Análise: Microscópio Digital S04 (600x)

Bem, pessoal hoje trago-vos a análise de um produto que sempre tive curiosidade em experimentar. Isto por dois motivos, servir como ferramenta para auxiliar outras análises e poder mostrar certos detalhes de gadgets e para me divertir com os meus filhos e vermos coisas diversas em tamanho grande. A escolha foi um pouco baseada nas especificações mínimas que procurava, ou seja algo que já suportasse tirar nativamente fotos superiores a 640x480 (já que muitos tem essa resolução).
Vamos então ao que interessa.




Apresentação


O microscópio é bastante simples, temos 2 botões (Zoom e Snap), o regulador de 25x-600x de aumento, 8 LEDs reguláveis pelo botão existente no cabo USB.
Temos também um suporte de plástico para o microscópio ficar a apontar para baixo de forma estável e regulável.
Também temos um pequeno DVD com o software e uma régua transparente para servir de escala.





Utilização


A utilização é simples, e o suporte dá jeito para manter o microscópio estável, apesar de que a estrutura em plástico por vezes pode ficar um pouco "dura" ao puxar para cima ou para baixo.
É bastante simples regular a luminosidade dos LEDs. O botão de Snap e Zoom não funcionaram para nada.
Quanto ao regulador de zoom (25x - 600x) é suave na transição, e depois de se colocar o objecto no local certo, é fácil regular a focagem e jogar com a distancia do objecto, quanto mais perto o microscópio, mais aumento se consegue.
O software utilizado não foi o original que vinha no CD, mas este (MICAM 2.0):
http://science4all.nl/?Microscopy_and_Photography
O software do DVD para filmar não funciona em Window 8.1 ou superior, para fotografar sim. No entanto com o indicado anteriormente fica-se com tudo a funcionar em Windows mais recente.
Em termos de utilização se estiverem a utilizar a resolução de 1280x960, vão utilizar a camera do microscópio a 6 fps's, o que por vezes pode dificultar a focagem, depois de alguma utilização torna-se fácil.
No meu caso muitas vezes no software de captura mudava para 640x480 para focar, já que nesse caso funciona a 30 fps's, e depois mudava para 1280x960 para tirar a foto.
Tirando este pequeno senão, a qualidade de imagem e nitidez da mesma é bem superior do que eu estava à espera conseguir num microscópio "lowcost".

Alguns objectos vistos no microscópio



(Tamanho Original tirado com telemóvel, para se ter ideia da escala)


Faca Playmobil




Espada Playmobil




Dedo




Peça de Lego


Em certos casos é melhor nem olharem para brinquedos com o microscópio, aqueles pontos pretos são imperceptíveis a olho nú, está visto que os legos tem todos de ir à lixivia ;)



Boneco Pequeno




Ponta de caneta BIC




Carros Micro Machines




Massa para sopa




Moeda de 1 cêntimo






Componentes electrónicos



Videos


Quanto a video, julgo que não seja o melhor em relação a resposta de filmagem, mas a imagem é bem nítida como nas fotos.

Qualidade SD




Qualidade HD





Especificações



Pontos Positivos


- Imagens bastante nítidas;
- Preço;
- LED's embutidos;
- Fácil de utilizar;

Pontos Negativos

- Em termos práticos nunca se sabe ao certo o aumento em que se está (25x a 600x);
- Botões de Snap e Zoom aparentemente não tem funcionalidade (possivelmente com o software que não funciona em Windows 8.1 ou superior);
- FPS's baixos em utilização HD (apenas 6 fps's), os 30 fps são apenas em 640x480;
- Armação em plástico não é a melhor para o subirmos e descermos o microscópio.

Conclusão


É verdade que nunca testei outros microscópios digitais para ter comparação, mas de momento para o preço e qualidade das imagens parece-me bastante positivo. Os aspectos negativos não são suficientes para não se tirar bom partido e funcionalidade do microscópio. Pelo menos para a utilização que lhe quero dar é mais que suficiente.
Claro que se alguém quiser filmar em HD com melhor qualidade terá de ir para algo mais caro, mas para se utilizar uma vez ou outra e brincar com os filhos é mais que perfeito.

Onde Comprar: Igogo

Para evitarem problemas com a alfandega não se esqueçam de utilizar o método de transporte terrestre, como já falado aqui.

0 Comments: