para indicar informação das músicas (quando por pen USB).

Conclusão


Claramente pelo preço desta coluna não se poderia esperar nada diferente em relação à qualidade da mesma, para mim o maior aspecto negativo é mesmo não ter visor para informar as musicas quando se tem uma pen ligada por USB, questão que até pode ser ignorada, pois maior parte das vezes o que irá ser utilizado será o telemóvel. É bom podermos ter diferentes formas de colocarmos as músicas a dar na coluna, assim como usa-la com ou sem grelha frontal.
Além disso como peça decorativa fica bem em qualquer lado.

O meu obrigado à Sony Portugal por terem disponibilizado a coluna para poder fazer esta análise.

Mais informação sobre a coluna: Sony Portugal

Por: Carlos Correia

0 Comments: