Análise: Cooler Arctic Liquid Freezer 120

Olá a todos,

Hoje temos uma proposta bastante diferente mas que achamos que vão gostar de conhecer: um cooler a liquido!
Porque esta analise não se presta a visualização fácil vou deixar-vos com algumas imagens da instalação enquanto falo um pouco do produto.





Recebemos um cooler a liquido da Arctic, o Liquid Freezer 120 e resolvemos fazer algumas experiências com aplicações reais.
O objectivo era perceber a quem e como é que este cooler se pode aplicar aos mais expeditos de vós que tenham à-vontade para substituir o vosso cooler CPU ou para aqueles que, não tendo esse à-vontade possam perceber um pouco melhor o que eles fazem e como vos podem ajudar.

De forma rápida: um cooler a liquido é mais ou menos o mesmo que um radiador de um carro. O objectivo é utilizar o liquido para ajudar a dissipar mais rapidamente o calor gerado, neste caso pelo processador.
Normalmente, e até há pouco tempo, quem queria ter um destes sistemas tinha que despender bastante dinheiro e tempo para aprender sobre a matéria e depois montar o seu sistema. Estes sistemas dependem, normalmente de 3 partes:
- A bomba, que faz circular o liquido;
- O Radiador, que serve para aumentar a superfície de contacto do liquido com o ar;
- O depósito e os tubos que servem... toda a gente sabe para que servem os tubos e o depósito.

O problema é que estes sistemas eram complicados de operar e a manutenção era ridiculamente difícil de fazer porque grande parte dos sistemas nem sequer nasceram com este propósito e eram adaptações e assim exigiam ainda mais tempo e dinheiro para escolher e adaptar.

As marcas notaram que estes sistemas, apesar de serem complicados eram bastante utilizados pela comunidade e também perceberam que não há necessidade de serem tão complexos e dispendiosos como eram e lançaram-se a eles.

Assim nasceram os sistemas "all in one" que vieram simplificar estes sistemas e reduzir-lhes o preço.

A proposta de entrada de gama da Arctic é o Liquid Freezer 120 e é absolutamente fantástico para quem se quer aventurar nestas andanças.
Mas vamos á analise propriamente dita:
- O Packaging é bastante standard mas tudo vinha bem acondicionado e sem riscos ou parafusos soltos o que indica que o packaging foi bem pensado;
- O Kit é muito completo e tem os acessórios que permitem a instalação do Kit tanto em plataformas AMD como INTEL. As fans estão incluídas e a pasta térmica também o que é positivo. Basicamente, tudo o que precisam para instalar o cooler está incluído excepto uma chave de fendas.

Um pouco menos positivo foi a experiência de montagem porque, em alguns pontos parece que o manual não foi feito exclusivamente para este pack o que faz com que a experiência, para quem não está habituado, possa ser um pouco confusa.
Houve também alguma dificuldade em apertar os parafusos das ventoínhas no radiador o que também causou dificuldade na instalação do Kit.

Em termos de temperaturas de CPU, que é o que é realmente importante, o Kit é fantástico. As temperaturas caíram cerca de 10 ºC em utilização intensa do pc e o barulho causado pela ventilação da caixa caiu de forma muito significativa o que é um bonus muito bom.

Como conclusão: 

O Arctic Liquid Freezer 120 é um cooler muito bom e recomendado principalmente para quem se está a iniciar a estas andanças. Além disso, se quiserem simplesmente um sistema menos ruidoso também é uma boa opção.

Mais informação: Arctic
Onde comprar em Portugal (sugestão): Globaldata

Por: Tech ReviewPT

0 Comments: