Análise: Minix NGC-1 (Windows 10, SSD 128GB, 4GB RAM)

Vamos então concluir a análise à volta deste excelente miniPC, de momento é o mais caro testado e com muito bons resultados na performance e no Wifi. No entanto existem alguns detalhes com o KODI que não a tornam perfeita em todos aspectos.

Apresentação


Em termos de construção o "miniPC" tem uma caixa em alumínio com muito bom aspecto e acabamento. Na parte frontal apenas vamos ver o LED, que fica em azul quando ligada, vermelho em standby e sem cor quando totalmente desligada.
Do lado direito vamos ter então a fechadura Kensington e as duas ligações de antenas externas.
Do lado esquerdo podemos contar com o botão de power e 3 entradas USB 3.0.
Na parte de trás vamos ter entrada de 3,5mm para combinação de audio/microfone, mini display port, HDMI, audio óptico, ethernet gigabit e entrada de energia de 12V.
Por baixo vamos ter os 4 pernos de borracha que escondem os parafusos para aceder ao interior, assim como buraco para o botão de reset. Por cima apenas vamos ter as letras MINIX.




Acessórios


Quanto aos acessórios o aparelho apenas vem acompanhado com manual de instruções, cabo HDMI e transformador de 12V 3A. Por acaso era interessante pelo valor da box incluírem algum tipo de periférico de input (comando/rato/airmouse), no entanto não está presente nenhum desses acessórios.


Interior da box


Se julgavam que o exterior era requintado, no interior da box o mesmo se repete. Como se pode observar a box vem preparada para no futuro fazer-se upgrade a RAM, ROM e até placa de Wifi, se necessário.
Vem acompanhada com um M2 SSD da Toshiba de 128GB, 4GB DDR3 da Samsung, pilha para RTC, placa Wifi Dual band da Intel (3165NGW).
Também se pode ver uma conexão com designação JDEBUG1.
Na parte superior da placa, podemos ver que a mesma é englobada na totalidade por um dissipador bem generoso, que além disso tem um gel na parte superior da caixa, para ficar em contacto e dissipar ainda melhor o calor.


Wifi / Ethernet


Tendo em conta que o Wifi da Minix é AC e o router é AC. Os testes foram feitos a 5-6 metros do router noutra divisão. Tenho internet 200/200. De momento  esta box é a que obtem melhores resultados e termos de wifi. Consigo perto de 120Mbps de download e perto de 100Mbps em upload.


Quanto aos resultados por ethernet são os esperados de uma porta gigabit, ou seja atinge-se os 200/200 sem qualquer dificuldade.


Navegação


A utilização deste miniPC como um PC "normal" é bastante boa. Temos excelente Wifi, ethernet gigabit, as portas USB são todas 3.0 e ainda temos HDMI e mini Display Port o que permite ligar o miniPC a dois ecrãs diferentes aumentando a produtividade possível realizar com este aparelho.
Dos 128GB temos disponíveis 100GB para instalarmos o que bem pretendermos.
Quanto à utilização é bastante fluída em todos os aspectos, utilização com várias janelas, vários programas abertos ao mesmo tempo, aplicações "regulares" windows, tudo sem grandes problemas.
Parece-me que para jogos mais pesados ou aplicações que precisem de melhor gráfica ou gráfica dedicada é claro que não será apropriado.
Tudo o resto este aparelho será bom.
O único ponto negativo como poderão ver mais para a frente são os resultados no KODI. Mas também pelo preço este aparelho não foi feito para ser apenas um mediacenter, mas sim um pc mais polivalente.




KODI


No KODI o comportamento é bastante aceitável, consegue-se reproduzir sem qualquer problema qualquer formato h264. O comportamento do KODI também é bastante fluído.
Os testes foram feitos com a versão 16, que é a estável em vigor dos testes.
O grande problema são os formatos h265, fica com ecrã verde em todos, e desactivando a aceleração DXVA2 a reprodução não é fluída.

VídeoResultado
H264
jellyfish-250-mbps-4k-uhd-h264.mkvOK
Jellyfish-120-Mbps.mkvOK
Sintel.2010.4k_24fps.mkvOK
bbb_sunflower_1080p_60fps_normal.mp4OK
bbb_sunflower_1080p_30fps_normal.mp4OK
Sintel.2010.1080p_24fps.mkvOK
H265
tos-4096x1720-tiles_24fps.mkvNOK
bbb-1920x1080-cfg02_60fps.mkvNOK
elephants-dream-1080-cfg02_24fps.mkvNOK
tos-1720x720-cfg01_24fps.mkvNOK
jellyfish-90-mbps-hd-hevc.mkvNOK
H265 10-bit
hevcds_2160p60_Main10_20M.mp4NOK
hevcds_1080p60_Main10_8M.mp4NOK
jellyfish-90-mbps-hd-hevc-10bit.mkvNOK

Aplicações adicionais


Quanto aos testes adicionais, corre sem problemas TV Vodafone, Netflix HD, Asphalt 8, Cut the Rope, libreoffice, etc.
Todas as aplicações que não precisem de gráfica dedicada não serão problema neste aparelho.

Temperatura


Neste aspecto nunca passou dos 65ºC e temperatura mínima ronda os 26ºC. Em termos de caixa externa não passou dos 33ºC.



Benchmarks

CrystalDiskMark



SSD



Como se pode ver em testes sequenciais o SSD consegue leitura de 182 MB/s e escrita de 150MB/s.



USB 3.0

Já no USB 3.0 com uma pen USB 3.0 consegue-se 216MB/s de leitura e 89MB/s de escrita.


Geekbench 3


Nos valores da Geekbench vamos ter 848 pontos em single-core e 2808 pontos em multi-core.



3D Mark




Videos Adicionais



Especificações




Pontos Positivos


- Benchmarks bons;
- Wifi AC e Ethernet Gigabit
- Fluidez excelente durante os testes;
- Excelente construção;
- Windows 10 activado e com possibilidade de actualizações.

Pontos Negativos


- Comportamento do KODI em h265;
- Preço (realmente não é um aparelho para todos).

Conclusão

Se não fosse o preço e o KODI o aparelho seria perfeito para qualquer um, no entanto qualidade paga-se portanto nesse ponto não há muito a fazer, e em relação ao KODI apesar de não reproduzir h265 corretamente, de momento com a utilização dada ao KODI de forma normal essa questão nem se verifica, pois apesar de ser o formato de futuro, por enquanto existe tudo em h264.
Possivelmente o preço fosse mais fácil de aceitar se viesse com mais alguns extra diferenciadores, como um teclado/rato wireless (pode ser que fique sugestão para outro aparelho do género que voltem a lançar).
Mais que tudo penso que este aparelho seja para a Minix poder mostrar o que pode fazer e que está no mercado para dominar.
A verdade é que o aparelho em si desde a construção até à utilização é bastante bom e até ao momento diferente de qualquer um testado.

O meu obrigado à Minix pela disponibilização desta unidade para testes.

Informação oficial: Site Minix

Onde comprar:
Geekbuying (China);
- Gearbest (com possibilidade de envio "Priority Direct Mail", sem alfandega)
amazon.es (vendida por um fornecedor externo à Minix, mas enviada pela amazon).


Por: Carlos Correia

0 Comments: