Adopção de smartphones em Portugal triplica



A adopção de Smartphones a nível global duplicou em apenas quatro anos revela um novo estudo da Google. Durante 5 anos, num estudo encomendado pela Google, a empresa de estudos de mercado Kantar TNS entrevistou consumidores de todo o mundo sobre os seus hábitos na internet. As respostas revelam que, em poucos anos, a Internet trouxe alterações profundas nos seus hábitos e na sua vida quotidiana.

Em 2012, um em cada três consumidores (33%) de 40 mercados tinha acesso a um smartphone. Quatro anos mais tarde, a percentagem subiu vertiginosamente para 70%. Hoje, em Portugal, 59% usam um smartphone, um valor que contrasta com os 18% registados há 5 anos revelando um crescimento assinalável.

Um parceiro de confiança

Para a maioria dos portugueses, a maior mudança nos últimos cinco anos foi provavelmente o seu smartphone. Embora o crescimento da utilização dos smartphones se tenha verificado em todas as faixas etárias, ele tornou-se numa espécie de parceiro de confiança, em particular, para os jovens portugueses. Para a faixa etária de menos de 25 anos, o smartphone tornou-se num dispositivo para:

  • Aceder às redes sociais (83%)
  • Encontrar informação: 67% usam motores de pesquisa no seus dispositivos móveis.
  • Ver vídeos: 75% veem, semanalmente, vídeos online
  • Shopping: 3% compram produtos ou serviços semanalmente, enquanto que 46% procuram por informação de produtos.

Terra de muitos dispositivos

Os dias em que se olhava para o smartphone como um dispositivo secundário acabaram. A nível global, quase um terço dos utilizadores de smartphones disse aceder à internet mais frequentemente através de um smartphone do que através de um computador ou tablet. Em Portugal, este número atinge os 23%.

Em simultâneo, as pessoas estão a utilizar cada vez mais dispositivos. Em 2012, perguntámos aos portugueses se usavam smartphones, tablets e computadores. Nessa altura, 52% da população usava um destes dispositivos, 15% usavam dois e 3% os três dispositivos. Cinco anos depois, 23% usam os três dispositivos. Outros dispositivos revelam também taxas de adopção assinaláveis: 27% disseram utilizar televisão com acesso à Internet (a chamada Smart TV).  

Este novo estudo documenta as conclusões de um estudo de cinco anos em que a Google e a Kantar TNS realizaram mais de 625.000 entrevistas a consumidores de todo o mundo. Um período que viu aparecer centenas de milhões de novos utilizadores de Internet.
Sobre o relatório
O Google Consumer Barometer Report destaca as conclusões de um grande estudo plurianual.  Através do consumerbarometer.com é possível olhar para os números com maior detalhe e criar gráficos para diferentes mercados e demografias, incluindo fazer comparações entre o Reino Unido e países de todo o mundo.

0 Comments: