Análise: NAS Qnap TS-H251+


Hoje estou aqui para vos falar um pouco deste NAS, possivelmente não vai ser uma análise tão detalhada já que sendo o primeiro NAS analisado vai servir como referencia para ir tendo melhor noção do que esperar noutros NAS futuros.

Unboxing




Em relação ao NAS podemos esperar um aparelho do tamanho de um leitor de DVD's, em que podemos retirar facilmente a parte da frente para acedermos às baias e colocarmos os discos. Os interfaces estão todos na parte de trás, em que vamos ter entrada de energia, botão para reset, duas portas USB 2.0, 2 portas ethernet gigabit, ranhura kensington, saida HDMI, e duas portas USB 3.0.
Também temos um comando ao estilo de mediacenter, dois cabos ethernet e transformador.



Em relação às baias, é possível ligar discos de 2.5'' ou 3.5'', existe forma de ajustar conforme o tamanho.


Utilização


Em relação à utilização, o NAS é bastante silencioso e nota-se que aquece um pouco, mas é o normal esperado, já que o mesmo não tem sistema de arrefecimento ativo, apenas passivo, dessa forma é silencioso, dependendo apenas do barulho dos discos que utilizam no NAS em si.
A navegação remotamente ao NAS pode ser feito por browser, pelo site específico e app para smartphone e posso-vos dizer que é bem fácil perdermo-nos nas opções que este NAS tem, podemos gerir tudo, mesmo tudo, e existem funcionalidades interessantes como servidor VPN, DDNS, bittorrents, gestão de utilizadores, gestão dos discos, etc. Existe mesmo muito para explorar, para não falar da loja em si que permite instalar mais aplicações caso precisem de outra mais específica.

Já na utilização diretamente por HDMI, podem ver um pouco no video de análise, existem também bastantes opções para vermos os nossos ficheiros alojados no NAS e julgo que para vermos as nossas fotografias e videos pessoais chega e sobra, no entanto ficará um pouco limitada de for para ser utilizado como sistema de cinema.




Velocidades de cópia em rede


No que interessa em relação a transferências em rede podemos esperar velocidades na ordem dos 60-70MB/s.



Conclusão




Parece-me uma solução interessante para podermos fazer backup das nossas fotos e vídeos, termos redundância com dois discos e ainda podermos enviar ficheiros para a cloud, como sistema de cinema não será tão poderoso como as vulgares "boxes android", por ser um sistema dois em um acaba por ter um preço mais elevado que outras soluções apenas direcionadas para NAS e por esse motivo devem ver se para a vossa utilização ter a saida HDMI será vantajoso, já que se não for terão outros NAS Qnap mais em conta, com as mesmas funcionalidades deste.

Mais informação: qnap

0 Comments: