Análise: Rikomagic MK36S (Windows 10)

Com esta box vou dar inicio a uma série de análises de box com Windows 10 e o processador Intel Z8300. E posso dizer que já estou mais que impressionado com este tipo de solução. Especialmente quando já se começam a ver abaixo de 125€ e com potencialidades melhores para produtividade que as box android (é claro que tudo tem o seu espaço, e o que é certo para mim, pode não ser para outro).
Vamos então ao que interessa...

Apresentação



Como se pode ver na caixa vamos falar de uma box com Windows 10 64 bit, 2GB RAM, 32GB ROM, processador quad-core Intel Cherry Trail Z8300, já conta com uma porta USB 3.0 e fica-se pela resolução máxima de 1080p.




A box apresenta as letras RKM (Rikomagic) no topo e parece ter um formato robusto.
Na parte da frente e da direita não vamos ter nenhuns interfaces.
Do lado esquerdo vamos ter o botão de energia, uma entrada USB 3.0, entrada USB 2.0 e entrada de audio jack 3.5mm.


Na parte posterior vamos então ter a fechadura Kensington, microSD, mais duas portas USB 2.0, HDMI, ethernet e entrada de energia.
A base tem 4 pernos de borracha e é metálica, o que vai servir como dissipador da box.


Quanto a acessórios a box fica a perder por não trazer nenhum airmouse ou comando. Vem apenas com um transformador de 12V 2A, cabo HDMI e pequeno manual de instruções.



Interior da box

O que posso de apontar como bastante positivo no interior da box, verificamos que para os interfaces do lado esquerdo da box existe uma board mais pequena dedicada, podemos ver que tem pilha para RTC, duas antenas internas e um dissipador que cobre na totalidade a parte superior da board.
Aparenta assim ter uma boa construção.


Navegação



A Rikomagic vem com Windows 10 64bit activado e é possível fazer actualização para a versão mais recente e receber todas as actualizações.
A navegação é bastante fluída, podemos estar a correr algumas aplicações lado a lado, sem notar diminuição de performance.
Em termos de espaço temos cerca de 19GB livres.
Fica a nota que para o update para Windows 10 1511 vão necessitar de ligar uma pen para espaço adicional de instalação, no entanto depois não precisam da pen para mais nenhuma parte do processo.





Wifi / Ethernet

Wifi

Como sempre os testes foram feitos a cerca de 5-6 metros do router noutra divisão, e pode-se ver que são favoráveis já que se obtém cerca de 62Mbps de download e 52Mbps de upload, na mesma zona um portátil consegue cerca de 80. O único aspecto negativo é que se dobrarem a distancia ao router esta velocidade quebra para 1/4 ou 1/3 da medida perto do router, isto pela box não ter antena externa (irei experimentar inclusão de antena externa futuramente).


Ethernet


Como seria de esperar consegue-se perto dos 100/100, visto ser a velocidade máxima da porta Ethernet.



KODI



Os testes foram feitos com a versão 16, que é a estável em vigor dos testes.
O comportamento é bastante aceitável, consegue-se reproduzir sem qualquer problema qualquer formato h264 e h265 (desde que não seja 10-bit). O comportamento do KODI também é bastante fluído e julgo que em boxes/pens com este tipo de processador o comportamento vai ser sempre excelente.


VídeoResultado
H264
jellyfish-250-mbps-4k-uhd-h264.mkvOK
Jellyfish-120-Mbps.mkvOK
Sintel.2010.4k_24fps.mkvOK
bbb_sunflower_1080p_60fps_normal.mp4OK
bbb_sunflower_1080p_30fps_normal.mp4OK
Sintel.2010.1080p_24fps.mkvOK
H265
tos-4096x1720-tiles_24fps.mkvOK
bbb-1920x1080-cfg02_60fps.mkvOK
elephants-dream-1080-cfg02_24fps.mkvOK
tos-1720x720-cfg01_24fps.mkvOK
jellyfish-90-mbps-hd-hevc.mkvOK
H265 10-bit
hevcds_2160p60_Main10_20M.mp4NOK
hevcds_1080p60_Main10_8M.mp4NOK
jellyfish-90-mbps-hd-hevc-10bit.mkvNOK

Aplicações Adicionais


Em relação a jogos testou-se sem problemas o Cut the Rope e o Asphat 8. Quanto a aplicações de entretenimento testou-se sem problema o TV Vodafone e Netflix HD, também se testou o libreoffice e pode-se utilizar perfeitamente com aplicações de produtividade.

Temperatura


Nos testes a temperatura oscilou entre os 50ºC e os 69ºC, o que me parece ser bastante aceitável.



Benchmarks


CrystalDiskMark

Como se ver de seguida os resultados são bons neste aparelho. Em relação à memória interna em método sequencial consegue ler 161MB/s e escrever 43MB/s. Já na porta USB 3.0 com uma pen USB consegue-se 213MB/s de leitura e 37MB/s de escrita. Ligando a uma porta USB 2.0 os resultados são perto dos limites do interface USB 2.0, ou seja 40MB/s em leitura e 21MB/s em escrita.
Os resultados em escrita foram sempre ligeiramente a baixo do esperado, no entanto os de leitura parecem bastante bons para o aparelho.

Memória interna



Porta USB 3.0



Porta USB 2.0


Geekbench 3

No Geekbench consegue-se 754 pontos em single-core e 2175 em multi-core.


3DMark

No 3DMark no Ice Storm 1.2 consegue-se 18255 pontos.




Videos Adicionais




Especificações



Pontos Positivos


- Benchmarks bons;
- Comportamento com KODI óptimo;
- Fluidez excelente durante os testes;
- Portabilidade;
- Boa construção;
- Porta USB 3.0;
- Windows 10 activado e com possibilidade de atualizações.

Pontos Negativos


- Wifi a longas distancias (mais de 9 metros, poderá não ser perfeito).

Conclusão



Estou bastante contente com a performance deste miniPC e a possibilidade que ter Windows 10 abre é muito grande. Em termos de entretenimento (virado para jogos) poderá não ser tão grande como em android, no que toca à loja, mas acho que se ganha muito com um sistema que estamos habituados a utilizar no portátil ou no desktop.
Pode substituir sem nenhum problema uma torre com alguns anos e gastar menos energia e ter mais poder de processamento. Claro que para jogos que precisem de placa gráfica ou de programas que puxem mais pelo processador o aparelho não vai conseguir, mas para tarefas mais do dia-a-dia, é mais que capaz (youtube, facebook, navegar pela net, KODI, alguns jogos, etc).
Estou convencido que aos poucos aparelhos como este com Windows 10 instalado vão começar a fazer a sua marca no mercado que a meu ver é dominado pelas box android.
Recomendaria este aparelho a um amigo sem pensar muito, como indiquei o único ponto mais negativo que vejo será a utilização do wifi a grandes distancias, mesmo assim pode ser resolvido ligando uma pen wifi com antena, ou caso queiram ser mais DIY fazer uns furos na caixa e acoplar umas antenas externas, pois é só comprar os adaptadores, nem é preciso andar a soldar nada.

O meu agradecimento à Rikomagic pelo envio desta box. pois é um bom aparelho, com bom hardware e boa performance.

É possível comprar esta box aqui.

1 comentário: