Leiria Drone Race (o meu ponto de vista)

Não fiz a cobertura deste evento oficialmente, mas apenas como público, já que estive de férias para os lados de Leiria e não sabia se ia ter tempo para dar uma vista de olhos na corrida. No entanto lá consegui dar um salto e ver um pouco das corridas. Vou então reportar do ponto de vista do público ;)

Pretendia ter ido à corrida nocturna, pois a meu seria diferente, mas fui apenas às corridas do fim do dia de Sábado.




Algumas fotos da zona onde estavam os pilotos.



Podem ver aqui uma foto de inicio de corrida e do drone no fim.


Em termos de distancia, mesmo com algum zoom o drone é pequeno para se conseguir seguir a 100% a corrida.

E um pequeno clip de uma corrida




Julgo que para este tipo de eventos existem algumas coisas que tem que ser mudadas, primeiro o local do público para ver a corrida, estava-se em bancadas muito em cima e ao sol, o que para drones pequenos a visão era muito reduzida, além disso metade do campo ficava à sobra, logo metade da corrida também não era fácil de ver devido à distancia e à luminosidade.
É verdade que existia um monitor grande onde se conseguia ver a perspectiva do drone, mas era apenas um ecrã.

Para existir mais emoção o publico tem que sentir mais interactividade, ou seja devia-se estar muito mais perto da corrida assim como existirem mais ecrãs a mostrarem perspectivas diferentes.
Caso contrário apenas se ouve os zuns-zuns dos drones e umas coisas "pequenas" a passar de vez em quando numa área de visão mais perto.

Eu gosto de drones e gosto de tecnologia, mas fiquei mais convencido a ver este tipo de corridas na TV em que se vê replays das quedas, rasas feitas aos obstáculos, perspectivas de visão do piloto ou até mesmo a reacção dos pilotos, do que em direto.

Sempre deu para conhecer o estádio :)


É claro que isto é só a minha opinião ;)

Podem ver mais info no facebook ou no site.

10 comentários:

  1. Muito obrigado pelo comentário, a organização agradece.
    Efectivamente devo concordar que a distância era bastante, no entanto por uma questão de segurança era realmente necessária, bem viu que à velocidade que as maquinas se fazem deslocar não seria bonito levar com uma em cima, quanto ao sol, essa perspectiva foi estudada, no entanto e atendendo à configuração do estádio esta era a melhor opção, ou alias, das únicas opções, pois como as corridas foram feitas quer no período da manha quer no período da tarde o sol iria sempre incidir quer sobre uma, quer sobre a outra bancada.

    Um muito obrigado pela presença, e pela critica, como primeiro evento desta dimensão, nós agradecemos imenso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Oliveira,

      Espero que não vejam a critica como negativa, pois em termos de evento acho que tem mesmo potencialidades e gosto bastante do conceito. Existiram é alguns detalhes que se calhar devido às características do campo e condições do tempo não davam para dar a volta.
      E compreendo a questão da segurança, a segurança deve estar sempre em primeiro lugar, mas nesse caso deveriam ter tentado arranjar forma de trazer mais proximidade ao público com ecrãs na zona das bancadas (e também compreendo que em termos logisticos algumas coisas são complicadas conseguir num primeiro evento).

      É claro que tem sempre que jogar com o espaço e organizar da melhor forma.

      Também foi o primeiro evento, acredito que o próximo irá trazer mais gente assim como já vão conseguir melhorar alguns detalhes para atrair ainda mais espectadores.

      E já agora, obrigado pela resposta.

      Para a próxima vez, sabendo que posso ir, envio email para a organização, para tentar ter uma perspectiva mais próxima dos pilotos.

      Eliminar
  2. Bom dia Carlos, podia ter falado com alguém da organização que teríamos certamente arranjado um pass media.

    Claro que não vemos a critica como negativa, porque aliás a palavra critica não tem nem pode ter apenas conotação negativa.

    A nossa organização fez o melhor que podia, para dois grupos de trabalho, o Clube de Aeromodelismo do Liz e a página FPV Portugal, que juntos enquanto organização não ultrapassamos as 10 pessoas, foi um grande esforço para levar este evento avante. Quanto ao levar as pessoas mais para perto do campo era difícil por três motivos, era complicado pendurar a rede de segurança mais a frente, eram bancos mais desconfortáveis, e depois quanto mais perto do relvado mais difícil se tornava ver as maquinas devido ao contraste com as bancadas opostas, isso foi efectivamente testado.

    Quanto a ter ecrãs na zona das bancadas, infelizmente são recursos dos quais não dispomos, já tínhamos todos os nossos meios empenhados para o streaming online e afins, já ter aquele ecrã gigante a trabalhar, que é uma infraestrutura do estádio foi necessária uma grande ginástica mental.

    Haverá e vai sempre haver espaço para melhorias. Este ano não teremos mais nenhuma prova desta dimensão pois cada pais pode apenas ter 2 provas para a taça do mundo por ano e já não vamos a tempo para organizar outra, no entanto o campeonato nacional continuará a decorrer através de provas federadas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como estava de férias e só no dia é que tive certeza que ia passar pelo estádio não cheguei a contactar ninguém para pedir algum acesso mais privilegiado.

      Independentemente de tudo, fizeram um óptimo trabalho, pois deram a conhecer algo que por cá em termos de grande público ainda é muito desconhecido, e aos poucos vão conseguindo atenção suficiente até para terem patrocínios para melhorarem a interacção com o publico.

      Já que de certeza que só não fizeram mais porque não puderam :)

      Eliminar
  3. Há sempre espaço para melhorias, não teve oportunidade de experimentar os óculos?? andavam lá alguns para experimentar....e encontrava-se la um amigo com uma estação de recepção para quem quisesse ver também.

    Uma vez mais obrigado pela critica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso não me apercebi que dava para experimentar óculos.
      Numa próxima tento ir com mais tempo, em férias há sempre tanto para ver que não se aproveita tudo a 100% :)
      Pode ser que venham mais para o Norte para o ano que vem!

      Eliminar
  4. Havia pois, ainda este ano devemos fazer qualquer coisa mais a norte sim, claro que não será desta dimensão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ver se estou atento.
      É uma área pouco explorada para já (por falta de tempo), mas não falta vontade.

      Eliminar
  5. http://fpvportugal.com/forum/index.php

    ResponderEliminar