Priberam Machine Learning Lunch Seminars

A partir do próximo dia 7 de março, os seminários sobre aprendizagem automática (machine learning) irão regressar ao Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa, pelas mãos da Priberam.
Os Priberam Machine Learning Lunch Seminars são promovidos pela Priberam desde 2009. Trata-se de uma série de encontros informais que funcionam como um fórum de discussão envolvendo diferentes grupos de investigação – e não necessariamente apenas do Técnico – interessados em aprendizagem automática.


Até à data, foram realizados 85 destes seminários nos quais participaram 65 diferentes oradores. A popularidade da iniciativa deu entretanto origem à LxMLS (Lisbon Machine Learning School), a qual se realiza desde 2011 no IST (http://lxmls.it.pt/2017).

Os participantes dos Priberam Machine Learning Lunch Seminars são estudantes, engenheiros, investigadores e todos os interessados em áreas que incluem statistical machine learning, processamento de sinais, reconhecimento de padrões, computer vision, processamento de linguagem natural, biologia computacional, redes neuronais, sistemas de controlo, reinforcement learning – ou qualquer outra área relacionada, ainda que vagamente, com aprendizagem automática.

Arlindo Oliveira, presidente e membro do Conselho Executivo do IST, disse a propósito que estes "seminários da Priberam sobre aprendizagem automática são uma iniciativa com grande tradição na escola, abordando de forma informal tópicos de grande importância para o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente a inteligência artificial, o processamento de sinal e a aprendizagem automática."

Segundo o responsável, os seminários "integram-se perfeitamente na missão do Instituto Superior Técnico em contribuir para o desenvolvimento da sociedade, promovendo um Ensino Superior de qualidade e desenvolvendo atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (ID&I), essenciais para o progresso do conhecimento."

A própria Priberam constitui um caso de sucesso de transferência de tecnologia da Universidade para o mercado, uma vez que a empresa é uma spin-off do Técnico (mais em https://tt.tecnico.ulisboa.pt/inovacao-e-empreendedorismo/comunidade-ist-spin-off/).
Os seminários terão lugar no campus do Técnico na Alameda, bem perto da sede da Priberam. O primeiro será realizado no dia 7 de março, às 13h00. O orador convidado é Luís Calado, da Microsoft. A entrada é livre e não carece de pré-registo. No entanto, quem pretender fazer uma apresentação deverá enviar um email para [email protected].

0 Comments: