Análise: PowerBank Outdoor Sandberg 10400 mAh


A Sandberg enviou-me este interessante powerbank de 10400 mAh para realizar testes quando à utilização do mesmo. É o primeiro testado que é mais indicado para ser utilizado no exterior já que tem certificação IP54.

Pode levar com salpicos e chuva, mas convém não o submergir.


Apresentação




O powerbank vem dentro de uma caixa de plástico transparente, dentro da caixa vamos encontrar o powerbank, cabo microUSB -> USB, um pequeno prospecto e manual de instruções.
O powerbank tem um padrão camuflado em plástico verde e o padrão camuflado é em borracha, na parte de cima tem a indicação da marca, assim como LEDs que indicam a percentagem de bateria (25%-50%-75%-100%) e o botão para ligar o powebank.
Na parte de baixo vai ter indicação de IP54, para não submergir na água e indicação da capacidade e modelo.
Quanto à zona frontal vamos ter duas entrada USB (uma de 1A e outra de 2.1A) e uma entrada microUSB para carregar o powerbank (todas protegidas com uma "porta" de borracha).







Testes realizados



Para os testes utilizei um raspberry pi 2 com um dongle wifi, e um pequeno script para registar de minuto a minuto no cartão. Dessa forma sabendo o primeiro e último momento do log, pode-se saber quanto tempo o powerbank conseguiu manter o raspberry pi ligado.
Assim o powerbank manteve o raspberry pi ligado durante 16,51 horas. Como a utilização do raspberry rondou os 2W vamos ter 33,02 Watts hora, se dividirmos pela voltagem nominal (3,7V) vamos obter 8924 mAh, como o powerbank nunca descarrega por completo devido a protecções, significa que se consegue utilizar 85% da carga anunciada.
Também foi testado carregar um telemóvel com bateria de 2100mAh e demorou duas horas a carregar.
Quanto ao carregamento do powerbank em si, precisamos de cerca de 14 horas para voltamos a ter o powerbank a 100%.
Em termos de utilização, se deixarmos o dedo no botão de power mais de 2 segundos ativa a lanterna, e se não tiver a carregar nada desliga-se sozinho, para carregar algum aparelho é preciso ativar carregando no botão de power.
A porta de 2.1A só debita esse valor se a outra porta de 1A não estiver a ser utilizada, já que no máximo consegue-se 2.1A em conjunto.

Especificações técnicas


Capacidade: 10400 mAh
Norma: IP54 (à prova de salpicos e poeiras)
Input: 5 V
Output: 5 V
Corrente para carregar: 1000 mA
Corrente fornecedida:: 2100 mA
Conectores: 1 x Micro USB femea, 2 x USB macho
Tempo para carregar: 11-12 horas em adaptador AC / 22-24 horas pelo PC

Pontos Positivos


- Bastante robusto;
- Norma IP54;
- Lanterna e 2 USB para carregar 2 aparelhos ao mesmo tempo;
- Perfeito para acampar.

Pontos Negativos


- Não tem carregamento a 2 Amperes, logo demora bastante tempo a carregar (é quase certo ser necessário a noite toda);
- Potencia máxima de 2.1A distribuída pelas duas portas USB.

Conclusão


Não foi testado no ambiente que devia, pois não fui acampar durante os testes, no entanto dá para perceber que terá um comportamento aceitável quer em casa quer a acampar, a mais valia é mesmo ter as portas de borracha a proteger as entradas USB permitindo que não nos preocupemos tanto ao ar livre (se chover, se estivermos perto da piscina ou até na praia), claro que convém as borrachas estarem a proteger bem as portas USB.
Parece-me que o maior problema é o input para carregar o powerbank de volta não ser de 2A, o que faz com que demore mais tempo que alguns powerbanks "normais".
Fora isso não foi encontrado mais nenhum defeito em especial. É interessante poder-se levar o powerbank para qualquer lado em férias e não nos preocuparmos que ele possa estragar-se só porque cai um pouco de água em cima.

Mais detalhes: Sandberg

0 Comments: