Análise: SSD Kingston UV400 480GB (boas velocidades de escrita e leitura)


Hoje estou aqui com a análise de um disco SSD, desta vez da Kignston, o UV400 de 480GB.
Não existe muito a dizer sobre o disco no que toca ao aspecto, temos a caixa do disco, com indicação de Kingston por cima, temos as especificações nas costas, e um dos parafusos está tapado com um selo de garantia, que abrindo invalida a mesma.


No entanto como eu quando vejo parafusos fáceis de retirar, por norma, gosto de tentar explorar e ver como é por dentro, e podemos então assim tirar algumas fotos do interior do SSD. Temos vários chips para fornecer os 480GB de espaço e tem indicação de ter sido feito em Taiwan e a board indica 2024903-001.A00G



Benchmarks


Quanto ao CrystalDiskInfo, podemos ver que não existe nenhuma indicação negativa, o SSD funciona a 27 ºC e está Saudável.


Passando aos testes de velocidade do CrystalDiskMark podemos ver que em termos de Leitura consegue no máximo velocidade de 465MB/s e de escrita de 362MB/s.


Valores relativamente semelhantes por comparação do AS SSD Benchmark.

Como se pode ver, pela métrica do benchmark de cópia, um ISO deverá cerca de 5 segundos a ser copiado para o disco, um programa 18 segundos e um jogo cerca de 7 segundos.

Claro que sem margem de comparação, pode ser difícil às vezes perceber a diferença para um HDD mais habitual, e dessa forma comparando com HDD de 5400 rotações, podemos ver que o disco da Kingston é cerca de 10-11x mais rápido que o disco que tenho atual no portátil.
O que é fácil de concluir que as melhorias vão ser muito boas quando é necessário fazer escrita ou leitura no disco.

(Disco HDD de 5400 rotações)


Mesmo comparando com outro SSD (120GB da Netac), que pode ser considerado mais como lowcost, temos a confirmação que o Kingston é mais rápido, é claro que entre SSD's a diferença já não é tão grande, mas mesmo assim existe.

(Disco Netac 120GB)

Conclusão


Como se pode observar pelos benchmarks, estamos a olhar aqui para um disco que nos vai trazer melhorias substanciais no comportamento do nosso portátil, e sendo um SSD de 480GB já é capaz de substituir o disco em maior parte dos portáteis.
É uma boa forma de "renovar" e sentir melhorias significativas na performance do portátil, especialmente se já o tiverem há alguns anos e utilizar um HDD.

Em termos de investimento é algo que compensa e bastante. É sempre bom confirmar que um bom SSD vai fazer diferença no comportamento do nosso portátil, e clonando o disco antigo é fácil passar para o novo sem grandes problemas.

Mais detalhes: Kingston
Onde comprar: AmazonES (custa cerca de 120€)

O meu agradecimento à Kingston pela disponibilização deste SSD para poder ser testado a fundo e as descobertas partilhadas por cá.


0 Comments: